Giotto

Pintor e arquiteto italiano
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Giotto

Giotto (1266-1337) foi um pintor italiano, considerado o primeiro expoente da Pintura Renascentista. Autor do desenho do "Campanário de Giotto", torre que se ergue na Praça do Dumo junto à Catedral Santa Maria del Fior, de Florença.

Giotto revolucionou a pintura ao criar a noção da tridimensionalidade. Dotou suas figuras de volume e sentimento expressando, por meio da arte, o humanismo que São Francisco imprimiu à religião.

Infância e juventude

Giotto di Bordone nasceu na pequena aldeia de Colle di Vespignano, perto de Florença no ano de 1266. Filho de camponeses cresceu em meio ao pastoreio de ovelhas.

Consta que em 1272 Giotto foi descoberto pelo pintor Cenni di Pepo, conhecido como Cimabue, que viu seus desenhos sobre as pedras lisas do campo e o levou para estudar e trabalhar em seu estúdio em Florença.

Início da carreira

Em 1280, Giotto acompanhou seu mestre em frequentes viagens entre Roma e Assis. Em 1287, com 21 anos, o jovem pintor casou-se com Ricevuta di Lapo del Pele com quem teve oito filhos.

Durante esse período, Giotto aprendeu a dominar os pincéis, as cores e as formas e ao mesmo tempo desenvolveu suas próprias ideias sobre pintura. Giotto achava indispensável representar traços humanos nos santos.

São dessa fase as obras: “O Crucifixo de Santa Maria Novella” (1288-1289), conservado na nave central da Basílica de Santa Maria Novella, em Florença, “A Virgem com o Menino e os Anjos” (1290), conservado no Museu Diocesano da Igreja de San Giorgio ala Costa, Florença, e a Histórias de Isaac (1290), na Igreja de São Francisco de Assis, que compreende dois afrescos e foi pintado com a ajuda de Cimabue:

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Histórias de Isaac (detalhe)

Obras de Giotto

Em 1295, Giotto foi consagrado mestre e filiou-se à Confraria dos Pintores. Em 1296 foi chamado para pintar uma série de afrescos sobre a vida de São Francisco de Assis para decorar a capela superior da Basílica de Assis. O pintor dividiu a parede da igreja em 23 afrescos, e durante quatro anos pintou em cada um deles um episódio da vida do santo.

Entre a série de afrescos pintados na Basílica de Assis estão: O Êxtase de São Francisco, A Regra Franciscana, A Morte de São FranciscoSão Francisco Diante do Papa Horácio III, Sermão aos Pássaros e São Francisco Recebendo os Estigmas.

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São Francisco Diante do Papa Horácio III

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Sermão aos Pássaros
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São Francisco Recebendo os Estigmas

Famoso pelos afrescos de Assis, em 1298, Giotto foi levado para Roma pelo cardeal Jacopo Stefaneschi, cônego de São Pedro, para pintar um mosaico grandioso - “La Navicella” na antiga Basílica de São Pedro. Hoje, fragmentos restaurados da obra se encontram no átrio da Basílica de São Pedro.

Giotto participou também da pintura do mural comemorativo do jubileu de 1300, nas paredes da Igreja de São João de Latrão. Hoje restam fragmentos do mural - Bonifácio VIII Proclamando o Jubileu.

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Bonifácio VIII Proclamando o Jubileu

Em 1304, já em plena maturidade, vai para Pádua para executar a encomenda da decoração da Cappella Degli Scrovegne, conhecida como Capela Arena. Nos trabalhos surge a primeira noção de tridimensionalidade e de ilusão do volume. Os afrescos foram iniciados em 1306 e terminados em 1309.

Atrás do altar, Giotto pintou o Juízo Final, em cuja parte inferior figura Enrico Scrovegni, doando a capela dedicada à virgem. Nas paredes laterais, pintou 38 afrescos com cenas do Evangelho e da vida da Virgem e a série "Vícius e Virtudes". Entre as pinturas destaca-se Lamento Ante Cristo Morto

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Cappella degli Scrovegni
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Juízo Final (Giotto)
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Lamento ante Cristo Morto

Outras cenas tiradas do Evangelho representam: A Apresentação de Jesus no Templo, O Batismo, A Prisão de Jesus e o Beijo de Judas, (a obra mais famosa de Giotto).

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O Beijo de Judas

Em 1311, Giotto retorna para Florença onde desfruta as vantagens da glória e trabalha intensamente. Abre um estúdio e escolhe pintores de renome para seus auxiliares, entre eles o seu neto Stefano, chamado de Giottino. Nessa época, pinta a Madona para a Igreja de Ognissanti.

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Madona

Em 1315 inicia a pintura das capelas Peruzzi e Bardi, na Igreja de Santa Cruz. Em 1329 viaja para Nápoles a serviço de Roberto d’Anjou, onde permanece durante cinco anos. Em 1332 viaja para Bolonha quando pinta um retábulo e decora a Capela do Castelo Galliera. São desse período as obras: A Morte da Virgem, A Última Ceia e Crucificação:

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A Morte da Virgem
Giotto
A Última Ceia
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Crucificação

Amigo de Dante Alighieri, Giotto foi incluído na obra "Divina Comédia, citado no Purgatório como o pintor que superou o grande mestre Cimabue.

Em 1334, Giotto voltou para Florença e foi convidado a projetar, embora não conhecesse arquitetura, desenhou um campanário quadrado, e  como mestre-chefe das obras da construção da Catedral de Santa Maria Del Fiori se dedicou quase que exclusivamente à construção do “Campanário de Giotto”, uma torre recoberta de mármore que se ergue junto à Catedral.

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Campanário de Giotto

Giotto, foi o mestre-chefe das obras do “Campanário de Giotto”, mas não pode vê-lo pronto, faleceu antes do seu término. Giotto faleceu em Florença, Itália, no dia 8 de janeiro de 1337.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
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