Jean Piaget

Psicólogo e pesquisador em pedagogia
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Jean Piaget

Jean Piaget (1896-1980) foi um psicólogo suíço e importante estudioso da psicologia evolutiva. Revolucionou os conceitos de inteligência infantil com conclusões que provocaram uma revolução nos antigos conceitos de aprendizagem e educação. Piaget foi também biólogo e educador.

A “Teoria Construtivista”, inspirada na obra de Piaget, e muito difundida no campo pedagógico, estabelece que a aprendizagem é adquirida através da interação do indivíduo com o ambiente em que vive.

Jean William Fritz Piaget nasceu em Neuchâtel, na Suíça, no dia 9 de agosto de 1896. Seu pai era professor universitário de Literatura Medieval. Desde criança, já mostrava interesse pela natureza.

Na época em que realizava seus estudos secundários, trabalhou como assistente voluntário do laboratório do Museu de História Natural, de Neuchâtel. Aos 15 anos publicou ensaios sobre os moluscos. 

Formação

Jean Piaget estudou na Universidade de Neuchâtel. Em 1915 graduou-se em biologia e em 1918 doutorou-se em ciências. Nessa época, sentiu-se atraído pelo que chamou de “demônio da filosofia”.

Dedicou-se à leitura de Immanuel Kant, Herbert Spencer, Auguste Comte e, na área da psicologia, de William James, Theodore Ribot e Pierre Janet. Em 1916, escreveu "Esboço de um Neopragmatismo".

Em seguida, mudou-se para Zurique, onde estudou nos laboratórios de psicologia. Em seguida fez estágio em uma clínica psiquiátrica. Nesse período, assistiu às aulas ministradas pelo psicólogo Carl Gustav Jung, discípulo de Sigmund Freud.

Em 1919, Piaget foi para Paris, e estudou durante dois anos na Sorbonne onde estudou psicopatologia com George Dumas e psicologia com Henri Piéron e Henri Delacroix.

Simultaneamente, estagiou no hospital psiquiátrico de Saint’Anne e estudou lógica com André Lalande e Léon Brunschvicg.

Teoria do Conhecimento

Recomendado por Theodore Simon, Piaget começou a trabalhar no laboratório de psicologia experimental do psicólogo infantil Alfred Binet. Dedicou-se à criação e aplicação de testes de leitura em crianças parisienses e crianças deficientes mentais.

Os erros que elas cometiam despertavam seu interesse pelo processo cognitivo infantil - ato de adquirir um conhecimento.

Publicou suas primeiras observações sobre as características do pensamento infantil, em 1921, no Jornal de Psicologia, sob o título “Ensaio Sobre Alguns Aspectos do Desenvolvimento do Pensamento Infantil”.

Ainda em 1921, Piaget voltou para a Suíça como diretor do Instituto Jean-Jacques Rousseau, na Universidade de Genebra, iniciando então um projeto de estudo sistemático da inteligência.

Diante de sua preocupação com a teoria do conhecimento, Piaget publicou “A Linguagem e o Pensamento da Criança” (1923). Nesse mesmo ano, casou-se com Valentine Châtenay, com quem teve três filhas, que foram importantes para o desenvolvimento de suas pesquisas.

Jean Piaget
Jean Piaget e família

Em 1924, publicou “O Juízo e o Raciocínio da Criança”. Em 1936, recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” pela Universidade de Harvard. Lecionou em diversas universidades da Europa, entre elas a Universidade de Sorbonne, em Paris.

Estágios da Psicologia Evolutiva

Jean Piaget descobriu, através de avaliações, que as crianças da mesma faixa etária cometiam os mesmos erros, o que o levou a acreditar que o pensamento lógico se desenvolvia gradativamente. Procurou explicar a evolução da conduta cognitiva da infância à idade adulta.

Segundo Piaget, a evolução mental da criança passa por quatro estágios determinados por um modelo genético universal, são eles:

  1. Estágio Sensório-Motor(de 0 aos 2 anos)

Nessa fase, as sensações e a coordenação motora são comandadas por meros reflexos. Nesse período, a criança começa a perceber o mundo ao seu redor dando início ao reconhecimento dos objetos.

  1. Estágio Pré-Operacional (dos 2 aos 7 anos)

Esse estágio se caracteriza pelo aparecimento da representação que pode ser definida como capacidade de distinguir o significante e o significado, capacidade a que Piaget chamou de “função simbólica”. Com o desenvolvimento da fala, a criança passa a nomear os objetos que a rodeiam.

Dos quatro aos sete anos, a criança passa a desenvolver o pensamento intuitivo. Aos poucos, pelo efeito de um equilíbrio crescente das assimilações e acomodações, a conservação progride até alcançar a estruturação de “agrupamentos” que o prepara para o período seguinte.

  1. Estágio Operacional Concreto (dos 7 aos 11 anos)

Esse estágio reúne sucessivas assimilações e acomodações levando ao progresso da cognição, adquirindo crescente plasticidade e a resolução concreta de alguns problemas.

  1. Estágio das Operações Formais (dos 11 aos 14 anos)

É caracterizado por uma nova forma de conduta diante dos problemas, que poderá começar por tentativas e erros, mas logo formulará mentalmente o painel das hipóteses possíveis. Este estágio se prolonga até a maturidade.

No prólogo da obra “A Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget” (1963), de John Flavell, Piaget assim se descreve:

“Naturalista e biólogo por formação, interessado nos problemas epistemológicos, sem haver realizado um estudo formal em psicologia, meu principal propósito foi sempre determinar as contribuições das atividades da pessoa e os aspectos restritivos dos objetos no processo de aquisição do conhecimento.”

Legado

Piaget é responsável por uma das maiores contribuições no campo da psicologia científica, na área específica do comportamento cognitivo, comparável, em importância, à desenvolvida por Freud no domínio da afetividade.

Sua teoria pode ser classificada em duas áreas principais: a que procura explicar a formação da estrutura cognitiva, tema central em sua psicologia evolutiva, e a que se desenvolve em torno da epistemologia genética.

As aplicações de sua teoria do desenvolvimento foram muito difundidas no campo pedagógico e na explicação da evolução da conduta cognitiva.

Em 1949 Piaget esteve o Rio de Janeiro como professor conferencista, e recebeu da Universidade do Brasil (depois Universidade Federal do Rio de Janeiro) o título de doutor honoris causa.

Em 1955, Jean Piaget fundou o Centro Internacional para Epistemologia Genética, em Genebra. Entre 1957 e 1973, publicou “Estudos da Epistemologia Genética”.

Piaget escreveu cerca de 100 livros e mais de 500 artigos científicos. A metodologia educacional criada por Jean Piaget passou a servir de modelo para diversas escolas em grande parte do mundo.

Jean Piaget faleceu em Genebra, na Suíça, no dia 16 de setembro de 1980.

Obras de Jean Piaget

  • A Linguagem e o Pensamento na Criança (1923)
  • O Juízo e o Raciocínio na Criança (1924)
  • A Causalidade Física na Criança (1927)
  • A representação do mundo na criança (1926)
  • O Juízo Moral na Criança (1932)
  • O Nascimento da Inteligência na Criança (1936)
  • A Formação do Símbolo na Criança: Imitação, Jogo e Sonho, Imagem e Representação (1945)
  • A Noção de Tempo na Criança (1946)
  • A Psicologia da Inteligência (1947)
  • A Epistemologia Genética: Sabedorias e Ilusões da Filosofia. Problemas de Psicologia Genética (1950)
  • A Construção do Real na Criança (1950)
  • Seis Estudos de Psicologia (1964)
  • A Psicologia da Criança (1966)
  • Psicologia e Pedagogia (1969)
  • Psicologia e Epistemologia: Para uma Teoria do Conhecimento (1971)
  • Para Onde Vai a Educação? (1973)

Frases de Jean Piaget

Os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios.

O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir.

A inteligência é o que você usa quando não sabe o que fazer.

O ser humano é ativo na construção de seu conhecimento e não uma massa 'disforme' a ser moldada pelo professor.

Os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios.

A primeira meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas; homens que sejam criadores, inventores, descobridores.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Vital Brazil (1865-1950) foi um médico, sanitarista e pesquisador brasileiro...
  • Josué de Castro (1908-1974) foi um médico, pesquisador e professor brasileiro...
  • Luigi Galvani (1737-1798) foi um médico e pesquisador italiano. Descobriu o p...
  • Henri Paul Hyacinthe Wallon (1879-1962) foi um psicólogo, filósofo, médico e...
  • Lev Vygotsky (1896-1934) foi um psicólogo bielo-russo que realizou diversas p...
  • Abraham Maslow (1908-1970) foi um psicólogo norte-americano, conhecido pela T...
  • Carl Rogers (1902-1987) foi um psicologo norte-americano. Desenvolveu a Psico...
  • Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) foi um psicólogo norte-americano, seguid...
  • John Watson (1878-1958) foi um psicólogo norte-americano que lançou as bases...
  • Gordon Allport (1897-1967) foi psicólogo norte-americano. Autor do livro Pers...