Smith Wigglesworth

Pastor inglês

Biografia de Smith Wigglesworth

Smith Wigglesworth (1859-1947) foi um pastor e escritor inglês, um importante pregador da fé cristã.

Smith Wigglesworth (1859-1947) nasceu em Menston, Yorkshire, Inglaterra, no dia 8 de junho de 1859. Cresceu em uma família humilde e com seis anos ajudava seu pai na lavoura. Com sete anos acompanhava seu pai no trabalho em uma fábrica de tecidos de lã. Aprendeu as primeiras letras com sua mãe, estudando em uma velha bíblia. Sua avó era cristã e fazia questão de leva-lo à igreja. Com oito anos começou a participar dos cantos de louvor.

Com 13 anos de idade, sua família mudou-se para a cidade de Bradford e lá começou a participar ativamente da Igreja Metodista Wesleyana. Estava sempre acompanhado do Novo Testamento. Nessa época, junto com outros jovens, foi convidado pela igreja para participar de uma reunião especial de pregação. Ao subir no púlpito ele pregou durante 15 minutos. Terminada a pregação ele foi surpreendido com aplausos e gritos de entusiasmo.

Quando Smith Wigglesworth tinha 17 anos aprendeu a profissão de encanador. Em 1882 casou-se com Mary Jane Featherstone, conhecida por Polly, uma jovem metodista, nascida em uma família de posses, mas que havia deixado o luxo da sociedade para pregar junto com Exército da Salvação. Com sua esposa, aprendeu realmente a ler e a Bíblia foi seu único livro de leitura.

Durante seus cultos, Polly convidava Smith para participar das pregações, mas ele declarava que nunca mais falaria em público outra vez. Em 1907 recebeu o batismo do Espírito Santo e a partir desse momento sentiu sua vida ser transformada. No domingo seguinte ele foi à igreja e pregou com grande clareza.

Aos poucos, passou a entender que as enfermidades eram coisa do diabo e que poderiam ser curadas. Por volta de 1890 ele viajou para Leds e visitando uma igreja ficou impressionado com um culto de cura divina. Em 1900 aconteceu sua primeira experiência de cura e não parou mais. Sua vida foi um exemplo de fé e de vontade de servir a Deus.   

Smith Wigglesworth deixou uma extensa obra sobre sua crença. No livro “A União do Espírito” o autor reúne suas mensagens de fé. Na obra “Atreva-se a Crer”, o pastor traz trechos dos ensinamentos da religião levando o leitor a crer em Deus e que dessa forma a crença poderá transformar as pessoas para que elas se tornem exemplo de fé. Ele mostra ao leitor que é necessário ler a Bíblia e estar atento à voz de Deus. O livro traz meditações sobre esses princípios reforçando que o leitor deve crer.

Smith Wigglesworth faleceu em Wakefield, Inglaterra, no dia 12 de março de 1947.

Veja também as biografias de:
  • John Wesley (1703-1791) foi um reverendo anglicano e teólogo britânico. Foi o...
  • Max Lucado (1955)é um pastor evangélico e escritor norte-americano. Vendeu cer...
  • Isaac Newton (1643-1727) foi um cientista inglês. Descobriu a Lei da Gravitaç...
  • Charles Darwin (1809-1882) foi um naturalista inglês, autor do livro Da Orige...
  • John Locke (1632-1704) foi um filósofo inglês, um dos principais representant...
  • Stephen Hawking (1942-2018) foi um físico inglês que apesar de paralisado por...
  • Alan Turing (1912-1954) foi um matemático britânico, pioneiro da computação,...
  • Francis Bacon (1561-1626) foi um filósofo, político e ensaísta inglês. Foi gr...
  • Alexander Fleming (1881-1955) foi um médico inglês, que descobriu a penicilin...
  • John Lennon (1940-1980) foi um músico inglês, líder da banda The Beatles, con...

Última atualização: 24/04/2017

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.