Daniel Bernoulli

Matemático suíço

Biografia de Daniel Bernoulli

Daniel Bernoulli (1700-1782) foi um importante matemático, físico e professor suíço. Desenvolveu o "Princípio da Hidrodinâmica". Foi membro da Academia de São Petersburgo e eleito para a Academia de Ciências de Paris.

Daniel Bernoulli (1700-1782) nasceu em Groningen, nos Países Baixos, no dia 08 de fevereiro de 1700. Quando tinha cinco anos sua família retorna à Basileia, na Suíça, cidade natal de seu pai, professor Johann Bernoulli, descendente de importante família de renomados matemáticos.

Com treze anos, Daniel Bernoulli ingressa na Universidade da Basileia, onde estuda Filosofia e Lógica. Durante esse período teve aula de Matemática com seu pai e seu irmão mais velho, Nicholas. Por imposição da família ingressou na faculdade de Medicina, mas em sua tese aplicou seus estudos sobre as teorias de energia cinética, desenvolvidas por seu pai, para escrever sobre mecânica da respiração.

Em 1724, publicou “Exercícios Matemáticos, seu primeiro trabalho, onde apresentou quatro tópicos: “Probabilidade”, Fluxo de Água”, “Equação Diferencial de Riccatie” e “Geometria de Figuras Limitadas por Dois Arcos e Um Círculo”.

Em 1725, Daniel Bernoulli foi convidado, junto com seu irmão Nicholas, para lecionar Matemática na Academia de São Petersburgo, na Rússia. Depois de oito meses, seu irmão veio a falecer e Daniel desolado pensou em voltar para a Basiléia. Em 1727, seu pai indicou seu melhor aluno, Leonard Euler, para trabalhar com Daniel, que permaneceu na Academia até 1733. De volta à Basileia, ocupou o cargo de professor na Universidade, onde lecionou Botânica, Anatomia e Física.

Em 1738, publica “Hydrodynamica”, onde faz sua primeira análise completa de como a água flui através de um orifício em um recipiente, baseada no princípio da conservação de energia. Decorre também sobre bombas e outras máquinas para bombear água. Discute ainda a base da teoria cinética dos gases e apresenta as leis dos gases e a equação de estado, detalhadas mais tarde, por Van der Waals. Contém também o “Princípio de Hidrodinâmica”, conhecido hoje como “Princípio de Bernoulli”.

Daniel Bernoulli produziu diversos trabalhos científicos na área da Astronomia, Náutica, Correntes Oceânicas, Magnetismo, Mecânica etc. Se tornou um dos primeiros a aplicar muitas das teorias de Newton, em conjunto com os Cálculos de Leibniz. Recebeu, por dez vezes, o Prêmio da Academia de Ciências de Paris.

Daniel Bernoulli faleceu na Basileia, no dia 17 de março de 1782.

Veja também as biografias de:
  • Leonhard Euler (1707-1783) foi um importante matemático e cientista suíço, fo...
  • Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) foi um filósofo social e teórico político s...
  • Carl Gustav Jung (1875-1961) foi um psiquiatra suíço, fundador da escola da P...
  • Paul Klee (1879-1940) foi um pintor suíço, naturalizado alemão, considerado u...
  • Roger Federer (1981) é um tenista suíço, um dos melhores jogadores de todos o...
  • Ferdinand de Saussure (1857-1913) foi um importante linguista suíço, estudios...
  • Le Corbusier (1887-1965) foi um arquiteto, urbanista e pintor franco-suíço. F...
  • Pitágoras (582 - 497 a.C.) foi um matemático e filósofo grego. Autor do Teore...
  • Bhaskara (1114-1185) foi um matemático, astrólogo, astrônomo e professor indi...
  • Alan Turing (1912-1954) foi um matemático britânico, pioneiro da computação,...

Última atualização: 18/03/2015

Por Dilva Frazão
Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.