Cacilda Becker
Biografia de Cacilda Becker
Cacilda Becker (1921-1969) foi uma atriz brasileira, considerada uma das personalidades mais importantes da classe teatral brasileira e líder da categoria na primeira fase do Regime Militar de 1964.
Cacilda Becker Yáconis nasce em Pirassununga, São Paulo, no dia 6 de abril de 1921. Filha de Edmondo Yáconis e Alzira Becker, imigrantes italianos, quando tinha seis anos de idade, seus pais se separaram e Cacilda e suas irmãs foram criadas apenas pela mãe, na cidade de Santos.
Mesmo com os poucos recursos financeiro da família, Cacilda estudou ballet e concluiu o curso de professora primária. Trabalhou como escriturária em uma firma de seguros.
Careira de atriz
Em 1940, Cacilda mudou-se para o Rio de Janeiro com o objetivo de iniciar a carreira de atriz e ingressou no Teatro do Estudante do Brasil. Atuou na peça Hamlet, dirigida por Paschoal Carlos Magno.
Em 1943, Cacilda Becker voltou para São Paulo, onde trabalhou no rádio teatro. Fez parte do Grupo Universitário de Teatro (GUT) fundado por Décio de Almeida Prado.
Nesse período, atuou nas peças Auto da Barca do Inferno (1943), de Gil Vicente, Irmãos das Almas, de Martins Pena, e Pequeno Serviço em Casa de Casal, de Mário Neme.
De volta ao Rio de Janeiro, trabalhou com o grupo Os Comediantes, que promoveu uma revolução no teatro brasileiro. Atuou na peça de Nelson Rodrigues Vestido de Noiva (1946), dirigida por Zienbisnky.
Em 1948, Cacilda passou a lecionar interpretação na Escola de Arte Dramática de São Paulo e entrou no Teatro Brasileiro de Comédias (TBC), quando foi contratada para atuar na peça "Mulher do Próximo", de Abílio Pereira de Almeida.
Em pouco tempo, Cacilda se tornou a primeira atriz da companhia. Atuou em quase todas as montagens dessa época, entre elas: Dama das Camélias (1951), de Alexandre Dumas, "Antígona" (1952), de Sófocles e Gata em Teto de Zinco Quente (1956) de Tennessee Williams.
Teatro Cacilda Becker
Em 1957, Cacilda fundou sua própria companhia, o Grupo de Teatro Cacilda Becker (TCB), ao lado dos atores Walmor Chagas, seu marido, de Ziembinski e de sua irmã Cleyde Yáconis.
A primeira montagem do grupo foi "Longa Jornada Noite Adentro" (1958) de Eugene O'Neill.
Em 1960, o TBC se fixou em São Paulo. Em 1962, ao lado do ator Sérgio Cardoso, Cacilda conquistou o público com a peça A Terceira Pessoa do Singular, de Andrew Rosenthal.
Em 1965 o grupo fez muito sucesso com a peça Quem Tem Medo de Virgínia Woolf? de Edward Albee. Em 1969 atuou na peça Maria Stuart, ao lado de Walmor Chagas:
No cinema, Cacilda atuou em "A Luz dos Meus Olhos", em 1947, Caiçara (1950) e "Floradas na Serra", em 1954.
Em 1968, Cacilda Becker presidiu a Comissão Estadual de Teatro, em São Paulo.
Morte
Em 6 de maio de 1969, durante a apresentação de "Esperando Godot", de Samuel Beckett, quando contracenava com seu ex-marido Walmor Chagas, sofreu um derrame cerebral.
Cacilda foi levada para o hospital onde permaneceu em coma, durante 38 dias.
Cacilda Becker faleceu em São Paulo, no dia 14 de junho de 1969.
- Lolita Rodrigues (1929-2023) foi um dos grandes nomes da cultura brasileira...
- Claudia Jimenez foi uma atriz brasileira conhecida por suas interpretações hu...
- Leila Diniz (1945-1972) foi uma atriz brasileira. Estrela do cinema, artista...
- Fernanda Montenegro é uma notável atriz brasileira, a única a concorrer ao co...
- Regina Duarte (1947) é uma atriz brasileira, considerada uma das mais bem suc...
- Isis Valverde (1987) é uma atriz brasileira, conhecida por sua atuação em vár...
- Regina Casé (1954) é atriz, comediante e apresentadora brasileira. Recebeu o...
- Susana Vieira (1939) é uma atriz brasileira conhecida por papéis de destaque...
- Marília Pêra (1943-2015) foi uma atriz, cantora, produtora e diretora de teat...
- Bibi Ferreira (1922-2019) foi uma atriz, diretora e cantora brasileira, estre...