Arnaldo Baptista
Biografia de Arnaldo Baptista
Arnaldo Dias Baptista (1968) é um cantor e compositor brasileiro. Tornou-se conhecido por sua participação no grupo musical Os Mutantes.
Arnaldo Baptista nasceu em São Paulo no dia 6 de julho de 1948.
Origem
Arnaldo Dias Baptista (1948) nasceu em São Paulo, no dia 6 de julho de 1948. Filho de César Dias Baptista, poeta, jornalista e cantor lírico, e de Clarisse Leite Dias Baptista, compositora, concertista e pianista.
Início da carreira
Arnaldo Baptista participou - como músico e compositor - entre 1961 e 1967 da criação de vários grupos entre eles: Só Nós, Wooden Faces, Sand Trio, Six Sided Rockers e O Konjunto.
Os Mutantes
Em 1966, junto com o seu outro irmão Sérgio Dias e com Rita Lee, formou Os Mutantes, um grupo de rock psicodélico que se tornou uma das bandas mais prestigiadas da época.
Entre a criação da banda Os Mutantes e 1973, o conjunto viveu um período profundamente rico participando de uma série de festivais de música e dando inúmeros shows tanto pelo Brasil quanto no exterior.
Entre 1970 e 1972 Arnaldo produziu os dois primeiros álbuns solos de Rita Lee (Build Up e Hoje É o Primeiro Dia do Resto de Sua Vida).
Em 1973, depois de brigas internas, Arnaldo deixou a banda, e tentou seguir a carreira de produtor, mas sem sucesso.
Investiu então na carreira solo e, em seguida, lançou o disco Loki? (1974), tido por muitos críticos como o mais importante e influente álbum do rock brasileiro.
Em 1977, recusa o convite do seu irmão Sérgio para voltar para o grupo Os Mutantes.
Patrulha do Espaço
Após recusar o regresso aos Mutantes formou a banda de rock Patrulha do Espaço. Juntos gravaram dois discos pelo selo Vinil Urbano - Elo Perdido (estúdio) e Faremos uma Noitada Excelente (ao vivo).
Carreira solo
Em 1982, Arnaldo Baptista lançou o disco Singin Alone, gravado em 1981, com as músicas: I Feel in Love One Day, O Sol, Hoje de Manhã eu Acordei, Sitting on The Road Side, Ciborg, Toung Blood, entre outras. A parte II do disco saiu no ano a seguir.
Em 1987 lançou o álbum Disco Voador pelo selo independente intitulado Baratos Afins. Em 1989, os produtores Alex Antunes e Carlos Eduardo Miranda produziram o álbum tributo Sanguinho Novo Arnaldo Baptista Revisitado, com a participação de Paulo Miklos e das bandas Sepultura, Ratos de Porão, entre outros.
Em 2001 lançou a compilação Give Peace a Chance, um tributo a John Lennon. Em 2004 lançou Let It Bed, que recebeu o prêmio Claro de Música Independente (2005).
Artes plásticas
Em 1982 foi internado na ala psiquiátrica do Hospital do Servidor Público de São Paulo.
Sofrendo de depressão, como explicou a sua então esposa Martha Mellinger, Arnaldo tentou o suicídio e sofreu um traumatismo craniano. Nesse mesmo ano, passou a se dedicar às artes plásticas.
Em 1990 realizou a sua primeira exposição de desenho e pintura no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais, sob curadoria de Fabiana Figueiredo.
Dois anos mais tarde, expôs em São Paulo (sob curadoria de Paulo Maluy e Paula Amaral) e no Centro Cultural da Universidade Federal de São Carlos (sob curadoria de Fabiana Figueiredo).
Em 2010, Arnaldo Baptista é lançado como artista plástico no circuito oficial das artes pela Galeria Emma Thomas (SP). Em 2012 fez a sua primeira grande exposição individual na Galeria, em São Paulo, denominada Lentes Magnéticas, que ganhou grande cobertura da mídia.
O regresso de Os Mutantes
Entre 2006 e 2007, Os Mutantes retornaram aos palcos com Arnaldo, Sérgio, Dinho Leme e Zélia Duncan - a voz feminina que ficou no lugar de Rita Lee. A banda fez turnê nacional e internacional.
Documentário Loki! Arnaldo Baptista
Em 2008, a vida e a obra de Arnaldo Baptista foram relatadas no documentário Loki! Arnaldo Baptista, produzido pelo Canal Brasil com direção de Henrique Fontenelle. A produção que recebeu 14 prêmios no Brasil e no exterior.
Confira o trailer:
Livro Rebelde entre os Rebeldes
Em 2008, a editora Rocco lançou o romance Rebelde entre os Rebeldes, escrito por Arnaldo Baptista durante os anos 80.
Vida pessoal
Arnaldo foi casado com Rita Lee. Depois se casou novamente com a atriz Martha Mellinger e com ela teve o seu único filho Daniel Mellinger Dias Baptista (1977).
Casou com Lucinha Barbosa, com quem vive até hoje em um sítio em Juiz de Fora (MG).
Se você é um amante de música brasileira considere também descobrir os seguintes textos:
- Roberto Carlos (1941) é um cantor e compositor brasileiro. O Rei da música ro...
- Cazuza (1958-1990) foi um cantor e compositor brasileiro, considerado um dos...
- Gusttavo Lima (1989) é um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileir...
- Dorival Caymmi (1914-2008) foi um cantor e compositor brasileiro. Suas letras...
- Cartola (1908-1980) foi cantor e compositor brasileiro. "As Rosas Não Falam",...
- Seu Jorge (1970) é um cantor, compositor, instrumentista e ator brasileiro...
- Adoniran Barbosa (1910-1982) foi cantor e compositor brasileiro. Saudosa Malo...
- Gonzaguinha (1945) foi um cantor e compositor brasileiro. Autor de grandes su...
- Heitor dos Prazeres (1898-1966) foi um compositor, cantor e artista plástico...
- Michel Teló (1981) é um cantor e compositor brasileiro, um dos cantores mais...