Henri Paul Hyacinthe Wallon

Psicólogo francês

Biografia de Henri Paul Hyacinthe Wallon

Henri Paul Hyacinthe Wallon (1879-1962) foi um psicólogo, filósofo, médico e político francês. Tornou-se conhecido por seu trabalho científico sobre a Psicologia do Desenvolvimento.

Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu em Paris, França, no dia 15 de junho de 1879. Seu avô foi o político Henri-Alexander Wallon. Em 1899, Wallon ingressou na Escola Normal Superior. Em 1902 formou-se em Filosofia. Em 1908 formou-se em Medicina. Entre 1908 e 1931 dedicou-se ao trabalho com crianças especiais, portadoras de deficiência Mental. Em 1914, serviu como médico na Primeira Guerra Mundial.

A partir de 1920, Wallon passou atuar como médico em instituições psiquiátricas. Foi convidado para organizar conferências sobre psicologia da criança, na Universidade de Sorbonne e em outras instituições superiores. Em 1927, foi nomeado diretor de estudos da École Pratique des Hautes Etudes. Criou o Laboratório de Psicologia do Centro Nacional de Pesquisa Científica. Em 1931, viajou para Moscou, onde integrou o Círculo da Rússia Nova. A proposta do grupo era aprofundar o estudo do materialismo dialético e examinar sua aplicação em várias áreas do conhecimento.

Estudioso do Marxismo, Wallon filiou-se ao partido comunista francês, em 1942, enquanto atuava na Resistência Francesa, lutando contra a ocupação nazista. Atuou também como professor do Departamento de Psicologia do College de France.  Durante 1941 a 1945 permaneceu na clandestinidade, retornando às atividades ao final da Segunda Guerra Mundial.

A partir de 1946, Wallon presidiu a seção francesa da Liga Internacional de Educação Nova, que congregava pedagogos, psicólogos e filósofos críticos do ensino tradicional. Presidiu esse grupo até 1962, ano de sua morte. Após a Segunda Guerra, foi convidado pelo governo francês para participar de uma comissão para restaurar o setor educacional da França.

Teoria do Desenvolvimento

Em seus estudos, Wallon estabeleceu que a criança passa por cinco estágios de desenvolvimento, cada um com suas características próprias: o primeiro seria o “Impulsivo Emocional” (de 0 a 1 ano), quando a criança expressa sua afetividade através de movimentos desordenados e vem acompanhada de mudanças físicas. Utiliza emoções para se comunicar com o outro.

O segundo estágio seria o “Sensório-Motor e Projetivo” (1 a 3 anos), quando a criança já possui coordenação motora que a impulsiona a manipular objetos. Período em que desenvolve atividades simbólicas e a linguagem.

No terceiro, “Estágio do Personalismo” (3 a 6 anos), o desenvolvimento da construção da consciência de si é voltado para o enriquecimento do eu e também da construção da personalidade. O indivíduo já consegue explorar o processo de discriminação entre si e o outro, utiliza as expressões como, eu, meu, não, entre outras. Dentro desse estágio, predomina a afetividade que é vista em três fases distintas: a oposição, a sedução e a imitação.

No quarto, “Estágio Categorial” (de 6 aos 11 anos), a criança já tem condições de realizar atividades de agrupamento e classificação em vários níveis, o que propicia ao indivíduo uma compreensão melhor de si mesmo.

No quinto estágio “Puberdade e Adolescência”, que se inicia aos 11 anos, o jovem procede a exploração de si mesmo, como entidade autônoma, através do processo de autoafirmação, questionamento, apoio a seus pares, em contraposição ao mundo adulto.

Para Wallon, os elementos afetividade, movimento, conhecimento e construção do eu como pessoa e espaço físico encontram-se juntas no mesmo plano. Portanto, as atividades pedagógicas e os objetos devem ser trabalhados de formas diversificadas.

Henri Paul Hyacinthe Wallon faleceu em Paris, França, no dia 1 de dezembro de 1962

Principais obras de Henry Wallon

  • Evolução Psicológica da Criança, s.d.
  • Psicologia e Educação na Infância, 1975
  • Objetivos e Métodos de Psicologia, 1975
  • Origens do Pensamento da Criança, 1989
Veja também as biografias de:
  • Carl Rogers (1902-1987) foi um psicologo norte-americano. Desenvolveu a Psico...
  • Abraham Maslow (1908-1970) foi um psicólogo norte-americano, conhecido pela T...
  • Jean Piaget (1896-1980)foi um psicólogo suíço e importante estudioso da pedag...
  • Lev Vygotsky (1896-1934) foi um psicólogo bielo-russo que realizou diversas p...
  • John Watson (1878-1958) foi um psicólogo norte-americano, reconhecido como o...
  • Gordon Allport (1897-1967) foi psicólogo norte-americano. Autor do livro Pers...
  • Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) foi um psicólogo norte-americano, seguid...
  • William James (1842-1910) foi um filósofo e importante psicólogo norte-americ...
  • Daniel Goleman (1946) é um psicólogo, escritor e jornalista norte-americano,...
  • Frederick Herzberg (1923-2000) foi um psicólogo e importante professor norte-...

Última atualização: 08/01/2018