Euclides

Matemático de Alexandria

Biografia de Euclides

Euclides foi um matemático de Alexandria, no Egito. É considerado o pai da Geometria. Escreveu o livro "Elementos de Euclides". Foi professor de Matemática na Escola Real de Alexandria, no Egito.

Euclides de Alexandria nasceu provavelmente no século III a.C. Pouco se sabe de sua vida pessoal. Sabe-se que viveu em Alexandria. Muito antes dele, a geometria já era assunto no Egito. Era usada para medir terrenos e projetar pirâmides. Tão famosa era a geometria egípcia, que matemáticos gregos como Tales de Mileto e Pitágoras, iam ao Egito para ver o que havia de novo em matéria de linhas e ângulos.

Foi com Euclides que a geometria do Egito tornou-se importante, fazendo de Alexandria o centro mundial do compasso e do esquadro, por volta do século III a.C. Tudo começou com o Livro "Elementos", com 13 volumes, onde Euclides reuniu num sistema coerente e compreensível, tudo o que se sabia sobre matemática em seu tempo. Todos os fragmentos surgidos da necessidade prática do uso da aritmética, geometria plana, teoria das proporções e geometria sólida.

Euclides recolheu todas as obras de Tales, Pitágoras e Platão e dos gregos e egípcios que o precederam. Sua contribuição não consistiu na solução de novos problemas de geometria, mas na ordenação de todos os métodos conhecidos, formando um sistema que permitia reunir todos os fatos conhecidos para descobrir e provar novas ideias. Partindo de definições simples, chamadas axiomas, combinando-as em afirmações chamadas teoremas, que se provam por meio da lógica.

Para completar seu trabalho, Euclides enunciou o famoso "Postulado das Paralelas", que afirma: " Se uma reta, interceptando duas outras, forma ângulos internos do mesmo lado, menores do que dois ângulos retos, estas outras, prolongando-se ao infinito, encontrar-se-ão no lado onde os ângulos sejam menores do que dois ângulos retos."

Euclides deixou trabalhos extensos sobre óptica, acústica, consonância e dissonância. Os escritos sobre o assunto podem ser considerados os primeiros tratados conhecidos sobre harmonia musical. Dos ensinamentos de Euclides dependem o estudo da mecânica, do som, da luz, da navegação, da ciência atômica, da Biologia, da medicina, enfim de vários ramos da ciência e da tecnologia.

Veja também as biografias de:
  • Pierre Simon Laplace (1749-1827) foi matemático, astrônomo e físico francês...
  • Pitágoras (582 - 497 a.C.) foi um matemático e filósofo grego. Autor do teore...
  • Bhaskara (1114-1185) foi um matemático, astrólogo, astrônomo e professor indi...
  • Alan Turing (1912-1954) foi um matemático britânico, pioneiro da computação,...
  • Leonardo Fibonacci (1170 — 1250) foi um matemático italiano, responsável pela...
  • Gottfried Leibniz (1646-1716) foi um filósofo e matemático alemão, criador da...
  • Daniel Bernoulli (1700-1782) foi um importante matemático, físico e professor...
  • George Boole (1815-1864) foi um matemático inglês, criador da Álgebra Boolean...
  • René Descartes (1596-1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Auto...
  • Torricelli (1608-1647) foi um físico e matemático italiano. Descobriu o princ...

Última atualização: 19/06/2017