Capiba

Músico brasileiro

Biografia de Capiba

Capiba (1904-1997) foi um músico brasileiro. Autor de "Maria Betânia", lançada por Nelson Gonçalves. Escreveu mais de duzentas canções, das quais mais de cem frevos. Criador de sambas, maracatus, valsas, canções e até músicas eruditas.

Lourenço da Fonseca Barbosa, conhecido como Capiba, nasceu em Surubim, Pernambuco, no dia 28 de outubro de 1904. Filho de Severino Atanásio de Souza Barbosa e de Maria Digna,

Infância e juventude

Seu Severino, pai de Capiba, que era mestre de banda, orquestrador, arranjador, professor de música, tenor de igrejas, clarinetista e violonista, ensinou música a todos os treze filhos.

Em 1907, a família mudou-se para o Recife e, no ano seguinte foram para Floresta dos Leões, hoje Carpina, onde permaneceram até 1913, quando foram para Batalhões, hoje Taperoá.

Depois de dois anos, seguiram para a cidade de Campina Grande na Paraíba, onde o professor iria dirigir a Charanga de Afonso Campos, chefe político de oposição da cidade.

Com oito anos de idade, Capiba já tocava trompa e mesmo antes de aprende a ler, já entendia uma partitura. Com dez anos tocava vários instrumentos de sopro e já começava a compor.

Com o casamento de sua irmã abriu uma vaga de pianista no Cine Fox. Capiba não sabia tocar piano, mas em onze dias aprendeu sete valsas e ganhou o emprego.

Com 20 anos, Capiba foi mandado para João Pessoa, estudar no Liceu. Nessa época, morreu o pianista do Cinema Rio Branco e Capiba assumiu essa função.

Em pouco tempo, Capica fundou uma orquestra de bailes para tocar no Clube Astréia. Logo depois fundava a Jazz Independência, que durou até 1930, época que saiu da Paraíba.

Depois de passar em um concurso do Banco do Brasil foi nomeado para o Recife, para onde foi morar. A música, contudo, continuou fazendo parte do seu dia a dia.

Carreira Musical

Quando morava em Campina Grande, por volta de 1924, Capiba editou sua primeira música, a valsa instrumental “Meu Destino”. Tinha tirado o primeiro lugar em um concurso, com o tango “Flor as Ingratas”.

Em 1930, ganhou o quarto lugar em um concurso patrocinado pela Odeon, com o samba “Não Quero Mais”. O primeiro lugar foi conquistado por Ary Barroso.

Quando chegou ao Recife, musicou “A Valsa Verde”, com letra de Ferreira dos Santos, composta para a festa dos doutorandos de 1933. O sucesso foi grande que Capiba era solicitado para tocar em todas as festas.

Para atender a tantos pedidos, em 1931, Capiba fundou a Jazz Banda Acadêmica, onde todos os músicos eram acadêmicos de Direito e tocavam em benefício da Casa do Estudante pobre.

Decidido a estudar Direito, para ter o direito de dirigir os acadêmicos, Capiba ingressou na Faculdade de Direito e se formou em 1938.

Capiba musicou as peças teatrais, entre elas, “Macambira”, de Joaquim Cardoso, “A Pena e a Lei” de Ariano Suassuna. Musicou poemas de Manuel Bandeira, Jorge de Lima, João Cabral de Melo Neto, Castro Alves e outros.

Maria Betânia

Em 1944, Capiba escreveu uma das mais importantes músicas do seu repertório, “Maria Betânia”, para a peça Senhora de Engenho do escritor e historiador pernambucano Mario Sette:

Maria Betânia

Maria Betânia
tu és para mim
a senhora do engenho.
Em sonho te vejo
Maria Betânia
es tudo que eu tenho...

Outras Músicas de Capiba

Quem Vai Pra Farol é o Bonde de Olinda
Verde Mar de Navegar
Madeira Que Cupim Não Roi
De Chapéu de Sol Eu Vou
É de Amargar
É Hora de Frevo
Madeira Que Cupim Não Rói
Linda Flor da Madrugada
Manda Embora Essa Tristeza
Nem Que Chova Canivete

Capiba faleceu no Recife, Pernambuco, no dia 31 de dezembro de 1997.

Veja também as biografias de:
  • Luiz Gonzaga (1912-1989) foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compo...
  • Caetano Veloso (1942) é um músico brasileiro, um dos criadores do movimento t...
  • Renato Russo (1960-1996) foi um músico brasileiro, cantor e compositor da ban...
  • Raul Seixas (1045-1989) foi um músico, compositor e cantor brasileiro, consid...
  • Gilberto Gil (1942) é um músico brasileiro, um dos criadores do Movimento Tro...
  • Toquinho (1946) é um cantor, compositor e violonista brasileiro. É conhecido...
  • Pixinguinha (1897-1973) foi músico brasileiro, autor da música "Carinhoso". É...
  • Dominguinhos (1941-2013) foi músico brasileiro. Cantor, sanfoneiro e composit...
  • Tim Maia (1942-1998) foi um cantor e compositor brasileiro que fez sucesso co...
  • João Gilberto (1931-2019) foi um cantor, compositor e violonista brasileiro,...

Última atualização: 13/09/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.