Giotto

Pintor e arquiteto italiano

Biografia de Giotto

Giotto (1266-1337) foi um pintor italiano, considerado o primeiro expoente da Pintura Renascentista. Autor do desenho do "Campanário de Giotto", torre que se ergue na Praça do Dumo, junto à Catedral Santa Maria del Fior, de Florença. Realizou obras em Assis, Roma, Pádua, Florença, Nápoles e Bolonha.

Giotto (Ambrogiotto Bordone) nasceu na pequena aldeia de Colle di Vespignano, perto de Florença, no ano de 1266. Filho de camponeses cresceu em meio ao pastoreio de ovelhas. Conta-se que em 1272 ele foi descoberto pelo pintor Cenni di Pepo, conhecido como Cimabue, que viu seus desenhos sobre as pedras lisas do campo e o levou para estudar em seu estúdio em Florença. Dez anos durou o aprendizado de Giotto no estúdio do pintor florentino.

Em 1280, Giotto acompanhou seu mestre em frequentes viagens entre Roma e Assis. Em 1287, com 21 anos, o jovem pintor casa-se com Ricevuta di Lapo del Pele, com quem terá oito filhos. Durante esse período, aprendia a dominar os pincéis, as cores e as formas e ao mesmo tempo desenvolvia suas próprias ideias sobre pintura. Achava indispensável representar traços humanos nos santos. São dessa fase as obras: “O Crucifixo de Santa Maria Novella” (1288-1289), conservado na nave central da Basílica de Santa Maria Novella, em Florença, “A Vírgem com o Menino e os Anjos” (1290), conservado no Museu Diocesano da Igreja de San Giorgio ala Costa, Florença e a “Histórias de Isaac” (1290), na Igreja de São Francisco de Assis, que compreende dois afrescos e foi pintado com a ajuda de Cimabue.

Giotto
Histórias de Isaac (detalhe)

Em 1295, é consagrado mestre e filia-se à Confraria dos Pintores. Em 1296, é chamado para pintar uma série de afrescos para decorar a Basílica de São Francisco de Assis. O pintor dividiu a parede da igreja em 38 quadros, mostrando em cada um deles um episódio da vida do santo. Entre a série de afrescos pintados na Basílica de Assis estão: "O Êxtase de São Francisco", "A Regra Franciscana", "O Presépio em Greccio", “A Morte de São Francisco” e "Sermão aos Pássaros".

Giotto
Sermão aos Pássaros

Famoso pelos afrescos de Assis, em 1298, Giotto foi levado para Roma pelo cardeal Jacopo Stefaneschi, cônego de São Pedro, para pintar um mosaico gradioso - “La Navicella” na antiga Basílica de São Pedro. Hoje, fragmentos restaurados da obra se encontram no átrio da Basílica de São Pedro. Participou também da pintura do mural comemorativo do jubileu de 1300, nas paredes da Igreja de São João de Latrão. Hoje restam fragmentos do mural - "Bonifácio VIII Proclamando o Jubileu".

Giotto
Bonifácio VIII

Em 1301, Giotto abre um estúdio em Florença. Em 1304, vai para Pádua, para executar a encomenda da decoração da Cappella degli Scrovegni também conhecida como Capela Arena. Na parede de entrada, o pintor criou uma grande representação do Juízo Final, em cuja parte inferior figura Enrico Scrovegni, doando a capela dedicada à virgem. Nas paredes laterais, Giotto alinhou 38 cenas de figuras representando as virtudes e os vícios.  

Giotto
Cappella degli Srovegni

Em 1311 retorna para Florença onde trabalha intensamente. Em 1315 inicia a pintura das capelas Peruzzi e Bardi, na Igreja de Santa Cruz. Em 1328, viaja para Nápoles a serviço de Roberto d’Anjou, onde permanece durante cinco anos. Em 1332, viaja para Bolonha, onde pinta um retábulo e decora a Capela do Castelo Galliera. Em 1334, já em Florença é contratado como mestre-chefe das obras da construção da Catedral de Santa Maria del Fiori. Desenha o “Campanário de Giotto”, uma torre recoberta de mármore que se ergue junto à Catedral.

Giotto
Campanário de Giotto

O mestre-chefe das obras desenhou o campanário, mas não pode vê-lo pronto, faleceu antes do seu término. Giotto faleceu em Florença, Itália, no dia 8 de janeiro de 1337.

Veja também as biografias de:
  • Filippo Brunelleschi (1377-1446) foi um arquiteto, escultor e ourives italian...
  • Bernini (1598-1680) foi um escultor, arquiteto, pintor, cenógrafo e urbanista...
  • Leonardo da Vinci (1452-1519) foi um pintor italiano. "Mona Lisa" foi uma das...
  • Rafael Sanzio (1483-1520) foi um pintor italiano, uma das grandes expressões...
  • Caravaggio (1571-1610) foi um pintor italiano, o mais revolucionário artista...
  • Sandro Botticelli (1445-1510) foi um pintor italiano, considerado um dos maio...
  • Ticiano (1489-1576) foi um pintor italiano, considerado um dos principais rep...
  • Giorgio Morandi (1890-1964) foi um dos maiores pintores italianos do século X...
  • Amedeo Modigliani (1884-1920) foi um pintor e escultor italiano, conhecido co...
  • Michelangelo (1475-1564)foi um pintor, escultor e arquiteto italiano. É consi...

Última atualização: 09/04/2018