Cacilda Becker

Atriz brasileira

Biografia de Cacilda Becker

Cacilda Becker (1921-1969) foi atriz brasileira. Considerada uma das personalidades mais importantes da classe teatral brasileira e líder da categoria na primeira fase do Regime Militar de 1964.

Cacilda Becker Yáconis nasce em Pirassununga, São Paulo, no dia 6 de abril de 1921. Filha de Edmondo Yáconis e Alzira Becker, imigrantes italianos, quando tinha seis anos de idade, seus pais se separaram e Cacilda e suas irmãs foram criadas apenas pela mãe, na cidade de Santos.

Mesmo com os poucos recursos financeiro da família, Cacilda estudou ballet e concluiu o curso de professora primária. Trabalhou como escriturária em uma firma de seguros.

Careira de atriz

Em 1940, Cacilda mudou-se para o Rio de Janeiro com o objetivo de iniciar a carreira de atriz e ingressou no Teatro do Estudante do Brasil. Atuou na peça “Hamlet”, dirigida por Paschoal Carlos Magno.

Em 1943, Cacilda Becker voltou para São Paulo, onde trabalhou no rádio teatro. Fez parte do Grupo Universitário de Teatro (GUT) fundado por Décio de Almeida Prado.

Nesse período, atuou nas peças “Auto da Barca do Inferno” (1943), de Gil Vicente, “Irmãos das Almas”, de Martins Pena, e “Pequeno Serviço em Casa de Casal”, de Mário Neme.

De volta ao Rio de Janeiro trabalhou com o grupo “Os Comediantes”, que promoveu uma revolução no teatro brasileiro. Atuou na peça de Nelson Rodrigues “Vestido de Noiva” (1946), dirigida por Zienbisnky.

Em 1948, Cacilda passou a lecionar interpretação na Escola de Arte Dramática de São Paulo e entrou no Teatro Brasileiro de Comédias (TBC), onde foi contratada para atuar na peça "Mulher do Próximo", de Abílio Pereira de Almeida.

Em pouco tempo, Cacilda se tornou a primeira atriz da companhia. Atuou em quase todas as montagens dessa época, entre elas: “Dama das Camélias” (1951), de Alexandre Dumas, "Antígone" (1952), de Sófocles e “Gata em Teto de Zinco Quente” (1956) de Tennessee Williams.

Teatro Cacilda Becker

Em 1957, Cacilda fundou sua própria companhia, o “Grupo de Teatro Cacilda Becker” (TCB), ao lado dos atores Walmor Chagas, seu marido, de Ziembinski e de sua irmã Cleyde Yáconis.

A primeira montagem do grupo foi "Longa Jornada Noite Adentro" (1958) de Eugene O'Neill.

Em 1960, o TBC se fixou em São Paulo. Em 1962, ao lado do ator Sérgio Cardoso, Cacilda conquistou o público com a peça “A Terceira Pessoa do Singular”, de Andrew Rosenthal.

Em 1965 o grupo fez muito sucesso com a peça “Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?” de Edward Albee. Em 1969 atuou na peça “Maria Stuart”, ao lado de Walmor Chagas:

cacilda becker - m.stuart

No cinema, Cacilda atuou em "A Luz dos Meus Olhos", em 1947, “Caiçara” (1950) e "Floradas na Serra", em 1954.

Em 1968, Cacilda Becker presidiu a Comissão Estadual de Teatro, em São Paulo.

Morte

Em 6 de maio de 1969, durante a apresentação de "Esperando Godot", de Samuel Beckett, onde contracenava com seu ex-marido Walmor Chagas, sofreu um derrame cerebral.

Cacilda foi levada para o hospital onde permaneceu em coma, durante 38 dias.

Cacilda Becker faleceu em São Paulo, no dia 14 de junho de 1969.

Última atualização: 10/02/2020

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Leila Diniz (1945-1972) foi uma atriz brasileira. Estrela do cinema, artista...
  • Regina Duarte (1947) é atriz brasileira, considerada uma das mais bem sucedid...
  • Ísis Valverde (1987) é uma atriz brasileira, atuante em várias novelas, entre...
  • Juliana Paes (1979) é uma atriz e modelo brasileira. É considerada um símbolo...
  • Isabelle Drummond (1994) é uma atriz brasileira. Interpretou a Emília no seri...
  • Susana Vieira (1939) é uma atriz brasileira conhecida por papéis de destaque...
  • Sophia Abrahão (1991) é uma atriz e cantora brasileira, cujo maior destaque f...
  • Adriana Esteves (1969) é uma atriz brasileira, conhecida por sua atuação em d...
  • Regina Casé (1954) é atriz, comediante e apresentadora brasileira. Recebeu o...
  • Leandra Leal (1982) é atriz brasileira, reconhecida pelo seu trabalho em vári...