Robert Boyle
Biografia de Robert Boyle
Robert Boyle (1627-1691) foi um físico e químico irlandês, considerado um dos fundadores da Química. Celebrizou-se como autor da Lei de Boyle, fórmula matemática que exprime como os gases se comportam sob pressão.
Coube a Boyle imprimir à física e à química modernas uma orientação metodológica baseada na precisão das medidas e na racionalidade das deduções experimentais.
Robert Boyle nasceu em Lismore, Irlanda, no dia 25 de janeiro de 1627. Era o décimo quarto filho do riquíssimo Conde de Cork. Aos oito anos entrou para o Eton College, a maior e mais famosa das escolas preparatórias da Inglaterra.
Dedicou-se ao estudo do latim, grego, hebraico e siríaco, o que lhe permitiu, mais tarde, fazer extensos estudos da Bíblia nas línguas originais, além de se aprofundar na pesquisa científica.
Com apenas 11 anos, sob a influência do tutor francês, começou a leitura do Amadis de Gaula e de outros romances de cavalaria.
Em 1641 iniciou uma viagem pela Europa, um toque final para um aristocrata inglês. Com 14 anos visitou a Itália, tendo residido alguns meses em Florença, onde estudou a obra de Galileu Galilei, decidindo a se dedicar à Ciência.
Formação
De volta à Inglaterra, em 1644, entregou-se inteiramente à ciência. Foi convidado para membro do Invisible College instituição criada, em Oxford, por jovens cientistas ingleses que combatiam os métodos da filosofia de Aristóteles e preconizavam uma nova filosofia natural.
Aqueles alunos do Invisible College se dedicavam à Ciência Experimental e afirmavam que: "Só pela experiência e pela experimentação se poderia chegar à verdade".
Em 1663, o rei Carlos II transformou o Invisible College na Royal Society, em Londres, e Boyle foi nomeado membro de seu conselho. Em 1668 fixou residência em Londres, onde permaneceu até o fim da vida.
Descobertas
Robert Boyle, cientista experimental, celebrizou-se como autor da Lei de Boyle, fórmula matemática que exprime como os gases se comportam sob pressão. Resumia seu feito na seguinte frase:
O volume de um gás é inversamente proporcional à pressão.
A Lei de Boyle é também chamada Lei das relações entre pressão e volume dos gases a temperatura constante, e pode ser assim enunciada: À mesma temperatura, o produto da pressão p pelo volume v de um gás ideal é sempre constante.
A Lei de Boyle, só mais tarde foi expressa por fórmula matemática e complementada por outros cientistas, especialmente pelo abade francês Edme Marriotte, que deu maior precisão a essa lei complementando: desde que a temperatura se mantenha constante.
Muitas das experiências e descobertas de Boyle acham-se descritas em cartas remetidas ao seu sobrinho, que se tornou duque de Cork. Essas cartas reúnem mais de cem páginas.
Como outros grandes cientistas, Boyle interessava-se por muitos ramos da ciência. Investigou a velocidade do som, a estrutura dos cristais, as razões da cor e a eletricidade estática. Outra de suas descobertas importantes foi a de que a água se expande ao congelar-se.
Robert Boyle esteve a um passo de descobrir o oxigênio. Criara a bomba de vácuo, manual, e a usara para mostrar que um animal não pode viver em espaço privado de ar.
Mostrou que o enxofre não queima se aquecido no vácuo. Deu uma definição muito próxima da teoria atual. Definiu o elemento como substância incapaz de decomposição por qualquer meio conhecido.
O Químico Cético
Robert Boyle nasceu numa época de superstições, de crenças e feitiçarias. Além de criticar as concepções dos alquimistas, negava qualquer explicação mágica para os fenômenos da natureza.
Fez notável progresso na ciência e no método científico. Em 1661 publicou sua obra mais famosa O Químico Cético, um dos primeiros textos científicos em que a química se diferencia da alquimia e da medicina.
Nela Boyle atacou Aristóteles com a teoria dos quatro elementos (terra, ar, fogo e água) e também os três princípios (sal, enxofre e mercúrio) propostos por Paracelso.
Difusão da fé cristã
Os múltiplos interesses intelectuais de Boyle levaram-no a instalar uma gráfica na qual imprimiu diversas traduções da Bíblia. Durante alguns anos dirigiu a Companhia das Índias Ocidentais. Sem abandonar as pesquisas, Boyle dedicou seus últimos anos a difundir a religião.
Robert Boyle e Isaac Newton
Robert Boyle era uma pessoa generosa e passou para a história por ter descoberto a Lei de Boyle, mas também realizou outro feito: foi o mecenas que pagou os custos da publicação do Princípios Matemáticos da Filosofia Natural (1687) de Isaac Newton.
Robert Boyle faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 31 de dezembro de 1691.
- Michael Faraday (1791-1867) foi um físico e químico inglês. Em 29 de agosto d...
- Ernest Rutherford (1871-1937) foi um físico e químico neozelandês, que pesqui...
- Dmitri Mendeleiev (1834-1907) foi um químico russo. Organizou sua Tabela Peri...
- Linus Pauling (1901-1994) foi um químico norte americano. Recebeu o Prêmio No...
- Leo Hendrik Baekeland (1863-1944) foi um químico industrial belgo-americano...
- Oscar Wilde (1854-1900) foi um escritor irlandês, autor da obra “O Retrato de...
- Jonathan Swift (1667-1745) foi um escritor, poeta, crítico literário e prosad...
- James Joyce (1882-1941) foi um escritor irlandês. Autor de Ulisses, obra que...
- Bram Stoker (1847-1912) foi um escritor irlandês, autor da obra mais famosa d...
- Samuel Beckett (1906-1989) foi um dramaturgo, romancista e poeta irlandês de...