Jean-Paul Sartre

Filósofo e escritor francês

Biografia e Vida

Jean-Paul Sartre (1905-1980) foi filósofo e escritor francês. "O Ser e o Nada" foi o seu principal trabalho filosófico. Foi um dos maiores representantes do pensamento existencialista na França, juntamente com Albert Camus e Simone de Beauvoir.

Jean-Paul Sartre (1905-1980) nasceu em Paris, França, no dia 21 de junho de 1905. Filho de Jean Baptiste Marie Eymard Sartre, oficial da Marinha Francesa e de Anne-Marie Sartre, ficou órfão de pai com dois anos de idade. Mudou-se com sua mãe para Meudon, para a casa de seus avós maternos. Teve uma boa formação literária. Aos 19 anos, ingressou no curso de Filosofia da Escola Normal Superior de Paris. Faz o mestrado em Filosofia, na Sorbonne, onde conhece sua futura companheira Simone de Beauvoir.

Sartre escreveu um romance, "A Lenda da Verdade", que não foi bem aceito pela crítica. Ganhou uma bolsa para o Instituto Francês em Berlim, para se dedicar ao estudo da fenomenologia do filósofo Edmund Husserl e as teorias existencialistas de Karls Jaspers e Martin Heidegger. Posteriormente, Sartre estudaria as obras de Kierkegaard. A partir desses estudos, Sartre elaborou sua própria ideia do existencialismo.

Sartre publicou importantes livros, entre romances, contos e ensaios, como forma de disseminar seus preceitos existencialistas: "A Náusea" (1938), "O Muro" (1939), "O Imaginário" (1940), além de diversas peças de teatro, entre elas, "As Moscas" (1943), no qual fez uso da lenda grega para simbolizar o domínio alemão sobre a França na Segunda Guerra, "A Idade da Razão" (1945), entre outras.

Seu trabalho filosófico principal foi "O Ser e o Nada", publicado em 1943, onde tenta caracterizar as estruturas fundamentais da existência humana descrevendo o choque entre a consciência e o mundo objetivo, de forma a destacar a característica que definia o ser humano, sua liberdade.

Sartre era um intelectual engajado com os movimentos sociais na França. Era filiado ao Partido Comunista francês e apoiou a invasão comunista na Hungria feita pelo ditador soviético Stálin, sendo criticado posteriormente por intelectuais liberais, pela atitude contraditória com os ideais de liberdade que o filósofo pregava. Foi homenageado com o Prêmio Nobel de Literatura, mas se recusou a recebê-lo.

Jean-Paul Charles Aymard Sartre morreu em Paris, França, no dia 15 de abril de 1980. Seus restos mortais foram sepultados no Cemitério de Montparnasse, onde também está sepultada sua companheira Simone de Beauvoir.

Resumo da biografia de Jean-Paul Sartre

Quem foi: Filósofo e escritor francês
Data do Nascimento: 21/06/1905
Data da Morte: 15/04/1980 (aos 74 anos)
Última atualização: 24/03/2016

Biografias Relacionadas
« Jean-Jacques Rousseau« Jean-Paul Marat«Jean-Paul Sartre»Jean Piaget »Jeff Bezos »