Cartola

Cantor e compositor brasileiro

Biografia de Cartola

Cartola (1908-1980) foi cantor e compositor brasileiro. "As Rosas Não Falam", música e letra de sua autoria, um clássico do samba, foi escrita quando cartola tinha 67 anos.

Cartola (1908-1980) nasceu no Rio de Janeiro, no dia 11 de outubro de 1908. Passou sua infância no bairro de Laranjeiras. Só estudou o curso primário. Mudou-se para o Morro da Mangueira, onde começou a frequentar a vida boêmia e as rodas de samba. Tocava violão e cavaquinho.

Com quinze anos trabalhou como tipógrafo e pedreiro. Durante esse período usava um chapéu, o que lhe valeu o apelido de Cartola. Em 1926, com dezoito anos foi expulso de casa, pelo pai, indo morar sozinho num barraco e depois foi viver com Deolinda.

Cartola foi um dos fundadores da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, tendo sugerido o nome da escola e as cores, verde e rosa. O primeiro samba da escola é de sua autoria "Chega de Demanda". Foi no morro da Mangueira que conheceu Carlos Cachaça, seu parceiro em vários sambas. Na década de 30, Carmem Miranda, Sílvio Caldas, Araci de Almeida e Francisco Alves, foram grandes interpretes de suas músicas.

É impossível falar de samba sem falar em Cartola. Autor de sambas inesquecíveis como "As Rosas não Falam", "O Mundo é um Moinho", "O Sol Nascente", “Luz Negra” e “Rugas”. Com a morte de Deolinda, Cartola deixa o morro da Mangueira e se afasta do meio musical. Passa sete anos vivendo como lavador de carro e vigia.

Em 1956, resgatado pelo jornalista Sérgio Porto, Cartola volta a compor. Encontra Dona Zica e juntos abrem um restaurante Zicartola, que foi um dos mais importantes pontos de encontro entre o samba tradicional e a música que despontava na Zona Sul do Rio. Quem passasse pelo restaurante podia ouvir Tom Jobim ao violão. Zé Kéti, Nelson Cavaquinho, Ismael Silva, Clementina de Jesus, entre outros.

As composições de Cartola voltam a ser gravadas. Nara Leão lança “O Sol Nascerá” (1964), Elizeth Cardoso grava “Sim na Copacabana” (1965). Em 1968 classificava “Tive, Sim”, na Bienal do Samba, realizada em São Paulo. Depois de alguns anos o Zicartola fechou as portas. Juntos, Cartola e Zica voltaram a sua vida comum. Em 1970 cartola foi convidado como anfitrião de um show semanal no prédio da extinta União Nacional dos Estudantes, no Flamengo e o nome do espetáculo mostrava a importância do sambista: “Canta Cartola”.

Angenor de Oliveira morreu no Rio de Janeiro, no dia 30 de novembro de 1980.

Veja também as biografias de:
  • Dorival Caymmi (1914-2008) foi um cantor e compositor brasileiro, cantava os...
  • Roberto Carlos (1941) é um cantor e compositor brasileiro. O Rei da música ro...
  • Cazuza (1958-1990) foi um cantor e compositor brasileiro, considerado um dos...
  • Adoniran Barbosa (1910-1982) foi cantor e compositor brasileiro. Saudosa Malo...
  • Seu Jorge (1970) é um cantor, compositor, instrumentista e ator brasileiro...
  • Gusttavo Lima (1989) é um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileir...
  • Michel Teló (1981) é um cantor e compositor brasileiro, um dos cantores mais...
  • Heitor dos Prazeres (1898-1966) foi um compositor, cantor e artista plástico...
  • Zeca Pagodinho (1959) é um cantor e compositor brasileiro de samba e pagode...
  • Lobão (1957) é cantor e compositor brasileiro, considerado um dos nomes mais...

Última atualização: 05/10/2017