Zacarias
Biografia de Zacarias
Zacarias (1934-1990) é o nome do alter-ego e personagem interpretado por Mauro Faccio Gonçalves durante a maior parte de sua carreira.
Junto com Didi, Dedé e Mussum, Zacarias integrou o grupo humorístico Os Trapalhões, atuando nele por 16 anos entre a década de 1970 e 1980.
O jeito ingênuo, tímido e meigo de Zacarias era uma característica marcante do personagem, além do riso fácil e estridente. Assim, fez enorme sucesso no Brasil, principalmente entre o público infantil.
Em 1990 o ator adoeceu e se isolou em sua casa, falecendo em março em decorrência da saúde debilitada.
Primeiros anos e início da carreira
Nascido em 1934 no dia 18 de janeiro na cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais, Mauro veio de uma família numerosa, sendo ele o mais velho de onze filhos.
Se interessou pelo teatro ainda criança e atuava em peças no grêmio teatral de Sete Lagoas. Aos vinte anos estreou na Rádio Cultura de Sete Lagoas.
Se formou em contabilidade e trabalhou em diversas atividades antes de emplacar como ator. Chegou a começar o curso de arquitetura em Belo Horizonte, mas abandonou porque foi convidado a trabalhar na Rádio Inconfidência e na TV Itacolomi.
Em 1963 se mudou para o Rio de Janeiro incentivado pelo humorista Manoel da Nóbrega. Em terras cariocas trabalhou na TV Excelsior, TV Rio, TV Record e TV Tupi.
Zacarias e Os Trapalhões
A primeira aparição de Zacarias aconteceu na TV Tupi, no programa Café sem Concerto. Na ocasião, o personagem era um garçom engraçado e atrapalhado.
Renato Aragão, o Didi, já protagonizava um programa chamado Adoráveis Trapalhões e convidou Mauro para integrar a trupe.
Assim, em 1974 nasce oficialmente Zacarias como um dos trapalhões, quando o programa era exibido na TV Tupi. Ele foi o último a entrar no grupo.
Em janeiro de 1977 o quarteto passa a integrar a grade de programação da TV Globo, permanecendo no ar até 1994.
Zacarias atuou em mais de vinte filmes com Os Trapalhões e em três filmes sozinho, antes de entrar no programa.
Uma curiosidade é que o nome Zacarias foi modificado pelo ator em determinado momento, sendo retirado o "s" ao final, mas "Zacaria" não ficou popular, o público e mídia o continuaram chamando de Zacarias.
Vida pessoal e morte
Reservado, a vida pessoal de Mauro não era muito conhecida do público. Ele foi casado com a atriz e dubladora Selma Lopes entre 1958 e 1963, com quem teve a filha Maria Laura e com quem manteve a amizade até o fim da vida.
Mauro também teve um relacionamento com a cantora Waleska. Especula-se que era bissexual, o que nunca foi assumido publicamente.
Por conta das circunstâncias misteriosas do falecimento do humorista, que adoeceu de forma repentina, há suspeita de que tenha contraído HIV e que sua morte tenha sido em decorrência da síndrome.
A família e os amigos negam que essa tenha sido a causa, alegando que ele adoeceu por consequência de uma dieta alimentar rigorosa, pois queria perder peso.
O fato é que após o último filme que participou em 1990, Uma Escola Atrapalhada, Mauro se isolou em sua residência. Quando foi encontrado e levado para o hospital já estava muito magro e com a saúde fragilizada. Faleceu em 18 de março de 1990.
(Foto do Card: Acervo Globo)
- Carlos Alberto de Nóbrega é um humorista de grande reconhecimento no país. At...
- Ronald Golias foi um humorista brasileiro que se destacou na televisão brasil...
- Carlinhos Maia (1991) é um humorista e digital influencer brasileiro...
- Chico Anysio (1931-2012) foi um humorista, roteirista, diretor e escritor bra...
- Whindersson Nunes (1994) é um comediante e youtuber brasileiro com bastante r...
- Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros (1978-2021) foi um ator, humorista e...
- Rowan Atkinson (1955) é um comediante inglês, o criador do Mr. Bean, personag...
- Jerry Lewis (1926-1917) foi um ator, comediante, roteirista, produtor e diret...
- Mussum (1941-1994) foi um humorista, ator e sambista brasileiro. Integrou o q...
- Jô Soares (1938-2022) foi um humorista, entrevistador, escritor, dramaturgo,...