Yoko Ono

Artista plástica japonesa
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Yoko Ono

Yoko Ono (1933) é uma artista plástica vanguardista, cantora e cineasta japonesa, radicada nos Estados Unidos. Tornou-se mundialmente conhecida após se casar com o cantor e compositor John Lennon, integrante dos Beatles.

Yoko Ono nasceu em Tóquio, Japão, no dia 18 de fevereiro de 1933. Filha de Yeisuke One, descendente de um imperador do Japão do século IX, pianista e executivo de um banco, e de Isoko Ono, que era neta do fundador do Banco Yasuda. Transferido para os Estados Unidos não viu sua filha nascer.

Dois anos depois, Yoko e a mãe se mudaram para os Estados Unidos, mas dois anos depois estavam de volta para o Japão. Nessa época, Yoko ingressou na Gakushuin, uma tradicional escola de Tóquio, onde conheceu Akihito, futuro imperador do Japão.

Durante os bombardeios de 1945, na Segunda Guerra Mundial, Yoko e sua família permaneceram em Tóquio e em seguida se refugiaram nas montanhas em Karuizawa. Com o fim da guerra, Yoko retornou à escola. Em 1951 ingressou na Universidade Gakushuin onde iniciou o curso de filosofia, porém deixou a faculdade depois de seis meses.

Em 1952, Yoko Ono se mudou com seus pais para Nova Iorque. Ingressou na Sarah Lawrence College. Nessa época passou a frequentar aulas de música.

A carreira artística de Yoko Ono teve início na década de 50, quando junto com John Cage e o coreógrafo Mercy Cunningham fundaram o grupo Fluxos, que atraiu artistas de várias tendências de vanguarda. Na década de 60, produziu vários filmes experimentais, entre eles, Bottoms (1967) e Rape (1969).

Casamentos

O primeiro casamento de Yoko Ono foi com o pianista Toshi Ichyanagi com quem se mudou para Manhattan. Em 1962, depois de se separar de Toshi, ela retornou ao Japão. Nessa época, conheceu o músico Anthony Cox e do relacionamento ficou grávida. De volta aos Estados Unidos eles se casaram, mas o casamento foi anulado, pois Yoko não havia oficializado seu divórcio com Toshi.

Voltaram a se casar em 6 de junho de 1963, e em 8 de agosto nasceu sua filha Kyoko Chan Cox. O casamento logo se desfez e o casal passou a lutar na justiça pela guarda da filha, que em 1971 passou a viver na clandestinidade, levada pelo pai. Yoko só voltou a ter contato com a filha, em 1994.

Yoko Ono e John Lennon

Em 1966, Yoko Ono conheceu John Lennon durante uma exposição em Londres. Na época, John integrava o grupo Os Beatles e era casado com Cynthia Powell. John e Yoko iniciaram uma amizade e começaram a realizar diversos eventos artísticos juntos. No dia 20 de março de 1969, se casam em Gibraltar, algumas semanas antes da oficialização do divórcio de John e Cynthia.

Yoko e Lennon passaram a apoiar e incentivar os protestos públicos contra a Guerra do Vietnã. Nesse mesmo ano, fizeram uma campanha em favor da paz, quando eles permaneceram um mês na cama, evento intitulado “Bed-in”.

yoko ono

Yoko Ono colaborou com alguns álbuns dos Beatles, assim como integrou o vocal de apoio. No fim da década de 60, John Lennon resolveu se desligar do grupo e em 1970 o conjunto se desfez. Yoko Ono passou a ser acusada do fim da banda que fazia sucesso em todo o mundo.

Com o fim dos Beatles, em 1970, Yoko e Lennon causaram polêmica com o lançamento do álbum “Two Virgins”, no qual aparecem nus na capa. Ainda em 1970, Yoko e Lennon formaram o grupo Plastic One Band, que tocou com outros artistas e lançou alguns discos, entre eles, "Live Peace in Toronto", "John Lennon / Plastic Ono Band" e "Flay", voltado para o rock psicodélico.

Em 1973, Yoko e Lenon se separam e passam a atuar individualmente, mas em 1975 eles se reconciliam e no dia 9 de outubro nasce Sean Lennon, que veio a se tornar cantor, compositor e guitarrista. Yoko e Lennon se afastam da mídia e se dedicar mais a vida doméstica, mas no dia 8 de dezembro de 1980, John Lennon foi assassinado na entrada do prédio onde morava em Nova Iorque.

Após a morte de Lennon, Yoko se isolou por um longo período, até voltar a lançar novos discos. Em 1984 lançou um álbum em memória de John Lennon “Every Man Has A Woman”, com canções de Yoko Ono.

Na década de 90, lançou seis CDs reunindo todas as suas obras. Em 2001, realizou uma exposição retrospectiva dos 40 anos com “Yes Yoko Ono”. Em fevereiro de 2007, lançou o disco “Yes, I’m a Witch”. Hoje vive em Nova Iorque.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Yayoi Kusama é um dos maiores nomes da arte contemporânea e trabalha principa...
  • Lygia Clark (1920-1988) foi uma pintora e escultora brasileira. Abdicou do ró...
  • Adriana Varejão (1964) é uma reconhecida e premiada artista plástica brasilei...
  • Tomie Ohtake (1913-2015) foi uma pintora, gravadora e escultora japonesa natu...
  • Elisa Lucinda é uma multiartista brasileira. Atriz, cantora, escritora e poet...
  • Prince (1958-2016) foi um importante artista da música norte-americana. Atuou...
  • Tom Zé (1936) é um cantor, compositor, performer, arranjador e escritor brasi...
  • Antonio Nóbrega (1952) é um artista brasileiro. Músico, cantor, ator e divulg...
  • Aloísio Magalhães (1927-1982) foi um importante artista plástico, designer a...
  • Vik Muniz (1961) é artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor, é conheci...