John Lennon

Músico inglês
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de John Lennon

John Lennon (1940-1980) foi um músico inglês, líder e guitarrista da maior banda de rock de todos os tempos, Os Beatles. Sua canção "Imagine" se tornou uma espécie de hino à paz mundial.

John Winston Lennon nasceu em Liverpool, na Inglaterra, no dia 9 de outubro de 1940. Era filho do marinheiro Alfred Lennon e de Júlia Stanley. O Winston de seu nome foi uma homenagem a Winston Churchill.

Infância e início da carreira

Depois da separação de seus pais, John foi morar com sua tia Mimi, irmã de sua mãe. Em 1946, John ingressou na Dovedale Primary School, em Liverpool. Em 1952 entrou na Quarrybook High School, também em Liperpool. John recebia com frequência a visita de sua mãe.

Em 1955, John começou a tocar com alguns amigos da escola, e o grupo ganhou o nome de Quarrymen. No dia 15 de junho de 1956, John é apresentado a Paul McCarrtney que passa a integrar o grupo.

Em 1957, John entra para o Liverpool Art College, onde conhece Cynthia Powell, que será sua futura esposa. Em 1958 foi a vez de George Harrison juntar-se ao grupo.

No dia 15 de julho de 1958, sua mãe morreu atropelada na frente de casa, quando atravessava a rua. Mais tarde ela foi lembrada nas canções Júlia e em My Mummy’s Dead.

Em 1959 os Quarrymen mudaram de nome várias vezes e acabaram sendo Moondogs. Nessa época, fizeram uma temporada no recém-inaugurado Casban Club.

Beatles

Em 1960, o grupo Moondogs, formado por John Lennon ganhou o nome de Beatles e tocou no Caven Club. O primeiro compromisso internacional foi uma temporada em Hamburgo, Alemanha.

john lennoon

Em 1962 foi a vez de Ringo Star ser convidado para fazer parte do conjunto, criando assim, a formação definitiva dos Beatles. Nesse mesmo ano, realizaram nova temporada em Hamburgo, onde ficaram durante três meses. No dia 23 de agosto de 1962, John casa-se com Cynthia Powell.

Em 1963 foi lançado na Inglaterra o primeiro LP do grupo “Please, Please Me. Rapidamente, os Beatles estavam em todas as paradas da Inglaterra. Em 1964 a “beatlemania” se espalhou por vários países.

Em 1966, os Beatles lançam o álbum Revolver e em junho do ano seguinte lançam Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band, seu álbum mais importante.

Várias músicas de sucesso do grupo são de autoria de Paul McCartney e John Lennon, entre elas: Love Me Do, Eleanor Rigby, Yellow Submarine e Ticket to Ride.

Os Beatles venderam mais de 800 milhões de álbuns em todo o mundo, sendo considerada a banda mais bem sucedida da história da música.

Nos meses de julho e agosto os Beatles gravaram Abbery Read, que seria a última gravação do conjunto.

Em setembro de 1969 John Lennon deixou os Beatles, porém não informou à mídia. Em 1970 em uma entrevista declarou: “Eu comecei a banda, eu terminei a banda, é simples assim”. Nesse mesmo ano foi lançado o álbum Let It Be, gravado há mais de um ano.

O envolvimento de John Lennon com as drogas e os desentendimentos entre os integrantes foram os motivos que a mídia encontrou para a separação do grupo.

John Lennon e Yoko Ono

No dia 9 de novembro de 1966, John Lennon conheceu a artista plástica japonesa Yoko Ono, que foi para uma exposição de sua obra na Indica Gallery, em Londres.

Em 1967, John Lennon interrompeu as filmagens de Magical Mistery Tour para comparecer a uma nova exposição de Yoko. Em dezembro foi inaugurada a loja Beatles Apple. A maçã foi ideia de Yoko.

Em maio de 1968, Yoko visitou John em sua casa de campo. Em outubro, ambos são presos por porte de drogas. Em novembro ele e Cynthia se divorciam.

Em 20 de março de 1969, John e Yoko casam-se secretamente no rochedo de Gibraltar. Em 22 de abril, John tira o Winston de seu nome substituindo-o por Ono, em cerimônia oficial.

Em 16 de maio eles estão a caminho dos Estados Unidos quando são avisados que não poderão entrar, em razão da condenação, no ano anterior, por porte de drogas.

John e Yoko seguem para o Canadá e em Toronto fazem um protesto em favor da paz, passando dez dias na cama. O evento foi intitulado Bed-in e serviu de protesto contra a Guerra do Vietnã.

john lennon

Com o fim dos Beatles, em 1970, Lennon já tinha causado polêmica com o álbum "Two Virgins", cuja capa, aparecia ele e Yoko nus.

Em setembro de 1971 Lennon lançou o disco “Imagine - John Lennon”, que atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso com 10 faixas de sua autoria, entre elas: Imagine, Crippled Inside, Jealous Guy, Give Me Some Truth e How?

Durante os anos 70, o casal participou de movimentos e campanhas contra a Guerra do Vietnã e se juntou a ativistas como Jerry Rubin, Abbie Hofmann e Angela Davis, o que lhe causou sérios problemas com o governo americano.

Após um período de separação, Lennon reconciliou-se com Yoko, e conseguiu o visto de permanência nos EUA. Depois de 5 anos de reclusão, voltou a lançar um álbum, o “Double Fantasy”, em 1980.

Filhos

John Lennon foi pai de dois filhos, Julian Lennon com Cynthia Powell, nascido em Liverpool em 8 de abril de 1963, e Sean Lennon com Yoko Ono, nascido em 9 de outubro de 1975 em Nova Iorque.

Assassinato

No dia 8 de dezembro de 1980, John Lennon e Yoko Ono retornavam ao seu apartamento no edifício Dakotta, em Manhattan, Nova Iorque, quando ao descer da limusine para entrar no prédio John Lennon foi atingido por quatro tiros nas costas. Sua morte causou a maior comoção da história do pop-rock.

Os restos mortais de John Lennon foram cremados e Yoko Ono espalhou suas cinzas no Central Park. John morreu com apenas 40 anos de idade.

Frases de John Lennon

"As pessoas estão sempre vendo apenas pequenos fragmentos, mas eu tenho e vejo o todo... não só na minha própria vida, mas o universo todo, o jogo todo."

"Eu já era um tipo original no jardim da infância. Eu era diferente dos outros... Quando tinha mais ou menos doze anos eu costumava pensar: eu devo ser um gênio, mas ninguém percebe."

"Uma parte de mim suspeita que eu sou um perdedor e outra parte de mim pensa que sou Deus todo-poderoso."

"A coisa de que mais tenho medo é de envelhecer. Os velhos têm ressentimentos dos jovens e vice-versa."

"Eu pensava de verdade que todos nós seríamos salvos pelo amor."

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Robert Pattinson (1986) é ator, modelo e músico inglês. Sua atuação mais conh...
  • Luiz Gonzaga (1912-1989) foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compo...
  • Caetano Veloso (1942) é um músico brasileiro, um dos criadores do movimento t...
  • Gilberto Gil (1942) é um músico brasileiro, um dos criadores do Movimento Tro...
  • Renato Russo (1960-1996) foi um músico brasileiro, cantor e compositor da ban...
  • Raul Seixas (1945-1989) foi um cantor, compositor, guitarrista e produtor bra...
  • Bob Marley (1945-1981) foi um cantor e compositor jamaicano, que consolidou o...
  • Johann Sebastian Bach (1685-1750) foi um músico, compositor e organista alemã...
  • Toquinho (1946) é um cantor, compositor e violonista brasileiro. É conhecido...
  • Pixinguinha (1897-1973) foi músico brasileiro, autor da música "Carinhoso". É...