Giuseppe Garibaldi

Guerrilheiro italiano

Biografia de Giuseppe Garibaldi

Giuseppe Garibaldi (1807-1882) foi um militar e guerrilheiro italiano. Participou do movimento nacionalista "Jovem Itália" que pretendia a unificação de toda a península sob a forma de república. Veio exilado para o Brasil, participou da Guerra dos Farrapos, lutou na guerra entre a Argentina e o Uruguai. De volta para a Itália participa de várias lutas pela independência italiana.

Giuseppe Garibaldi (1807-1882) nasceu em Nice, no sul da França, quando essa cidade ainda era italiana, e pertencia ao reino da Sardenha. Seu pai, capitão da Marinha Mercante foi seu mestre. Aos 18 anos, como aprendiz, embarcou em inúmeras viagens. Em 1832, na Ucrânia encontrou alguns exilados italianos pertencentes ao movimento nacionalista de unificação da Itália, na época dividida em vários Estados absolutistas. O movimento "Jovem Itália", ao qual Garibaldi aderiu imediatamente era dirigido por Giuseppe Mazzini.

Em 1834 lidera uma conspiração em Gênova, com o apoio de Mazzini. Derrotado, é obrigado a exilar-se em Marselha, condenado à morte foge para o exilo no Brasil. Em 1835 desembarca no Rio de Janeiro, onde já se encontravam outros exilados. Em 1836, segue para o Rio Grande do Sul, onde luta ao lado dos farroupilhas na Revolta dos Farrapos e se torna mestre em guerrilha.

Giuseppe Garibaldi, três anos depois, vai para Santa Catarina auxiliar os farroupilhas a conquistar Laguna. Lá conhece Ana Maria Ribeiro da Silva, que também lutava na revolução. Com a derrota dos republicanos, Garibaldi foi para Montevidéu com sua mulher, que ficou conhecida como Anita Garibaldi. Dirigiu as defesas de Montevidéu em 1841, contra as incursões de Oribe, ex-presidente da República, então a serviço de Rosas, o ditador da Argentina.

Voltou para a Itália em 1847 e integrou-se às tropas do papa e do rei Carlos Alberto da Sardenha que pretendia expulsar os austríacos e libertar a Itália dos estrangeiros. Derrotado, voltou para Nice, ao encontro de Anita e de seus três filhos, nascidos na América. Em 1849 Garibaldi e Anita seguem para os combates em Roma, mas são perseguidos e durante longa fuga, próximo de Ravenna, a caminho de Veneza, Anita é acometida pela febre tifoide e não resite.

Triste e derrotado, volta para Nice, onde é exilado pelo governo piemontês. Refugiou-se por cinco anos nos Estados Unidos e depois no Peru, até voltar à Europa em 1854. Desembarcou em Gênova e se estabeleceu em Caprera, pequena ilha ao norte da Sardenha.

Numa nova guerra contra a Áustria em 1859, assumiu o posto de major-general e dirigiu a campanha que terminou com a anexação da Lombardia pelo Piemonte. Comandou célebres camisas vermelhas entre 1860 e 1861, que utilizando táticas de guerrilha aprendidas na América do Sul, conquistou a Sicília e depois o reino de Nápoles, até então sob o domínio dos Bourbons.

Conquistou ainda a Umbria, Marcas e o reino sulista das Duas Sicílias, porém renunciou aos territórios conquistados, cedendo-os ao rei de Piemonte, Vítor Emanuel II. Liderou uma nova expedição contra as forças austríacas em 1862 e depois dirigiu suas tropas contra os Estados Pontifícios, convencido de que Roma deveria ser a capital do recém-criado estado italiano. Na batalha de Aspromonte foi ferido e aprisionado, mas logo libertado.

Participou depois da expedição para a anexação de Veneza. Em sua última campanha, lutou ao lado dos franceses em 1870 e 1871, na guerra franco-prussiana. Participou da batalha de Nuits-Saint-Georges e da libertação de Dijon.

Por seus méritos militares foi eleito membro da Assembléia Nacional da França em Bordéus, mas voltou para a Itália elegeu-se deputado no Parlamento italiano em 1874 e recebe uma pensão vitalícia pelos serviços prestados à nação. Volta para Caprera, onde morre no dia 2 de junho de 1882.

Veja também as biografias de:
  • Che Guevara (1928-1967) foi um revolucionário e guerrilheiro argentino, um do...
  • Carlos Lamarca (1937-1971) foi um guerrilheiro e militar brasileiro...
  • Leonardo da Vinci (1452-1519) foi um pintor italiano. "Mona Lisa" foi uma das...
  • Galileu Galilei (1564-1642) foi um matemático, físico, astrônomo e filósofo i...
  • Benito Mussolini (1883-1945) foi um político italiano. Foi líder do Partido F...
  • Rafael Sanzio (1483-1520) foi um pintor italiano, uma das grandes expressões...
  • Américo Vespúcio (1451-1512) foi um navegador italiano. Em sua homenagem, as...
  • São Francisco de Assis (1182-1226) foi um religioso italiano. Fundou a Ordem...
  • Leonardo Fibonacci (1170 — 1250) foi um matemático italiano, responsável pela...
  • Caravaggio (1571-1610) foi um pintor italiano, o mais revolucionário artista...

Última atualização: 17/04/2012