Guilherme Marconi
Biografia de Guilherme Marconi
Guilherme Marconi (1874-1937) foi cientista italiano. Inventou o telégrafo sem fio. Recebeu o Prêmio Nobel de Física. Foi membro do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália e Doutor Honoris Causa de quinze universidades pelo mundo.
Guilherme Marconi nasceu em Bolonha, Itália, no dia 25 de abril de 1874. Ainda nos tempos da escola, fizera no sótão da Vila Marconi um laboratório onde experimentava o funcionamento de acumuladores, campainhas etc. Sua paixão pela eletricidade o fazia ler e reler as obras de Hertz sobre ondas magnéticas.
O telégrafo sem fio
As primeiras mensagens telegráficas, transmitidas do jardim para o sótão, e vice versa, através de ondas eletromagnéticas, chegavam bem ao receptor. Essa conquista animou Marconi a ultrapassar os portões da vila. Enviou impulsos a centenas de metros, pelo sistema antena-terra.
Marconi levou seu invento ao governo italiano mas, esse não lhe deu importância. Tentou então na Inglaterra, onde o British Post Office o acolheu com entusiasmo.
Depois de ter patenteado suas invenções, encantou os ingleses com a transmissão de mensagens a mais de 15 km de distância, através do canal de Bristol. Além da antena usou balões e pipas adaptadas.
O governo italiano reconhecendo seu valor, resolveu convidá-lo para instalar uma estação transmissora no arsenal de La Spezia. Em Londres já se organizava a Marconi's Wireless Telegraph Company Limited, para explorar as patentes de Marconi.
A primeira grande ação do telégrafo sem fio foi o salvamento da tripulação do navio East Goodwin. Atingido por outro navio em março de 1899, o East Goodwin comunicou o acidente ao farol de South Foreland, na costa inglesa, equipado para receber a mensagem. O socorro chegou a tempo, e os que duvidavam de seu invento ficaram sem argumento.
Em 1903 já havia uma transmissão de noticiário entre os Estados Unidos e a Inglaterra para o jornal Time de Londres. Esse ano foi registrada a famosa patente 7.777, sobre seu aperfeiçoamento na sintonização de aparelhos transmissores e receptores.
Tudo que se registrava nos aparelhos eram ponto, traço, ponto, traço, sinais de Morse. O inventor não parou suas pesquisas, enquanto John Fleming inventava a válvula eletrônica, essa era a peça que faltava para Marconi transformar a radiotelegrafia em radiotelefonia.
Podia agora variar as frequências das ondas eletromagnéticas de modo a fazê-las entrar em correspondência com as variações das radiofrequências, ganhando o perfil de ondas sonora.
Em 1919, a bordo do Elettra, ancorado em Gênova, transmitiu um discurso a eletrotécnicos australianos reunidos em um congresso em Sydney, Austrália.
No fim, com aparelhos especiais, acendeu três mil lâmpadas da prefeitura de Sydney, a 17.000 km de distância. O navio ficou conhecido como o "navio dos milagres" e, a partir de 1920, as transmissões viraram rotina.
Prêmio Nobel de Física
Em 1909, Marconi recebeu o Prêmio Nobel de Física e foi nomeado senador pelo rei italiano. Foi nomeado Membro do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália e Doutor Honoris Causa de quinze universidades pelo mundo.
Guilherme Marcomi faleceu em Roma, Itália, no dia 20 de junho de 1937.
- Irène Joliot-Curie foi uma cientista francesa responsável pela descoberta da...
- Isaac Newton (1643-1727) foi um cientista inglês. Descobriu a Lei da Gravitaç...
- Marie Curie (1867-1934) foi uma cientista polonesa. Descobriu e isolou os el...
- Louis Pasteur (1822-1895) foi um cientista, químico e bacteriologista francês...
- Antoine Lavoisier (1743-1794) foi um cientista francês. Autor da frase "Na na...
- John Dalton (1766-1844) foi um químico, meteorologista e físico inglês, um do...
- Robert Hooke (1635-1703) foi um pesquisador e inventor inglês de fundamental...
- Benjamin Franklin (1706-1790) foi diplomata, escritor, jornalista, filósofo e...
- Leonhard Euler (1707-1783) foi um importante matemático e cientista suíço, fo...
- Alexander Graham Bell (1847-1922) foi um cientista escocês, inventor do telef...