Pierre Simon Laplace

Matemático francês
Por Dilva Frazão

Biografia de Pierre Simon Laplace

Pierre-Simon Laplace (1749-1827) foi matemático, astrônomo e físico francês. No "Tratado de Mecânica Celeste", reuniu os trabalhos de vários cientistas, sobre as consequências da gravitação universal. Deixou trabalhos de refração, pêndulos, velocidade do som e dilatação dos corpos sólidos. Recebeu de Luís XVIII o título de Marquês.

Pierre Simon Laplace nasceu em Beaumont-en-Auge, cidadezinha da Normandia, no dia 23 de março de 1749. Foi levado por seu tio, padre, para estudar na abadia beneditina. Seguiu para um colégio de Caen, onde desenvolveu seu interesse pela matemática.

Com dezoito anos, com a ajuda do matemático francês Jean d'Alembert, foi para Paris e em 1769 conseguiu o cargo de professor de matemática na Escola Militar. Suas pesquisas, sobretudo em astronomia, impressionaram a Academia de Ciências.

Como astrônomo estudou os movimentos de Júpiter, da Lua, e de Saturno, descobriu leis sobre os movimentos e a natureza dos cometas e sobre as marés.

Laplace estudou a fundo um dos problemas mais relevantes da época: a perturbação dos movimentos planetários. Temia-se que um planeta pudesse se aproximar demais do outro, provocando uma catástrofe.

Laplace demonstrou, com base em cálculos, em uma série de trabalhos apresentado à Academia de Ciências, que não havia perigo de acontecer um choque dos planetas.

Em 1773, iniciou a compilação das pesquisas e teorias astronômicas de Isaac Newton, Edmundo Halley e outros célebres cientistas, cujas obras encontravam-se dispersas.

Pierre Simon Laplace era convidado para participar de várias academias e a lecionar nas melhores escolas. Continuava estudando Química, Física, Astronomia, Matemática e até Medicina.

Em uma breve incursão pela Biologia Química, com a colaboração de Lavoisier, demonstrou que a respiração dos seres vivos é uma forma de combustão produzida pela reação das substâncias orgânicas com o oxigênio inspirado.

Como físico deixou estudos sobre refração, velocidade do som, pêndulos, e dilatação dos corpos sólidos. Com seu colega Lavoisier construiu um calorímetro, um instrumento para medir o calor dos corpos.

Muitas de suas teorias até hoje são válidas. Em um prefácio de 1796, dedicou seus trabalhos ao Conselho dos Quinhentos e em 1802 cobriu de louvores a figura de Napoleão, que havia suprimido o Conselho.

Foi distinguido com vários cargos políticos, foi senador, vice-presidente do senado e Ministro do Interior de Napoleão. Com a queda de Napoleão em 1814, Laplace dirige suas reverências aos Bourbons que ocuparam o trono. Em 1817, recebe de Luís XVIII o título de Marquês.

Obras

Na Matemática, Laplace fez estudos profundos sobre a teoria das probabilidades, publicados em “Teoria Analítica das Probabilidades”. Foi o primeiro que demonstrou integralmente o teorema de D’Alembert sobre as raízes das equações algébricas.

Na obra “Exposição do Sistema do Mundo” Laplace explicou a origem do Sol e dos planetas a partir de uma nebulosa. É famosa a sua hipótese sobre a origem dos mundos - a "Teoria de Laplace".

No "Tratado de Mecânica Celeste" (1798-1827), em cinco volumes, Laplace reuniu trabalhos de vários cientistas e fez uma completa interpretação da dinâmica do sistema solar, apoiada em teses matemáticas.

Pierre Simon Laplace morreu em Paris, França, no dia 5 de março de 1827.

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Euclides foi um matemático de Alexandria, no Egito. É chamado o pai da Geomet...
  • René Descartes (1596-1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Auto...
  • André-Marie Ampère (1775-1836) foi um importante físico, cientista e matemáti...
  • Niels Bohr  (1885-1962) foi um físico dinamarquês. Estabeleceu o modelo atômic...
  • Ernest Rutherford (1871-1937) foi um físico e químico neozelandês, que pesqui...
  • Pitágoras (582 - 497 a.C.) foi um matemático e filósofo grego. Autor do Teore...
  • Bhaskara (1114-1185) foi um matemático, astrólogo, astrônomo e professor indi...
  • Alan Turing (1912-1954) foi um matemático britânico, pioneiro da computação,...
  • Gottfried Leibniz (1646-1716) foi um filósofo e matemático alemão, criador da...
  • Leonardo Fibonacci (1170 — 1250) foi um matemático italiano, responsável pela...