Arnaldo Baptista

Cantor e compositor brasileiro
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Arnaldo Baptista

Arnaldo Dias Baptista (1968) é um cantor e compositor brasileiro. Tornou-se conhecido por sua participação no grupo musical Os Mutantes.

Arnaldo Baptista nasceu em São Paulo no dia 6 de julho de 1948.

Origem

Arnaldo Dias Baptista (1948) nasceu em São Paulo, no dia 6 de julho de 1948. Filho de César Dias Baptista, poeta, jornalista e cantor lírico, e de Clarisse Leite Dias Baptista, compositora, concertista e pianista.

Início da carreira

Arnaldo Baptista participou - como músico e compositor - entre 1961 e 1967 da criação de vários grupos entre eles: Só Nós, Wooden Faces, Sand Trio, Six Sided Rockers e O Konjunto. 

Os Mutantes

Em 1966, junto com o seu outro irmão Sérgio Dias e com Rita Lee, formou Os Mutantes, um grupo de rock psicodélico que se tornou uma das bandas mais prestigiadas da época.

Entre a criação da banda Os Mutantes e 1973, o conjunto viveu um período profundamente rico participando de uma série de festivais de música e dando inúmeros shows tanto pelo Brasil quanto no exterior.

Entre 1970 e 1972 Arnaldo produziu os dois primeiros álbuns solos de Rita Lee (Build Up e Hoje É o Primeiro Dia do Resto de Sua Vida).

Em 1973, depois de brigas internas, Arnaldo deixou a banda, e tentou seguir a carreira de produtor, mas sem sucesso.

Investiu então na carreira solo e, em seguida, lançou o disco Loki? (1974), tido por muitos críticos como o mais importante e influente álbum do rock brasileiro.

Em 1977, recusa o convite do seu irmão Sérgio para voltar para o grupo Os Mutantes.

Patrulha do Espaço

Após recusar o regresso aos Mutantes formou a banda de rock Patrulha do Espaço. Juntos gravaram dois discos pelo selo Vinil Urbano - Elo Perdido (estúdio) e Faremos uma Noitada Excelente (ao vivo). 

Carreira solo

Em 1982, Arnaldo Baptista lançou o disco Singin’ Alone, gravado em 1981, com as músicas: I Feel in Love One Day, O Sol, Hoje de Manhã eu Acordei, Sitting on The Road Side, Ciborg, Toung Blood, entre outras. A parte II do disco saiu no ano a seguir. 

Arnaldo Baptista
Arnaldo Baptista durante os anos 70

Em 1987 lançou o álbum Disco Voador pelo selo independente intitulado Baratos Afins. Em 1989, os produtores Alex Antunes e Carlos Eduardo Miranda produziram o álbum tributo Sanguinho Novo – Arnaldo Baptista Revisitado, com a participação de Paulo Miklos e das bandas Sepultura, Ratos de Porão, entre outros.

Em 2001 lançou a compilação Give Peace a Chance, um tributo a John Lennon. Em 2004 lançou Let It Bed, que recebeu o prêmio Claro de Música Independente (2005).

Artes plásticas 

Em 1982 foi internado na ala psiquiátrica do Hospital do Servidor Público de São Paulo.

Sofrendo de depressão, como explicou a sua então esposa Martha Mellinger, Arnaldo tentou o suicídio e sofreu um traumatismo craniano. Nesse mesmo ano, passou a se dedicar às artes plásticas.

Em 1990 realizou a sua primeira exposição de desenho e pintura no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais, sob curadoria de Fabiana Figueiredo.

Arnaldo Baptista
Arnaldo Baptista pintando

Dois anos mais tarde, expôs em São Paulo (sob curadoria de Paulo Maluy e Paula Amaral) e no Centro Cultural da Universidade Federal de São Carlos (sob curadoria de Fabiana Figueiredo).

Em 2010, Arnaldo Baptista é lançado como artista plástico no circuito oficial das artes pela Galeria Emma Thomas (SP). Em 2012 fez a sua primeira grande exposição individual na Galeria, em São Paulo, denominada Lentes Magnéticas, que ganhou grande cobertura da mídia.

O regresso de Os Mutantes

Entre 2006 e 2007, Os Mutantes retornaram aos palcos com Arnaldo, Sérgio, Dinho Leme e Zélia Duncan - a voz feminina que ficou no lugar de Rita Lee. A banda fez turnê nacional e internacional.

Documentário Loki! – Arnaldo Baptista

Em 2008, a vida e a obra de Arnaldo Baptista foram relatadas no documentário Loki! Arnaldo Baptista, produzido pelo Canal Brasil com direção de Henrique Fontenelle. A produção que recebeu 14 prêmios no Brasil e no exterior.

Confira o trailer:

Livro Rebelde entre os Rebeldes

Em 2008, a editora Rocco lançou o romance Rebelde entre os Rebeldes, escrito por Arnaldo Baptista durante os anos 80.

Rebelde entre os Rebeldes
Capa do livro Rebelde entre os Rebeldes, escrito por Arnaldo Baptista

Vida pessoal

Arnaldo foi casado com Rita Lee. Depois se casou novamente com a atriz Martha Mellinger e com ela teve o seu único filho Daniel Mellinger Dias Baptista (1977). 

Casou com Lucinha Barbosa, com quem vive até hoje em um sítio em Juiz de Fora (MG).

Arnaldo Baptista e Lucinha Barbosa
Retrato do casal Arnaldo Baptista e Lucinha Barbosa, tirado nos anos 90

Se você é um amante de música brasileira considere também descobrir os seguintes textos:

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Roberto Carlos (1941) é um cantor e compositor brasileiro. O Rei da música ro...
  • Cazuza (1958-1990) foi um cantor e compositor brasileiro, considerado um dos...
  • Gusttavo Lima (1989) é um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileir...
  • Dorival Caymmi (1914-2008) foi um cantor e compositor brasileiro. Suas letras...
  • Cartola (1908-1980) foi cantor e compositor brasileiro. "As Rosas Não Falam",...
  • Seu Jorge (1970) é um cantor, compositor, instrumentista e ator brasileiro...
  • Adoniran Barbosa (1910-1982) foi cantor e compositor brasileiro. Saudosa Malo...
  • Gonzaguinha (1945) foi um cantor e compositor brasileiro. Autor de grandes su...
  • Heitor dos Prazeres (1898-1966) foi um compositor, cantor e artista plástico...
  • Michel Teló (1981) é um cantor e compositor brasileiro, um dos cantores mais...