Yuval Noah Harari

Escritor israelense
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Yuval Noah Harari

Yuval Noah Harari (19976) é um historiador, professor, escritor e pensador israelense. Sua obra-prima, Sapiens – Uma Breve História da Humanidade, o consagrou como um dos pensadores mais brilhantes da atualidade.

Yuval Noah Harari nasceu em Qiryat Atta, Israel, no dia 24 de fevereiro de 1976. Filho de judeus. Estudou História e Relações Internacionais na Universidade Hebraica de Jerusalém.

Em 2002 concluiu o ph.D. em História pela Universidade de Oxford na Inglaterra. Tornou-se professor de História do Mundo na Universidade Hebraica de Jerusalém.

Inicialmente, Harari se especializou em história mundial, história medieval e história militar. Publicou diversos artigos sobre história militar, entre eles: "Estratégia e Abastecimento no século XIV", "Campanhas de Invasão na Europa Oriental" (2000) e "Memórias Militares: Um Panorama Histórico do Gênero Desde a Idade Média até a Era Moderna" (2007).

Em 2009 e 2012, Harari ganhou o “Prêmio Polonski” pela Criatividade e Originalidade. Ganhou o “Award” da Society for Military History. Em 2012 foi eleito para a Academia Jovem Israelita de Ciências.

Livros

Em 2014, Harari publicou, Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, que se transformou um sucesso internacional e se tornou um dos 10 bestsellers do New York Times.

Em Sapiens, Harari aplica, de maneira acessível, uma fascinante narrativa histórica a todas as instâncias do percurso humano sobre a terra, desde a evolução do Homo Sapiens até a revolução política e tecnológica do século XXI. Em 2015, Sapiens ganhou o Prêmio de Livro Wenjin da China.

Em 2016, Harari publicou, Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã, um livro que relata e examina os grandes projetos futuros que a humanidade enfrenta no século XXI. O livro foi aclamado pelo público e pela crítica. Homo Deus foi reconhecido como o ‘Livro Sábio do Ano’ pela Universidade Jagiellonian de Cracóvia.

Em 2018, Harari lançou 21 Lições Para o Século 21 no qual ele focou nas maiores questões do momento, no que está realmente acontecendo agora, quais são os maiores desafios e escolhas da atualidade e em que devemos prestar atenção. Em 2019, 21 Lições Para o Século 21 foi homenageado como "Livro do Conhecimento do Ano" pela revista alemã Bild der Wissenschaft,

Sapienship.

Após o sucesso internacional de seus livros, em 2019, Harari co-fundou, junto com seu companheiro e assessor, a Sapienship, uma empresa de impacto social com projetos nas áreas de entretenimento e educação, cujo principal objetivo é focar o debate público sobre os desafios globais mais importantes que o mundo enfrenta hoje.

Reconhecimento internacional

Em 2019, Harari participou de uma discussão sobre tecnologia e o futuro da sociedade com o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg.

Harari foi palestrante no Foro de Davos em 2020 quando discorreu sobre o futuro da humanidade.

Já debateu sobre questões globais com diversos chefes de estado, entre eles, o presidente francês Emmanuel Macron, o chanceler austríaco Sebastian Kurz, a ex-chanceler alemã Angela Merkel e o prefeito de Xangai Ying Yong.

Harari escreve artigos para publicações como o The Guardian, The Financial Times, The New York Times, TIME e The Economist.

Em 2021, Harari foi agraciado com o Prêmio Honorário da Associação de Correspondentes da Imprensa Estrangeira dos Estados Unidos.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Monteiro Lobato (1882-1948) foi escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pic...
  • Lima Barreto (1881-1922) foi um escritor brasileiro, o romancista da primeira...
  • Ariano Suassuna (1927 - 2014) foi um escritor brasileiro. O Auto da Compadeci...
  • Graciliano Ramos (1892-1953) foi um escritor brasileiro. O romance "Vidas Sec...
  • Euclides da Cunha (1866-1909) foi um escritor brasileiro, autor da obra "Os S...
  • Jorge Amado (1912-2001) foi um escritor brasileiro. O romance "Gabriela Cravo...
  • Mário de Andrade (1893-1945) foi um escritor brasileiro. Publicou "Pauliceia...
  • Aluísio Azevedo (1875-1913) foi um escritor brasileiro. "O Mulato" foi o roma...
  • Oswald de Andrade (1890-1954) foi um escritor brasileiro. Fundou junto com Ta...
  • Eça de Queirós (1845-1900) foi um escritor português. "O Crime do Padre Amaro...