A música popular brasileira é, definitivamente, um mix total de gêneros e ritmos. Apesar da MPB ser logo relacionada aos clássicos de Caetano Veloso, Gilberto Gil e todo esse pessoal que na década de sessenta fez história, com o tempo o termo foi evoluindo para algo muito mais misturado.

Nas últimas três décadas, milhares de novos artistas e gêneros foram surgindo e agregando à cultura nacional. Se você é de meados da década de noventa, com certeza vai lembrar de todos os membros desta lista que preparamos com os vinte maiores músicos brasileiros dos últimos trinta anos.

Marisa Monte

maiores músicos brasileiros

O timbre perfeito de Marisa Monte já conquistou mais de quatro grammys latinos e a cantora é considerada pela revista Rolling Stone uma entre as cinco maiores do Brasil, de todos os tempos. Mais de dez milhões de discos vendidos e uma lista imensa de hits continuam colocando a artista na lista das vozes preferidas da MPB.

Maiores sucessos: Ainda Bem, Beija Eu, Amor I Love You

Renato Russo e a Legião Urbana

Uma roda de amigos, um violão e algum sucesso do Legião Urbana, quem nunca? Além de figurar sempre nas listas das bandas de rock brasileiras mais importantes, o grupo liderado pelo grande compositor Renato Russo foi o segundo grupo musical da gravadora EMI que mais vendeu discos de catálogo em todo o mundo.

Maiores sucessos: Pais e Filhos, Que País é Este, Faroeste Caboclo

Titãs

maiores músicos brasileiros

Outra banda de pop rock que sempre aparece nas listas de sucesso nacionais. Também já levou para casa um Grammy Latino e vários outros prêmios nacionais. É dessas bandas de rock que, mesmo que não curte muito o ritmo, ouve e gosta. Afinal, quem nunca cantarolou Epitáfio e refletiu sobre as escolhas que faz na vida?

Maiores sucessos: Epitáfio, Enquanto Houver Sol, Bichos Escrotos

Cássia Eller

Quem sabe ainda sou uma garotinha? é uma frase que estava na boca de qualquer adolescente nos anos noventa. Cássia Eller era um ícone do rock nacional e é considerada até hoje uma das cantoras mais importantes da música popular brasileira. A voz rouca, estilo natural e belos sons românticos que interpretou marcaram a história da música nacional.

Maiores sucessos: Malandragem, O Segundo Sol, Por Enquanto

Racionais Mc's

maiores músicos brasileiros

Já teve CD entregue ao Papa Francisco, já teve álbum reconhecido como os 100 melhores do Brasil pela Revista Rolling Stone, já ganhou diversos prêmios nacionais e recentemente tornou-se até matéria obrigatória do vestibular da Unicamp. Definitivamente, o rap brasileiro deve muito ao Racionais Mc's. Qualquer pessoa que se interesse por entender o panorama político-social do Brasil precisa ouvir essa banda!

Maiores sucessos: A Vida é um Desafio, Jesus Chorou, Diário de um Detento

Mamonas Assassinas

Crianças, adultos, idosos: os Mamonas não tinham um público específico. Suas músicas eram tão originais e divertidas que agradavam todo mundo. O trágico acidente de avião que deu fim precoce à banda abalou todo o país. Gravaram apenas um CD que teve um sucesso meteórico vendendo mais de três milhões de cópias. Mais de duas décadas depois e os hits dos Mamonas não saem das playlists dos brasileiros.

Maiores sucessos: Vira-Vira, Robocop Gay, Chopis Centis

Chico Science & Nação Zumbi

maiores músicos brasileiros

O Brasil nunca tinha visto nada como Chico Science & Nação Zumbi, com seu ritmo afrofuturista e composições super originais. Chico também está na lista dos 100 melhores músicos brasileiros da Rolling Stone e foi influência para outras bandas de sucesso que vieram depois, como  Planet Hemp e O Rappa. Se nunca ouviu nada deles, comece pelo disco Da Lama ao Caos.

Maiores sucessos: Um Sonho, Manguetown, A Praieira

Lenine

Cinco Grammy Latino, nove Prêmios da Música Brasileira e mais de quinhentas músicas enfeitam o currículo de Lenine, um dos compositores mais geniais que a geração atual já viu. Além de compor canções que entraram para o repertório de nomes como Maria Bethânia, Elba Ramalho, Milton Nascimento e Gilberto Gil, o artista pernambucano também faz muito sucesso com suas próprias canções. Paciência está entre as músicas mais lindas de todos os tempos compostas por brasileiros.

Maiores sucessos: Hoje eu Quero Sair Só, Paciência, Simples Assim

Daniela Mercury

maiores músicos brasileiros

Grammy Latino, seis Prêmios da Música Brasileira, e outros diversos estão na lista de Daniela, uma das pessoas que fez do axé music uma evidência no país. Com seu carisma e talento único, a artista é hoje uma das mais respeitadas do Brasil e já emplacou diversos hits nas listas de sucesso. Quem nunca cantou a todo vapor A cor dessa cidade sou eeeeuuuu" desconhece o prazer de exaltar um quase hino nacional.

Maiores sucessos: À Primeira Vista, Swing da Cor, O Canto da Cidade

Charlie Brown Jr.

Uma banda de rock que marcou os anos noventa e está entre as mais ouvidas no exterior, segundo ranking da  Billboard Brasil.  Também ganhou dois Grammy Latino e outras dezenas de premiações nacionais. Várias das letras compostas por Chorão são daquelas que não saem da cabeça nem com o passar dos anos.

Maiores sucessos: Zóio de Lula, Proibida pra Mim, Céu Azul

Adriana Calcanhoto

maiores músicos brasileiros

Vários dos sucessos da MPB saíram da cabeça e voz de Adriana Calcanhoto. A cantora teve cinco indicações ao Grammy Latino, vencendo dois, além de ter ganhado também outros prêmios nacionais. É uma poetisa sem igual, que ilustra com a sua bela voz de trilhas sonoras de novelas globais a músicas infantis.

Maiores sucessos: Devolva-me, Esquadros, Lindo Lago do Amor

Sandy e Junior

A maior dupla pop nacional de todos os tempos, com sucesso extraordinário nos anos noventa e vencedores de dezenas de prêmios, indicações ao Grammy e tudo o mais. Sandy e Junior enlouqueceu crianças e adolescentes por quase uma década e é difícil encontrar um jovem brasileiro que não saiba cantar pelo menos um dos sucessos da banda. Uma febre comparada à beatlemania.  

Maiores sucessos: As Quatro Estações, Vai Ter que Rebolar, Olha o Que o Amor Me Faz

Maria Rita

maiores músicos brasileiros

A cantora brasileira que mais venceu o Grammy Latino, com 11 prêmios. Não resta dúvida que o gene de Elis Regina, sua mãe, ícone da música nacional, está em Maria Rita, que é um sucesso declarado no país. desde o seu primeiro álbum, em 2003, a cantora sempre esteve entre os melhores, gravando composições próprias e em parceria com outros grandes nomes da música popular brasileira.

Maiores sucessos: Coração a Batucar, Encontros e Desencontros, Caminho das Águas

Exaltasamba

Uma das bandas de samba mais famosas dos últimos anos, vencedora do Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode e outros prêmios, o Exaltasamba emplacou várias músicas como sucessos nacionais nas rádios e televisões brasileiras, antes da era da internet. As músicas do grupo eram tema de centenas de casais na década de noventa.

Maiores sucessos: Gamei, Telegrama, Me Apaixonei Pela Pessoa Errada

Ivete Sangalo

maiores músicos brasileiros

Recordista na vendagem de discos no Brasil, quinze indicações ao Grammy Latino, inúmeros prêmios nacionais. Veveta como é carinhosamente chamada é basicamente a cara do Brasil. Influente, simpática e talentosa, a cantora anima o país com o seu axé music e mistura com outros ritmos nacionais.

Maiores sucessos: Se eu Não te Amasse Tanto Assim, Quando a Chuva Passar, Sorte Grande

Maria Gadú

Duas indicações ao Grammy Latino assinalam o talento da jovem Maria Gadú, que desde que explodiu em 2009, quando tinha apenas 22 anos, nunca mais saiu da lista de sucessos. Atualmente a cantora é um dos principais nomes da nova MPB e canta ao lado de renomados artistas da música nacional.

Maiores sucessos:Shimbalaiê, João de Barro, Linda Rosa

Gaby Amarantos

maiores músicos brasileiros

O tecnobrega não era tão popular em todo o Brasil antes de Gaby Amarantos aparecer com seu estilo mixado à MPB e pop. A artista, considerada pela revista Época uma das mais influentes do país, já foi indicada a diversos grandes prêmios, incluindo o Grammy e MTV Video Music Brasil, que inclusive venceu duas vezes. Trazendo o norte brasileiro para o centro da música nacional, Gaby é hoje figurinha carimbada em toda mídia e respeitada pôr grandes nomes da música nacional.

Maiores sucessos: Ex Mai Love, Sou Mais Eu, Xirlei

Pitty

A vocalista que mais fez sucesso nos anos 2000 com sua banda de rock, até então, um território dominado por homens. Indicada três vezes ao Grammy Latino e outros prêmios nacionais e internacionais, a cantora ainda permanece entre os nomes mais tocados do rock contemporâneo brasileiro.

Maiores sucessos: Máscara, Teto de Vidro, Na Sua Estante