John Wesley

Pastor metodista britânico

Biografia de John Wesley

John Wesley (1703-1791) foi um reverendo anglicano e teólogo britânico. Foi o líder e precursor do Movimento Metodista ocorrido na Inglaterra no século XVIII.

John Wesley nasceu em Epworth, na Inglaterra, no dia 17 de junho de 1703. Filho de um sacerdote anglicano foi o décimo quinto filho de uma família de dezenove irmãos.

Estudou durante seis anos na escola de Charterhouse, em Londres. Em 1720 foi para a Christ Church College, em Oxford. Em 1726 foi eleito membro da Lincoln College.

John Wesley foi ordenado diácono para o Ministério Anglicano, em 1728, e passou a acompanhar seu pai na direção da Igreja Anglicana.

Os Metodistas

Em Oxford, Wesley se reunia com um grupo de estudantes, entre eles, seu irmão Charles Wesley e o pastor Jorge Whitefield, com a finalidade de estudar as Escrituras e praticar a religião com fidelidade.

Devido à ênfase dada ao estudo metódico o grupo ficou conhecido como “Associação dos Metodistas”.

Logo John Wesley assumiu a liderança do grupo, cujas atividades religiosas incluíam, várias práticas devotas, como comungar uma vez por semana, orar diariamente, além de reservar três horas diárias para estudar a Bíblia. 

Nessa época, a Inglaterra vivia uma Revolução Industrial, e o número de desempregados e mendigos era enorme, levando o grupo a se interessar pela questão social e pela miséria.

Passou a fazer pregações, onde reunia um grande número de pessoas na Inglaterra e na Irlanda. Fez campanhas para diversas questões sociais, entre elas, a reforma do sistema educacional e prisional.

Evangelização na Geórgia

Após a morte de seu pai, Wesley estava cheio de dúvidas e aceitou o convite para evangelizar a colônia americana da Geórgia.

A bordo de um navio, seguiu em viagem para os Estados Unidos, onde permaneceu entre 1736 a 1738. Na Geórgia, Wesley atraia uma multidão para ouvir suas pregações.

Ruptura com a Igreja Anglicana

Apesar de Wesley ter a intenção de permanecer como membro da Igreja Anglicana, em 1740, o bispo de Londres negou-se a ordenar fiéis para atuarem nos Estados Unidos. Wesley chamou para si essa missão.

Quando os seus seguidores foram excluídos da comunhão, ele passou a administrar a comunhão durante as suas reuniões.

Como os púlpitos da Igreja Anglicana estavam fechados para os irmãos Wesley e para Whitefield, este decidiu fazer as pregações ao ar livre, o que fez um enorme sucesso, e logo os irmãos Wesley seguiram o mesmo exemplo.

John e Charles organizaram pequenas sociedades e classe dentro da Igreja da Inglaterra, com o objetivo de estudar a Bíblia, orar e pregar. A partir de 1784, as sociedades metodistas passaram a atuar independentemente.

Seus trabalhos logo foram difundidos em vários países, principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra, reunindo milhares de integrantes, deixando um legado de 300 pregadores itinerantes e mil pregadores locais.

Só após a morte de Wesley, a Igreja Metodista se organizou como Igreja propriamente formada. Primeiro nos Estados Unidos e depois na Inglaterra.

John Wesley faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 02 de março de 1791.

Frases de John Wesley

  • Cuidado para não ser tragado pelos livros! Um grama de amor vale mais que um quilo de conhecimento.
  • Eu me coloco em chamas, e o povo vem para me ver queimar.
  • Dai-me cem homens que nada temam senão o pecado, e que nada desejam senão a Deus, e eu abalarei o mundo.
  • Por que toda vida eu faço as mesmas coisas e cometo os mesmo erros se sei que estes erros vão me deixar mal?
  • Não me preocupo com o que pode acontecer daqui a cem anos. Aquele que governava o mundo antes de eu nascer cuidará disso igualmente, quando eu estiver morto. A minha parte é melhorar o momento presente.

Última atualização: 22/06/2020

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Smith Wigglesworth (1859-1947) foi um pastor e escritor inglês, um importante...
  • Max Lucado (1955)é um pastor evangélico e escritor norte-americano. Vendeu cer...
  • Joseph John Thomson (1856-1940) foi um físico britânico. Descobriu o elétron...
  • Arthur Conan Doyle (1859-1903) foi um escritor e médico britânico, autor das...
  • Winston Churchill (1874-1965) foi político britânico. Foi Ministro da Guerra...
  • C. S. Lewis (1898-1963) foi um escritor, professor e crítico literário britân...
  • Anthony Giddens (1938) é um sociólogo, conferencista e professor britânico, r...
  • Elton John (1947) é um cantor, compositor, pianista e produtor inglês, um dos...
  • Bertrand Russell (1872-1970) foi o mais influente filósofo britânico do sécul...
  • Joseph Conrad (1857-1924) foi um escritor britânico, mais conhecido pelas obr...