Barbara Heliodora

Critica de teatro brasileira

Biografia de Barbara Heliodora

Barbara Heliodora (1923-2015) foi crítica de teatro, professora e a maior especialista do Brasil em Shakespeare, de quem traduziu diversas peças e sobre quem publicou vários livros.

Barbara Heliodora, nome adotado por Heliodora Carneiro de Mendonça, (1923-2015) nasceu no Rio de Janeiro, no dia 29 de agosto de 1923. Filha de uma poetisa e de um historiador iniciou sua longa relação com o trabalho de Shakespeare aos 12 anos, por influência da mãe, que a presenteou com as obras completas do autor, em inglês. Fez o Bacharelado em Língua e Literatura Inglesa no Connecticut College, nos Estados Unidos, e o Doutorado em Artes na Universidade de São Paulo.

Embora nunca tenha desejado atuar, subiu ao palco algumas vezes. A primeira delas em 1948, no papel de Rainha Gertrudes, em Hamlet. Em 1957 começou a escrever críticas, na Tribuna da Imprensa, de Carlos Lacerda. Em 1958 passou a colaborar com o Jornal do Brasil. A convite de Castelo Branco, dirigiu o Serviço Nacional de Teatro, de 1964 a 1967. Rigorosa, dizia que “a crítica condescendente é um engano”. Se o espetáculo lhe desagradasse, não disfarçava suas impressões. Temida por diretores e atores, chegou a ser barrada na porta de teatros.

Depois passou a se dedicar ao ensino, Foi professora titular de História do Teatro na Escola de Letras e Artes da Universidade do Rio de Janeiro. Em 1986, retornou à crítica de teatro, na revista Visão. Em 1990, assumiu a função no jornal O Globo, onde permaneceu até o início de 2014, quando se aposentou.

Barbara Heliodora foi também fundadora e duas vezes presidente do Círculo Independente de Críticos Teatrais (RJ-SP), foi membro permanente do júri do Prêmio Molière, membro do júri do Prêmio MAMBEMBE, foi integrante da equipe de jurados para as bolsas do Rio Arte na área de teatro e membro do júri de inúmeras outras premiações.

Como tradutora, além das obras de Shakespeare, traduziu cerca de 40 livros de vários gêneros de autores da língua inglesa, e um mesmo número de peças de teatro de diversos autores. Entre suas obras destacam-se: “A Expressão Dramática do Homem Político em Shakespeare”, “Falando de Shakespeare” e “Martins Pena, Uma Introdução”.

Barbara Heliodora participou também de publicações coletivas, com capítulos e artigos nos livros: “A História da Cultura no Brasil” (MEC), “A Era do Barroco” (MNBA), “Theatre Companies of the World” (Kullman & Young), “Escenários de Dos Mundos” (Centro de Documentación Teatral, Espanha). Escrevia também para publicações internacionais, entre elas, nos cadernos “Shakespeare Survey”, publicados pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, o “Shakespeare Quarterly” e o “Shakspeare Bulletin”.

Por seu relevante trabalho, Barbara Heliodora recebeu diversas premiações, entre eles, “Oficial da Ordre des Arts et des Lettres”, da França, “Medalha Connecticut College”, dos Estados Unidos, “Medalha João Ribeiro”, da ABL, pelos serviços prestados à cultura brasileira.

Barbara Heliodora faleceu no Rio de Janeiro, no dia 10 de abril de 2015.

Veja também as biografias de:
  • Sábato Magaldi (1927-2016) foi um crítico de teatro, professor, ensaísta e hi...
  • Carolina Maria de Jesus (1914-1977) foi um a escritora brasileira, considerad...
  • Cecília Meireles (1901-1964) foi poetisa, professora, jornalista e pintora br...
  • Tarsila do Amaral (1886-1973) foi pintora e desenhista brasileira. O quadro "...
  • Ruth Rocha (1931) é uma importante escritora brasileira de literatura infanto...
  • Princesa Isabel (1846-1921) foi regente do Império no Brasil. Filha de D. Ped...
  • Cora Coralina (1889-1985) foi uma poetisa e contista brasileira. Publicou seu...
  • Ana Néri (1814-1880) foi a pioneira da enfermagem no Brasil. Prestou serviços...
  • Lygia Fagundes Telles (1923) é uma escritora brasileira. Romancista e contist...
  • Rachel de Queiroz (1910-2003) foi uma escritora brasileira. A primeira mulher...

Última atualização: 05/01/2016

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.