Roberto Carlos

Cantor e compositor brasileiro

Biografia e Vida

Roberto Carlos (1941) é um cantor e compositor brasileiro. O "Rei" da música romântica brasileira. Foi o líder do movimento musical chamado Jovem Guarda, que surgiu nos anos 60. Em parceria com Erasmo Carlos, compôs inúmeros sucessos.

Roberto Carlos Braga (1941) nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, Espirito Santo, no dia 19 de abril de 1941. Filho de relojoeiro Robertino Braga e da costureira Laura Moreira Braga com 6 anos sofreu um acidente na linha do trem que resultou em amputação de parte da perna direita. Estudou no Conservatório Musical de sua cidade. Aos 9 anos apresentou-se pela primeira vez cantando, no programa infantil da Rádio Cachoeira. Já chamava a atenção imitando o cantor Bob Nelson. Aos 12 mudou-se com a família, para Niterói, Rio de Janeiro.

Em 1957, com a popularização do rock'n'roll americano, Roberto Carlos, junto com Tim Maia, Arlênio Lívio e Wellington Oliveira, formam a banda "The Sputniks". No ano seguinte a banda estava desfeita e Roberto Carlos inicia sua carreira solo. Gravou alguns compactos no final da década de 50. Com Erasmo Carlos, fez algumas versões e iniciou sua maior parceria musical. Em 1961, lançou seu primeiro LP, "Louco por Você". Em 1963, com o disco "Parei na contra mão", com as músicas "Splish Splash", "O Calhambeque" e "É Proibido Fumar" iniciou sua carreira de grande sucesso.

Em 1965, estreou, ao lado de Erasmo e Wanderléa, no programa "Jovem Guarda", na TV Record, que daria nome a um novo movimento. O desafio do programa era manter a elevada audiência das tardes de domingo. O programa não só manteve a audiência, como conseguiu aumentá-la. Roberto Carlos lança nesse mesmo ano, o disco "Jovem guarda", com as músicas "Quero que vá tudo pro inferno", "Lobo mau", entre outras.

Além do programa e dos discos, estrelou em filmes, inspirados no modelo lançado pelos Beatles nos anos 60. O primeiro longa foi "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", lançado em 1967. Em 1970, chega as telas "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" e em 1971, "Roberto Carlos a 300km por Hora". Nos anos 70, com o esmorecimento do movimento da Jovem Guarda, mudou seu estilo e tornou-se um cantor e compositor basicamente romântico. Entre seus grandes sucessos se destacam: "Detalhes" (1971), "Como vai você" (1972), "Falando sério" (1977), "Na paz do seu sorriso" (1979), "Emoções" (1981) e "Fera Ferida" (1982).

Com o sucesso da música "Nossa Senhora" (1993), os seus discos seguintes passaram a ter uma música religiosa. A carreira de Roberto Carlos é superlativa. Desde 1961, conseguiu a incrível façanha de lançar um disco inédito por ano, interrompido apenas em 1999, por causa da doença de sua companheira, Maria Rita, que viria a falecer. Seus discos são sempre lançados no final do ano, perto das festividades natalinas.

Seus discos já venderam milhões de cópias e bateram recordes de vendagem, em 1994 bateu a marca de 70 milhões de discos vendidos. Fez milhares de shows em centenas de cidades, no Brasil e no exterior. Seu fã-clube é um dos maiores de todo o mundo. Dezenas de artistas já fizeram regravações de suas músicas. Já lançou discos em espanhol e inglês, em diversos países.

Continua com suas apresentações por vários países, e todo ano produz um especial para a televisão, que vai ao ar na semana do Natal. Em setembro de 2011, o Rei, Roberto Carlos Braga se apresentou em Jerusalém, com o projeto "Emoções em Jerusalém", onde fez um show e gravou cenas para o especial de final de ano.

Biografias Relacionadas

Última atualização: 16/08/2016