Lev Vygotsky

Psicólogo bielo-russo
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Lev Vygotsky

Lev Vygotsky (1896-1934) foi um psicólogo bielo-russo que realizou diversas pesquisas na área do desenvolvimento da aprendizagem e do papel preponderante das relações sociais nesse processo, o que originou uma corrente de pensamento denominada Sócio Construtivismo.

Lev Semenovitch Vygolsky nasceu em Orsha, pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia (região dominada pela Rússia que se tornou independente em 1991, com o fim da União Soviética, passando a se chamar Belarus), no dia 17 de novembro de 1896.

Filho de uma próspera e culta família judia, viveu um longo período em Gomel, também na Bielo-Rússia. Teve um tutor particular e se dedicou à leitura até ingressar no curso secundário, concluído aos 17 anos com excelente desempenho.

Formação e trabalhos

Com 18 anos, Lev Vygotsky matriculou-se no curso de Medicina, mas em seguida transferiu-se para o curso de Direito da Universidade de Moscou. Paralelamente ao curso de Direito estudou Literatura e História da Arte.

Em 1917, ano da Revolução Russa, graduou-se em Direito e apresentou um trabalho intitulado “Psicologia da Arte”, que só foi publicado na Rússia em 1965.

Depois de formado, voltou para Gomel, onde além de escrever críticas literárias e proferir palestras sobre temas ligados a literatura e psicologia, em várias escolas, publicou um estudo sobre os métodos de ensino da literatura nas escolas secundárias.

Ainda em Gomel, Lev Vygotsky fundou uma editora, uma revista literária e um laboratório de psicologia no Instituto de Treinamento de Professores, onde ministrava cursos de Psicologia. A partir daí, para auxiliar o desenvolvimento dessas crianças, centralizou suas pesquisas na compreensão dos processos mentais humanos.

Em 1924, após uma brilhante participação no II Congresso de Psicologia em Leningrado, foi convidado a trabalhar no Instituto de Psicologia de Moscou. Nessa época, escreveu o trabalho “Problemas da Educação de Crianças Cegas, Surdas-mudas e Retardadas”.  

O interesse de Vygotsky pelas funções mentais superiores, cultura, linguagem e processos orgânicos cerebrais o levaram a trabalhar com pesquisadores neurofisiologistas como Alexander Luria e Alexei Leontiev, que deixaram importantes contribuições para o Instituto de Deficiência de Moscou, entre eles o livro “A Formação Social da Mente”, no qual aborda os processos psicológicos tipicamente humanos, analisando-os a partir da infância e do seu contexto histórico-cultural.

Entre outros trabalhos de Lev Vygotsky destacam-se:

  • A Pedologia de Crianças em Idade Escolar (1928)
  • Estudos Sobre a História do Comportamento (1930, escrito com Luria)
  • Lições de Psicologia (1932)
  • Fundamentos da Pedologia (1934)
  • Pensamento e Linguagem (1934)
  • Desenvolvimento da Criança Durante a Educação (1935)
  • A Criança Retardada (1935)

Lev Vygotsky foi casado com Rosa NoevnaSmekhovae e juntos tiveram duas filhas.

Lev Vygotsky faleceu em Moscou, Rússia, no dia 11 de junho de 1934, em consequência de uma grave hemorragia na garganta. 

Após sua morte, suas ideias foram repudiadas pelo governo soviético e suas obras foram proibidas na União Soviética, entre 1936 e 1958, durante a censura do regime stalinista. Em consequência, seu livro “Pensamento e Linguagem” foi lançado no Brasil somente em 1962 e “A Formação Social da Mente” foi lançado em 1984.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Henri Paul Hyacinthe Wallon (1879-1962) foi um psicólogo, filósofo, médico e...
  • Jean Piaget (1896-1980) foi um psicólogo suíço e importante estudioso da psic...
  • Abraham Maslow (1908-1970) foi um psicólogo norte-americano, conhecido pela T...
  • Carl Rogers (1902-1987) foi um psicologo norte-americano. Desenvolveu a Psico...
  • Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) foi um psicólogo norte-americano, seguid...
  • John Watson (1878-1958) foi um psicólogo norte-americano que lançou as bases...
  • Gordon Allport (1897-1967) foi psicólogo norte-americano. Autor do livro Pers...
  • William James (1842-1910) foi um filósofo e importante psicólogo norte-americ...
  • Daniel Goleman (1946) é um psicólogo, escritor e jornalista norte-americano,...
  • Frederick Herzberg (1923-2000) foi um psicólogo e importante professor norte-...