Jeff Bezos

Fundador da Amazon
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Jeff Bezos

Jeff Bezos (1964) é um empresário norte-americano, fundador e CEO da Amazon – site de e-commerce dos Estados Unidos.

Jeffrey Preston Bezos, conhecido como Jeff Bezos, nasceu em Albuquerque, Novo México, Estados Unidos, no dia 12 de janeiro de 1964.

Descendente de família judaica, seu pai, um artista circense, abandonou a casa depois de um ano de casado. Sua mãe, uma adolescente na época de seu nascimento, se casou novamente quando Jeffrey tinha quatro anos de idade.

Após o casamento a família mudou-se para Houston, no Texas. Seu avô materno era um diretor regional da comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos. Quando criança, Jeff Bezos passava os verões na fazenda do avô, no Sul do Texas, onde ele possuía uma grande extensão de terra.

Bezos foi aluno da River Oaks Elementary School era tido como o mais talentoso aluno da escola de superdotados no Texas.

Com apenas 12 anos de idade, Bezos desenvolveu um sistema matemático para avaliar o desempenho dos professores da 6.ª série.

Formação

Sua família mudou-se para Miami, na Flórida, onde Jeff ingressou na Miami Palmetto Senior Hight School. Nessa época, participou do Programa de Formação Científico Estudantil na Universidade da Flórida, recebendo uma medalha de Cavaleiro de 1982.

Ingressou na Universidade de Princeton, onde concluiu Engenharia Elétrica e Ciências da Computação, em 1986. Foi eleito para as sociedades de honra, Phi Beta Kappa e Tau Beta Pi. Foi o presidente da instituição Estudantes pela Exploração e Desenvolvimento do Espaço.

Depois de formado, Jeff Bezos trabalhou na Wall Streey, na área de informática, em seguida, trabalhou na Fitel, na construção de uma rede para o comércio internacional e em seguida, trabalhou no Bankers Trust e na De Slaw & Co.

Amazon

Em 1994, Bezos lançou seu site de e-commerce, a Amazon, uma loja virtual de livros, onde apostou tudo em uma época que havia apenas 40 milhões de internautas.

A Amazon começou com a venda de livros e depois se expandiu para uma grande variedade de produtos e serviços. Atualmente é a maior empresa online de vendas do mundo e também a maior fornecedora mundial de serviços de infraestrutura em nuvem através do Amazon Web Serviçes.

Projetos e lançamentos

A ambição de Bezos era ser o primeiro no mercado a comercializar tudo o que já havia sido produzido. No fim da década de 90, Jeff Bezos idealizou dois projetos: o primeiro, apelidado de Alexandria, que iria armazenar dois exemplares de cada livro escrito no decorrer da história da humanidade.

O outro, o Projeto Fargo (o nome é referência ao filme dos irmãos Coen), com a meta de encher galpões com um exemplar de cada produto já manufaturado. Por enquanto, nenhum deles foi concretizado.

Em 2013, Bezos comprou o The Washington Post, que apesar de entrar em um terreno inexplorado, como disse ele, promoveu grandes transformações digitais no jornal, que quase triplicou o tráfego on-line.

Em 2015, Bezos revolucionou a leitura digital com a versão tablet do seu principal dispositivo de leitura, o Kindle Fire, com capacidade de acesso à vasta nuvem da Amazon.

Em 2016 montou o melhor sistema de computação da nuvem, o Amazon Web Services, também conhecido como AWS.

Bezos foi também um dos responsáveis pelos investimentos iniciais para a criação do Google em 1998. Tem ainda uma série de investimentos empresariais que são gerenciados pela “Bezos Expeditions”, entre eles a Unity Biotechnology, uma empresa de pesquisa de extensão de vida que objetiva retardar ou parar o processo de envelhecimento.

Blue Origin

Em 2000, Jeff Bezos fundou a Blue Origin, empresa dedicada à exploração espacial. A empresa que foi mantida em segredo por alguns anos, tornou-se conhecida do público só em 2006.

Em 2015, a New Shepard, veículo espacial reutilizável da Blue Origin fez seu primeiro teste de voo atingindo a altura planejada de 1009 km. No retorno, comandado à distância, utilizando propulsores, pousou no local estipulado. A apenas 1,5 metros da plataforma.

O objetivo da Blue Origin é criar foguetes para ser o líder de uma futura indústria de turismo espacial, colonizar o espaço e fazer viagens para a Lua.

Fortuna

Em janeiro de 2018, após a inauguração da primeira loja da Amazon Go, uma rede automatizada de conveniência, em Seattle, Jeff Bezos tornou-se o homem mais rico da história, com uma fortuna de U$ 113 bilhões de dólares.

Em 2020, a revista Forbes declarou que Bezos alcançou uma fortuna de mais de U$ 200 bilhões de dólares, sendo a primeira pessoa a conquistar essa marca desde que a revista começou a divulgar os mais ricos, em 1982.

Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Mark Zuckerberg (1984) é o fundador do Facebook, a maior rede social do mundo...