Blaise Pascal

Filósofo francês

Biografia de Blaise Pascal

Blaise Pascal (1623-1662) foi um físico, matemático, filósofo e teólogo francês. Criador da Teoria das Probabilidades e da "Máquina Aritmética".

Blaise Pascal (1623-1662) nasceu em Clemont-Ferrand, França, no dia 19 de junho de 1623. Recebeu uma boa educação, baseada em sólidos princípios morais, concomitante ao ensino da história e filosofia. Órfão de mãe desde cedo, teve a sua educação aos cuidados do pai. Prodígio, aos 11 anos escreveu um tratado sobre os sons, baseado nas suas experiências. Aos 17, inventou a “máquina aritmética”, que evoluiria para a máquina de calcular.

Sua trajetória se deu, em boa parte, nos estudos do cálculo e das ciências. Ampliou a teoria de Torricelli sobre a pressão atmosférica, criou ramos da matemática como a geometria projetiva e a teoria probabilística e desenvolveu estudos sobre o cálculo infinitesimal. Aos 30 anos, Pascal passou a se interessar por questões religiosas, principalmente ligadas aos milagres, depois da cura da sua sobrinha de uma doença considerada incurável.

Blaise Pascal envolveu-se com o jansenismo, uma corrente de pensamento que difundia a ideia de que a razão era a “mãe das heresias”. Desde então, passou a ter uma vida reclusa, cultivando sempre a contemplação religiosa.

Obras importantes de Pascal: “Dedicatória a Monsenhor Chanceler Acerca da Nova Máquina Inventada pelo Senhor Blaise Pascal “(1645), “Novas Experiências Sobre o Vácuo” (1647), “Generatio Conisectionum” (1648),” Primeira Carta Circular Relativa à Cicloide” (1658) e “Oração para o Bom Uso das Doenças" (1659).

Blaise Pascal faleceu em Paris, França, no dia 19 de agosto de 1662.

Biografias Relacionadas

Última atualização: 06/12/2016