Robert Hooke
Biografia de Robert Hooke
Robert Hooke (1635-1703) foi um pesquisador e inventor inglês de fundamental relevância para grandes descobertas da ciência. Foi um dos mais versáteis e inventivos em uma geração de cientista brilhantes.
O cientista foi importante no âmbito da física, da biologia, da química, da geologia, da meteorologia e da astronomia. Tão importante que o seu nome chegou a batizar uma lei (Lei de Hooke).
Robert Hooke nasceu em Freshwater, na ilha de Wight, situada no sul da Inglaterra, no dia 18 de julho de 1635. Filho mais novo de quatro irmãos, ficou órfão com apenas 13 anos de idade.
Hooke foi uma criança pouco saudável, mas desde cedo mostrou suas habilidades, especialmente a manual, o que lhe deu certeza de que era capaz de aprender o que os outros faziam somente observando.
Formação
Quando tinha 18 anos, Robert entrou para a Universidade de Oxford, em Londres. Em 1658 virou assistente do professor Robert Boyle nos estudos sobre gases e, por volta de 1660, enunciou a lei da elasticidade.
Em 1662 foi criada a Royal Society de Londres, com o objetivo de ter um local para se discutir ideias e apresentar para a sociedade os trabalhos científicos. Em 1663, Hooke foi eleito membro da Royal Society.
Entre os fundadores estava o arquiteto Christopher Wren um dos que defenderam que Hooke fosse elito curador de experimentos da sociedade no ano da sua fundação sem pagamentos, pois não havia recursos disponíveis.
Aos 27 anos, Hooke tinha a dura missão de entreter seus colegas da Society com experimentos capazes de mostrar os usos da ciência para os não cientistas. Uma tentativa de atrair aristocratas de dinheiro para a Society.
Apenas dois anos depois, Hooke começou a ser pago pelo trabalho, se tornando um dos primeiros cientistas assalariados do mundo. Em 1677 virou secretário da Royal Sciety, cargo que ocupou até 1682.
As invenções de Robert Hooke
O cientista construiu uma bomba de ar moderna, que ajudou a formular a Lei de Boyle. Fez testes consigo próprio, causando algumas lesões temporárias no nariz e nos ouvidos depois de se submeter a ar rarefeito.
Hooke dedicou-se à observação dos astros. Utilizando um telescópio refletor, chegou a descobrir estrelas e a deduzir a rotação do planeta Júpiter em torno do seu eixo.
Hooke foi também responsável por inventar um relógio controlado por uma mola espiral, criação feita também pelo holandês Christiaan Huygens, a quem Hooke acusou de plágio intelectual. Seja como for, a invenção foi o pontapé inicial para a invenção do cronômetro.
O inventor criou também a primeira junta universal, que foi utilizada numa série de veículos.
Hooke enunciou uma lei sobre a força da gravidade que, aperfeiçoada poucos anos depois por Isaac Newton, tornou-se um dos conhecimentos elementares da física. Também fez estudos sobre termodinâmica e óptica.
Embora não tenha propriamente criado, foi o responsável por aperfeiçoar os seguintes aparelhos: higrômetros, anemômetros, barômetros e medidores de chuva. As suas contribuições foram essenciais para o desenvolvimento da meteorologia.
O uso do microscópio e a visão da célula
Robert Hooke popularizou o uso do microscópio e foi apontado por alguns como o primeiro cientista capaz de observar uma célula vegetal.
Na sua obra Micrographia, o microscópio foi peça chave, quando divulgou cerca de 60 imagens só observáveis em microscópio composto. O pesquisador era um entusiasta do uso dos instrumentos para tentar compreender o mundo, na obra de Hooke lê-se:
O cuidado seguinte a ser tomado, com relação aos sentidos, é suprir suas debilidades com instrumentos e, assim fazendo, adicionar órgãos artificiais aos naturais
A lei de Hooke
Formulada em 1678, a lei de Hooke, diz que a força gerada por uma mola é proporcional ao valor da sua compressão (ou distensão), tendo em conta a posição de equilíbrio. O que quer dizer que as deformações elásticas tendem a voltar para o ponto de equilíbrio.
A reconstrução de Londres
Em setembro de 1666 um incêndio levou a ruína uma boa parte de Londres. Na semana a seguir, Hooke já havia criado um plano de reconstrução da cidade, que levou a frente ao lado dos arquitetos.
As inimizades que cultivou
Autor da obra Micrographia (1665), Hooke entrou em confronto direto com a obra Sidereus Nuncius (1610), de Galileu.
Polêmico, o cientista colecionou uma série de inimigos entre eles Henry Oldenburg e Isaac Newton.
Existem boatos de que discípulos de Newton, após a morte de Hooke, destruíram o único retrato que havia do intelectual, situado na Royal Society.
Robert Hooke faleceu em Londres, no dia 3 de março de 1703.
Curiosidades:
- Após sua morte, os testamenteiros encontraram um baú e, dentro dele, uma surpresa: 8,3 mil libras, uma fortuna na época. A fama de pão duro se espalhou entre seus inimigos.
- Em seu diário, escrito entre 1672 e 1683, Hooke mostrou o estado de penúria da medicina do século 17.
- Hooke testou uma série de dietas, bebidas, purgantes e laxantes e somente ficava satisfeito quando o remédio o leva a vomitar ou ficar com diarreia.
- Em 1663, o cientista testou a qualidade do ar colocando uma vela acesa e um frango vivo em um barril isolado do ambiente para descobrir qual dos dois se extinguiria primeiro, para sorte do frango, a vela apagou antes.
- Hooke morreu solteiro, quase cego e amargurado pela falta de reconhecimento de sua genialidade.
- Isaac Newton (1643-1727) foi um físico, astrônomo e matemático inglês. Seus t...
- John Dalton (1766-1844) foi um químico, meteorologista e físico inglês, um do...
- Irène Joliot-Curie foi uma cientista francesa responsável pela descoberta da...
- Marie Curie (1867-1934) foi uma cientista polonesa. Descobriu e isolou os el...
- Louis Pasteur (1822-1895) foi um cientista, químico e bacteriologista francês...
- Antoine Lavoisier (1743-1794) foi um cientista francês. Autor da frase "Na na...
- Guilherme Marconi (1874-1937) foi cientista italiano. Inventou o telégrafo se...
- Benjamin Franklin (1706-1790) foi diplomata, escritor, jornalista, filósofo e...
- Leonhard Euler (1707-1783) foi um importante matemático e cientista suíço, fo...
- Alexander Graham Bell (1847-1922) foi um cientista escocês, inventor do telef...