Daniel Goleman

Psicologo e escritor norte-amenricano

Biografia de Daniel Goleman

Daniel Goleman (1946) é um psicólogo, escritor e jornalista norte-americano, é o autor do Best-seller Inteligência Emocional.

Daniel Goleman (1946) nasceu em Stockton, Califórnia, Estados Unidos, no dia 7 de março de 1946. Foi aluno do Amherst College e na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Recebeu o PhD na Universidade de Harvard onde também lecionou.

Durante 12 anos, Daniel Goleman foi jornalista do New York Times, onde cobria a seção de Ciências do comportamento e do cérebro. Foi editor da Psychology Today. Realiza palestras para grupos profissionais.

Em 1995, tornou-se uma celebridade do mercado editorial com a publicação do livro Inteligência Emocional, que vendeu 5 milhões de cópias, em quarenta idiomas e se tornou um best-seller em vários países.

Daniel Goleman é cofundador do Collaborative for Academic Social e Aprendizagem Emocional na Universidade de Illinois, em Chicago. É codiretor do Consórcio para Pesquisa sobre Inteligência Emocional entre as organizações e a Universidade de Rutgers. É membro do Conselho do Instituto Mente & Vida.

Entre seus livros destacam-se: “Inteligência Emocional” (1995), “Emoções Destrutivas e Como Dominá-las: um Diálogo com o Dali Lama” (2005), “Inteligência Social: a Nova Ciência das Relações Humanas” (2006), “Inteligência Ecológica” (2009), “Foco: o Motor Oculto da Excelência” (2014) e “Liderança” (2015).

Última atualização: 30/06/2015