George Boole

Matemático inglês

Biografia de George Boole

George Boole (1815-1864) foi um matemático inglês, criador da "Álgebra Booleana", trabalho fundamental para a posterior evolução dos computadores.

George Boole (1815-1864) nasceu em Lincoln, Inglaterra, no dia 2 de novembro de 1815. Filho de um proprietário de uma pequena loja de sapatos recebeu do pai as primeiras lições de matemática. Frequentou a escola local e interessado por outros idiomas passou a ter aulas de latim com um livreiro local. Aos 12 anos traduziu os versos de Horácio para o inglês, que foi publicado em um jornal da cidade.

George Boole decidiu também estudar grego. Ao terminar a escola fez um curso comercial. Aos 16 anos começou a dar aulas e durante quatro anos ensinou em escolas elementares. Buscando melhores perspectivas para o futuro resolveu tornar-se padre e durante os quatro anos em que se preparava para a carreira eclesiástica estudou francês, alemão e italiano.

Em 1835 abriu uma escola e passou a estudar matemática. Boole escreveu seu primeiro trabalho de matemática com base os estudos dos matemáticos Laplace e Lagrange. Foi encorajado pelo matemático Duncan Gregory e começou a estudar álgebra e a publicar seus trabalhos no Cambridge Mathematical Journal. Começou a se tornar conhecido após a publicação de um trabalho sobre métodos algébricos para a solução de equações diferenciais na Trasactions of the Royal Society, recebendo a medalha da Royal Society.

George Boole continuava lecionando e se correspondendo com os principais matemáticos britânicos. Tornou-se amigo de De Morgan e baseado em uma controvérsia sobre lógica que o filósofo escocês Sir William Hamilton e De Morgan tinham iniciado, em 1847 publicou o livro “A Análise Matemática da Lógica”. Em 1849 foi nomeado professor de matemática no Queens' College, em Cork, na Irlanda, onde passou o resto de sua vida lecionando.

Em 1854 pulicou sua obra prima: “Na Investigation into the Laws of Thought”, "Uma Investigação das Leis do Pensamento", em que se fundamentam as teorias matemáticas da lógica e probabilidades, estabelecendo ao mesmo tempo a lógica formal e uma nova álgebra. Ele fez uma analogia entre os símbolos algébricos e os que representavam a lógica, dando início à álgebra da lógica, que posteriormente foi fundamental para a evolução dos computadores. O tipo de dados “Boolean” é muito usado em linguagens modernas da computação.

Em 1857, Boolen foi eleito membro da Royal Society. Recebeu títulos das Universidades de Dubli e Oxford. Entre seus trabalhos publicados estão: “Tratado em Equações Diferenciais” (1859), “Tratado em Cálculo de Diferenças Finitas” (1860), além de mais de 50 trabalhos sobre as propriedades básicas dos números.

George Boole faleceu em Ballintemple, Cork, Irlanda, no dia 8 de dezembro de 1864.

Veja também as biografias de:
  • Alan Turing (1912-1954) foi um matemático britânico, pioneiro da computação,...
  • Pitágoras (582 - 497 a.C.) foi um matemático e filósofo grego. Autor do Teore...
  • Bhaskara (1114-1185) foi um matemático, astrólogo, astrônomo e professor indi...
  • Leonardo Fibonacci (1170 — 1250) foi um matemático italiano, responsável pela...
  • Gottfried Leibniz (1646-1716) foi um filósofo e matemático alemão, criador da...
  • Daniel Bernoulli (1700-1782) foi um importante matemático, físico e professor...
  • René Descartes (1596-1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Auto...
  • Euclides foi um matemático de Alexandria, no Egito. É chamado o pai da Geomet...
  • Torricelli (1608-1647) foi um físico e matemático italiano. Descobriu o princ...
  • Johannes Kepler (1571-1630) foi um importante matemático e astrônomo alemão...

Última atualização: 29/03/2017