Linus Pauling

Químico norte-americano

Biografia de Linus Pauling

Linus Pauling (1901-1994) foi um químico norte americano. Recebeu o Prêmio Nobel de Química (1954) por descobertas na área de ligações químicas e seu uso na elucidação da estrutura molecular, e o Prêmio Nobel da Paz (1962) por sua luta contra as armas atômicas.

Linus Carl Pauling nasceu em Portland, Óregon, Estados Unidos, no dia 28 de fevereiro de 1901. Filho do farmacêutico Herman Wilhelm Pauling, de descendência alemã, e de Lucy Isabelle Darling, filha de um farmacêutico. Curioso e inteligente, ainda menino leu A Origem das Espécies, de Darwin. Com 9 anos ficou órfão de pai. Em 1917 ingressou na Universidade Estadual de Óregon, onde concluiu a licenciatura em Engenharia Química em 1922.

Em 1923, Linus Pauling casou-se com sua colega de curso, Ava Helen Miller. Continuou seus estudos e em 1925 concluiu seu doutorado no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Após um breve período como pesquisador, recebeu uma bolsa de estudos da Fundação Goggenheim para cursar Mecânica Quântica na Europa. Em diversas universidades entrou em contato com destacados cientistas: Arnold Sommerfeld em Munique, Niels Bohr em Compenhague, Erwin Schrödinger em Zurique e William Henry Bragg em Londres.

Regressou aos Estados Unidos em 1827, quando passou a lecionar como professor assistente de Química Teórica, no Instituto. Começou uma longa carreira de ensino e pesquisa. Foi um dos primeiros a aplicar os princípios da mecânica quântica para explicar os fenômenos da difração dos raios X e descrever as distâncias e os ângulos da união entre os átomos de diversas moléculas. Linus produziu mais de 50 importantes trabalhos sobre Química Quântica e a estrutura dos cristais, e a partir dai criou o “Diagrama de Pauling”, que permite prever a distribuição eletrônica ao redor do núcleo de um átomo baseado apenas no número de prótons em seu interior.

Em 1931, Pauling recebeu o Prêmio Langmuir, da American Chemical Society, pelo trabalho científico mais importante realizado por um pesquisador com menos de 30 anos. Entre 1936 e 1958 ocupou o cargo de diretor do Gates and Crellin Laboratories de Chemistry. As teorias de Pauling foram publicadas na obra “A Natureza da Ligação Química e a Estrutura das Moléculas e Cristais” (1939), um resumo unificado de sua visão de química estrutural. Um dos textos científicos que exerceu grande influência ao longo do século XX.

Em 1940, em colaboração com o biólogo Max Delbrück, desenvolveu o conceito de complementariedade molecular das reações antígeno-anticorpos. Seu trabalho junto ao químico norte-americano Robert B. Corey resultou no reconhecimento da estrutura helicoidal de certas proteínas. Em 1954 seu trabalho foi reconhecido com o Prêmio Nobel de Química. Em 1962 recebeu também o Nobel da Paz, por sua militância pacifista e sua decisiva oposição à proliferação do armamento nuclear.

Em 1973, Linus Pauling fundou o Instituto de Medicina Ortomolecular, que mais tarde passou a se chamar Instituto Linus Pauling de Ciências e Medicina. Seus estudos em defesa do uso da vitamina C no tratamento do câncer causaram várias controvérsias. Suas ideias foram financiadas pelo Instituto e submetidas a experiências em animais. Em 1979 publicou o estudo “Câncer e Vitamina C”.

Em 1981, Ava Helena Pauling faleceu de câncer no estômago. Dez anos depois, Pauling descobriu ser portador de câncer de próstata. Embora tenha sido submetido à cirurgia e outros tratamentos, a doença acabou se espalhando para o fígado.

Linus Pauling faleceu em Big Sur, Califórnia, Estados Unidos, no dia 19 de agosto de 1994

Veja também as biografias de:
  • Leo Hendrik Baekeland (1863-1944) foi um químico industrial belgo-americano...
  • Dmitri Mendeleiev (1834-1907) foi um químico russo. Organizou sua Tabela Peri...
  • Michael Faraday (1791-1867) foi um físico e químico inglês. Foi o criador do...
  • Robert Boyle (1627-1691) foi um físico e químico irlandês, considerado um dos...
  • Ernest Rutherford (1871-1937) foi um físico e químico neozelandês, que pesqui...
  • Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte americano. Lutou contra...
  • Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos. Decretou a ema...
  • Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, romancista, crítico liter...
  • Barack Obama (1961) é um político norte-americano. O 44º presidente dos Estad...

Última atualização: 14/11/2017