Niels Bohr

Físico dinamarquês.

Biografia e Vida

Niels Bohr (1885-1962) foi um físico dinamarquês. Suas pesquisas foram fundamentais para compreensão da estrutura dos átomos e da Física Quântica. Foi professor de Física na Universidade de Copenhague e em 1916 foi nomeado diretor do Instituto de Física Teórica. Ganhou o Prêmio Nobel de Física, em 1922, por seu trabalho sobre a estrutura do átomo.

Niels Bohr (1885-1962) nasceu em Copenhague, na Dinamarca, no dia 7 de outubro de 1885. Filho de Christian Bohr, professor de Fisiologia na Universidade de Copenhague e de Elem Bohr, descendente de ilustre família judia. Aos 12 anos entrou para o Sortedam Gymnasium onde estudou Humanidades e Ciências. Ingressou na Universidade de Copenhague. Com 22 anos recebeu a medalha de ouro da Sociedade Científica Dinamarquesa por seus estudos sobre tensão superficial. Em 1911 completou seu doutorado em Física.

Em 1912 partiu para o laboratório Cavendish em Cambridge, na Inglaterra, a fim de estudar com o pai do eléctron, J. J. Thomson. Estudou na Universidade Victoria, em Manchester na Inglaterra, com o físico neozelandês, Ernest Rutherford, Prêmio Nobel de Química, precursor das descobertas sobre Física Atômica, de quem se tornou grande amigo.

Bohr ampliou a teoria de Ernest Rutherford que afirmava que o átomo era formado por um núcleo de carga positiva, com elétrons de carga negativa, em órbita, em torno dele mesmo. Bohr afirmou que os elétrons viajavam apenas em órbitas sucessivamente maiores e que as órbitas exteriores poderiam conter mais elétrons do que as interiores. Em 1913 Niels Bohr publicou sua teoria básica sobre a estrutura do átomo, que conduziu posteriormente ao desenvolvimento da energia atônica.

Niels Bohr foi professor de Física na Universidade de Copenhague e em 1920 foi nomeado diretor do Instituto de Física Teórica da mesma universidade. Em 1922 recebeu o Prêmio Nobel de Física, por seu trabalho sobre a estrutura do átomo. Entre os anos de 1933 e 1962 trabalhou no Instituto, desenvolvendo suas pesquisas.

Durante a Segunda Guerra Mundial interrompeu suas pesquisas e junto com a mãe judia, e sua esposa procuraram escapar dos nazistas. Foram para a suécia, a bordo do Sea Star, pequeno navio de pesca. Da Suécia, Bohr foi para os Estados Unidos e para o projeto atômico de Los Alamos, no Novo México e só retornou com o fim da Guerra.

Seus interesses sempre foram ciência e paz. Assim que a bomba atômica se revelou devastadora, Bohr pediu imediato controle internacional, sem êxito. Nomeado presidente da Comissão de Energia Atômica da Dinamarca, no ano de 1955, em Genebra, Niels Bohr recebeu o Prêmio Ford “Átomos para a Paz”.

Niels Bohr faleceu em Copenhague, na Dinamarca, no dia 18 de novembro de 1962.

Resumo da biografia de Niels Bohr

Quem foi: Físico dinamarquês.
Data do Nascimento: 07/10/1885
Data da Morte: 18/11/1962 (aos 77 anos)
Última atualização: 03/03/2016

« Nicolau II« Nicolau Maquiavel«Niels Bohr»Niklas Luhmann »Nikola Tesla »