Caetano Pinto de Miranda Montenegro

Político e Magistrado português

Biografia de Caetano Pinto de Miranda Montenegro

Caetano Pinto de Miranda Montenegro (1748-1827) foi governador de Mato Grosso e Capitão General do Brasil. Foi nomeado governador de Pernambuco. Foi Ministro da Fazenda e depois da Justiça. Foi Senador do Império. Recebeu os títulos de Visconde e depois Marquês da Vila Real da Praia Grande. Foi Comendador da Ordem Militar de Cristo.

Caetano Pinto de Miranda Montenegro (1748-1827) nasceu em Lamego, Portugal, no dia 16 de setembro de 1748. Filho de Bernardo José Pinto de Menezes de Sousa Melo e Almeida Correia de Miranda Montenegro, fidalgo escudeiro da Casa Real de Portugal e de Antônia Matilde Leite Pereira de Bulhões. Estudou na Universidade de Direito de Coimbra. Exerceu o cargo de ouvidor. Permaneceu em Portugal por mais de 40 anos.

Veio para o Brasil em 1790, como intendente do ouro no Rio de Janeiro, onde permaneceu durante dois anos. Foi transferido para Mato Grosso onde governou de 1796 1803. Em 1804 foi transferido para Pernambuco, onde foi nomeado Governador e Capitão General. Durante seu governo o Brasil passou por várias transformações, começando com a transferência da Corte para o Rio de Janeiro, depois com a abertura dos portos às nações amigas, as guerras travadas na conquista da Guiana Francesa e as guerras Cisplatinas.

Durante sua administração em Pernambuco o processo revolucionário atingiu sua fase mais explosiva. A ideia de emancipação espalhava-se pelas sociedades secretas, quartéis e no clero. No dia 6 de março de 1817 mandou prender as lideranças pernambucanas, mas não estava preparado para a resistência e logo retirou-se para a corte, onde foi preso na ilha das Cobras, respondendo processo por não haver defendido o seu posto. Absolvido, foi nomeado juiz da Alfândega do Rio de janeiro.

Em 1822, participou do ministério do príncipe regente, ocupando inicialmente o ministério da Fazenda e em seguida o da Justiça, nos anos de 1822 e 1823. Foi Fidalgo Escudeiro da Casa Real de Portugal e Comendador da Ordem Militar de Cristo. Em 1825 recebeu os títulos de Visconde e depois Marquês da Vila Real da Praia Grande. Foi senador do império de 1826 a 1827.

Caetano Pinto de Miranda Montenegro faleceu no Rio de janeiro, no dia 11 de janeiro de 1827.

Veja também as biografias de:

Última atualização: 23/10/2012