Dandara dos Palmares

Guerreira quilombola
Por Laura Aidar
Formada em Comunicação

Biografia de Dandara dos Palmares

Dandara dos Palmares foi uma brava lutadora quilombola na época do Brasil colonial.

Esposa de Zumbi dos Palmares, viveu no Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga (atualmente localizada em Alagoas) no século XVII e teve grande contribuição na resistência de homens e mulheres negras contra a opressão escravagista que assolou o país por cerca de 400 anos.

A data e local de seu nascimento são um mistério. Não há registros que determinem se ela nasceu no Brasil ou se foi capturada e trazida à força de algum país africano.

Entretanto, supõe-se que viveu em Palmares desde menina e ajudou na construção política e social da comunidade, o mais conhecido local de resistência negra brasileira, que durou por volta de um século.

Dandara, Zumbi e o Quilombo dos Palmares

Dandara se uniu a Zumbi, grande líder do quilombo, e com ele teve três filhos, Motumbo, Harmódio e Aristogíton.

Exercia as funções domésticas e rotineiras, mas também se tornou hábil na arte da capoeira, aprendeu a manusear armas e foi uma grande estrategista na defesa de seu povo e lugar.

Palmares é conhecido por ter sido o maior e mais duradouro agrupamento de pessoas escravizadas que conseguiam fugir do cativeiro, além de acolher também outras populações marginalizadas, como brancos pobres e indígenas. 

A agricultura por lá era baseada no cultivo de mandioca, milho, cana-de-açúcar, feijão, batata-doce e banana. Os palmarinos, como eram chamados, também faziam transações comerciais de artefatos em cerâmica e madeira.

Mesmo localizado em uma área de difícil acesso e com a vigilância constante dos moradores, por volta de 1630, a comunidade passa a sofrer frequentes ataques. Naquela época, quem chefiava o local era Ganga-Zumba, tio de Zumbi.

O rompimento com Ganga-Zumba

Pressionado, Ganga-Zumba assina um acordo em 1678 com a Coroa Portuguesa que definia a libertação de palmarinos capturados e a dos que nascessem no quilombo, além de permitir o comércio, mas que em troca obrigava a entrega de novos fugitivos que procurassem a comunidade.

Zumbi e Dandara não aceitaram o acordo pois buscavam a libertação completa do povo negro. Assim, romperam com Ganga-Zumba e assumiram a liderança de Palmares. Muitos habitantes foram favoráveis a eles e o antigo líder acabou sendo assassinado por uma dessas pessoas.

Morte de Dandara

Dandara prezava muito por sua liberdade. Segundo consta, ao ser capturada pelo governo português em fevereiro de 1694, tomou a difícil e corajosa decisão de se jogar de um penhasco. Ela preferiu acabar com sua vida do que ser escravizada.

Laura Aidar
Formada em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Veja também as biografias de:
  • Joana d'Arc (1412-1431) foi heroína francesa da Guerra dos Cem Anos, travada...
  • Zumbi dos Palmares foi o líder da resistência negra do Quilombo dos Palmares...
  • Angela Davis  é uma militante, ativista e professora negra norte-americana que...
  • Lélia Gonzalez foi uma importante intelectual e ativista brasileira. Consider...
  • Harriet Tubman foi uma líder negra abolicionista norte-americana muito import...
  • Maya Angelou (1928-2014) foi uma das figuras afroamericanas mais influentes d...