Lygia Clark

Artista plástica brasileira
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Lygia Clark

Lygia Clark (1920-1988) foi uma pintora e escultora brasileira da arte geométrica. Abdicou do rótulo de artista, exigindo ser chamada de “propositora”.

Lygia Pimentel Lins, conhecida como Lygia Clark (sobrenome do seu marido), nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1920. Em 1947, já casada e com três filhos, mudou-se para o Rio de Janeiro e iniciou-se na arte da pintura sob a orientação do artista plástico Burle Marx.

Em 1950 Lygia foi morar em Paris, onde permaneceu até 1952. Nessa época, estudou com Fernand Léger, Arpad Szens e Isaac Dobrinsky, e expôs na Galeria do Institut Endoplastique de Paris.

De volta ao Rio de Janeiro, expôs seus quadros e se integrou o Grupo Frente, com Ivan Serpa e outros e à vanguarda do movimento concretista

Entre 1954 e 1957 desenvolveu uma pintura construtivista, com o uso do branco e do preto, com tinta industrial. Mudou a natureza e o sentido dos quadros, estendendo a cor até à moldura, anulando-a ou até mesmo trazendo ela para dentro do quadro. É o que a artista denominou de “Linha Orgânica”.

É dessa época a série de telas “Planos em Superfície Modulada”. Obras em composição de tinta industrial sobre madeira. No ano seguinte, as telas foram apresentadas na Bienal de Veneza.

L

Lygia Clark

Em 1959, com o objetivo de estabelecer uma nova linguagem abstrata na arte brasileira, Lygia assinou o “Manifesto Neoconcreto”. Nesse mesmo ano, participou da Primeira Exposição Nacional de Arte Neoconcreta, no MAM, no Rio de Janeiro, junto com Lygia Pape, Amílcar de Castro, Sérgio Camargo, Ferreira Gullar, entre outros artistas.

Em 1964, Lygia Clark lecionou no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Entre os anos de 1960 e 1964 criou a série “Bicho”: esculturas metálicas geométricas que se articulavam por meio de dobradiças, onde buscava a participação do público:

Lygia Clark

Lygia Clark

Entre outros trabalhos da artista destaca-se a exposição “Nostalgia do Corpo” (1968), que permite ao público sentir coisas simples, como o sopro da respiração e o contato com uma pedra na palma da mão.

 “A Casa é o Corpo: Labirinto” é uma estrutura de oito metros que possui duas estruturas laterais e o centro é um grande balão de plástico com as extremidades fechadas com elásticos onde as pessoas podem percorrer e ativar diversas sensações.

Lygia Clark

"Ovo mortalha", com a mesma proposta da obra anterior, é uma bolha de plástico em que o público pode entrar e se conectar com novas experiências sensoriais.

Lygia Clark

Entre 1970 e 1975, Lygia morou em Paris. Nessa época, lecionou no curso de Comunicação gestual na Faculdade de Artes Plásticas St. Charles, na Sorbonne, quando desenvolveu diversas experiências terapêuticas com seus alunos, fazendo uso de objetos sensoriais.

Voltada para a liberação da criatividade, as vivência pessoais e as possibilidades do corpo, afirmou: “Não há mais obra, tudo  agora é gestual, lúdico, sensorial e coletivo.

De volta ao Rio de Janeiro, se dedicou ao estudo das possibilidades terapêuticas da arte sensorial e dos objetos relacionados. Passou a dar consultas terapêuticas particulares, entre 1978 e 1985, considerando seu trabalho definitivamente alheio à arte e próximo à psicanálise.

A obra de Lygia Clark ganhou reconhecimento internacional com retrospectivas em diversas capitais internacionais.

Lygia Clark faleceu no Rio de Janeiro, no dia 25 de abril de 1988.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Adriana Varejão (1964) é uma reconhecida e premiada artista plástica brasilei...
  • Yayoi Kusama é um dos maiores nomes da arte contemporânea e trabalha principa...
  • Yoko Ono (1933) é uma artista plástica vanguardista, cantora e cineasta japon...
  • Elisa Lucinda é uma multiartista brasileira. Atriz, cantora, escritora e poet...
  • Prince (1958-2016) foi um importante artista da música norte-americana. Atuou...
  • Elke Maravilha foi uma atriz, modelo e apresentadora alemã que viveu e fez ca...
  • Antonio Nóbrega (1952) é um artista brasileiro. Músico, cantor, ator e divulg...
  • Tom Zé (1936) é um cantor, compositor, performer, arranjador e escritor brasi...
  • Aloísio Magalhães (1927-1982) foi um importante artista plástico, designer a...
  • Vik Muniz (1961) é artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor, é conheci...