Robert Boyle

Físico e químico irlandês
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Robert Boyle

Robert Boyle (1627-1691) foi um físico e químico irlandês, considerado um dos fundadores da Química. Celebrizou-se como autor da “Lei de Boyle”, fórmula matemática que exprime como os gases se comportam sob pressão.

Coube a Boyle imprimir à física e à química modernas uma orientação metodológica baseada na precisão das medidas e na racionalidade das deduções experimentais.

Robert Boyle nasceu em Lismore, Irlanda, no dia 25 de janeiro de 1627. Era o décimo quarto filho do riquíssimo Conde de Cork. Aos oito anos entrou para o Eton College, a maior e mais famosa das escolas preparatórias da Inglaterra.

Dedicou-se ao estudo do latim, grego, hebraico e siríaco, o que lhe permitiu, mais tarde, fazer extensos estudos da Bíblia nas línguas originais, além de se aprofundar na pesquisa científica.

Com apenas 11 anos, sob a influência do tutor francês, começou a leitura do Amadis de Gaula e de outros romances de cavalaria.

Em 1641 iniciou uma viagem pela Europa, um toque final para um aristocrata inglês. Com 14 anos visitou a Itália, tendo residido alguns meses em Florença, onde estudou a obra de Galileu Galilei, decidindo a se dedicar à Ciência.

Formação

De volta à Inglaterra, em 1644, entregou-se inteiramente à ciência. Foi convidado para membro do Invisible College – instituição criada, em Oxford, por jovens cientistas ingleses que combatiam os métodos da filosofia de Aristóteles e preconizavam uma nova filosofia natural.

Aqueles alunos do Invisible College se dedicavam à Ciência Experimental e afirmavam que: "Só pela experiência e pela experimentação se poderia chegar à verdade".

Em 1663, o rei Carlos II transformou o Invisible College na Royal Society, em Londres, e Boyle foi nomeado membro de seu conselho. Em 1668 fixou residência em Londres, onde permaneceu até o fim da vida.

Descobertas

Robert Boyle, cientista experimental, celebrizou-se como autor da “Lei de Boyle”, fórmula matemática que exprime como os gases se comportam sob pressão. Resumia seu feito na seguinte frase:

“O volume de um gás é inversamente proporcional à pressão”.

A Lei de Boyle é também chamada Lei das relações entre pressão e volume dos gases a temperatura constante, e pode ser assim enunciada: “À mesma temperatura, o produto da pressão “p” pelo volume “v” de um gás ideal é sempre constante”.

A Lei de Boyle, só mais tarde foi expressa por fórmula matemática e complementada por outros cientistas, especialmente pelo abade francês Edme Marriotte, que deu maior precisão a essa lei complementando: “desde que a temperatura se mantenha constante”.

Muitas das experiências e descobertas de Boyle acham-se descritas em cartas remetidas ao seu sobrinho, que se tornou duque de Cork. Essas cartas reúnem mais de cem páginas.

Como outros grandes cientistas, Boyle interessava-se por muitos ramos da ciência. Investigou a velocidade do som, a estrutura dos cristais, as razões da cor e a eletricidade estática. Outra de suas descobertas importantes foi a de que a água se expande ao congelar-se.

Robert Boyle esteve a um passo de descobrir o oxigênio. Criara a bomba de vácuo, manual, e a usara para mostrar que um animal não pode viver em espaço privado de ar.

Mostrou que o enxofre não queima se aquecido no vácuo. Deu uma definição muito próxima da teoria atual. Definiu o elemento como substância “incapaz de decomposição por qualquer meio conhecido”.

O Químico Cético

Robert Boyle nasceu numa época de superstições, de crenças e feitiçarias. Além de criticar as concepções dos “alquimistas”, negava qualquer explicação mágica para os fenômenos da natureza.

Fez notável progresso na ciência e no método científico. Em 1661 publicou sua obra mais famosa “O Químico Cético”, um dos primeiros textos científicos em que a química se diferencia da alquimia e da medicina.

Nela Boyle atacou Aristóteles com a teoria dos quatro elementos (terra, ar, fogo e água) e também os três princípios (sal, enxofre e mercúrio) propostos por Paracelso.

Difusão da fé cristã

Os múltiplos interesses intelectuais de Boyle levaram-no a instalar uma gráfica na qual imprimiu diversas traduções da Bíblia. Durante alguns anos dirigiu a Companhia das Índias Ocidentais. Sem abandonar as pesquisas, Boyle dedicou seus últimos anos a difundir a religião.

Robert Boyle e Isaac Newton

Robert Boyle era uma pessoa generosa e passou para a história por ter descoberto a Lei de Boyle, mas também realizou outro feito: foi o mecenas que pagou os custos da publicação do “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural (1687) de Isaac Newton.

Robert Boyle faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 31 de dezembro de 1691.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Michael Faraday (1791-1867) foi um físico e químico inglês. Em 29 de agosto d...
  • Ernest Rutherford (1871-1937) foi um físico e químico neozelandês, que pesqui...
  • Dmitri Mendeleiev (1834-1907) foi um químico russo. Organizou sua Tabela Peri...
  • Linus Pauling (1901-1994) foi um químico norte americano. Recebeu o Prêmio No...
  • Leo Hendrik Baekeland (1863-1944) foi um químico industrial belgo-americano...
  • Oscar Wilde (1854-1900) foi um escritor irlandês, autor da obra “O Retrato de...
  • Jonathan Swift (1667-1745) foi um escritor, poeta, crítico literário e prosad...
  • James Joyce (1882-1941) foi um escritor irlandês. Autor de Ulisses, obra que...
  • Bram Stoker (1847-1912) foi um escritor irlandês, autor da obra mais famosa d...
  • Samuel Beckett (1906-1989) foi um dramaturgo, romancista e poeta irlandês de...