Roberto Dinamite

Jogador de futebol brasileiro
Por Laura Aidar
Formada em Comunicação

Biografia de Roberto Dinamite

Roberto Dinamite (1954-2023) foi um jogador de futebol brasileiro que se destacou no Vasco da Gama entre os anos 70 e 90. Visto como o maior jogador da história do time, depois que deixou os campos atuou como presidente do clube entre 2008 e 2014.

Também atuou na política como vereador e deputado estadual do Rio de Janeiro pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Faleceu em janeiro de 2023, aos 68 anos, em consequência de um câncer.

Trajetória

Carlos Roberto de Oliveira nasceu em Duque de Caxias em 13 de abril de 1954. Seu pai era funcionário público e a mãe dona de casa. Desde criança já era apaixonado pelo futebol, mas por conta de problemas de saúde na infância pensou que não poderia seguir carreira.

Aos 12 anos foi submetido cirurgias nas pernas. Mesmo assim se dedicou ao futebol e aos 13 anos já jogava no São Bento, um clube de Duque de Caxias.

Nessa época seu apelido era Calu e ele se destacava marcando gols. Um dia o jovem Roberto foi notado pelo olheiro do Vasco Francisco Souza Pereira, que o levou para treinar no clube cruzmaltino.

Em um ano de trabalho duro, o jogador ganhou quinze quilos de massa muscular e se destacava em suas jogadas de cabeça, chutes potentes e força.

Assim, aos 17 anos, em 1971, jogou pela primeira vez na equipe principal durante o Campeonato Brasileiro.

Foi nesse momento que ganhou o apelido de Roberto Dinamite. Isso porque o Jornal dos Sports publicou uma reportagem que se referia a ele como "garoto-dinamite" por conta da potência dos seus chutes.

Roberto passou mais de vinte anos jogando pelo Vasco. Tem no currículo a vitória do Campeonato Brasileiro de 1974 e de cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992). Além disso, foi o maior artilheiro do clube, marcando 708 gols em mais de mil partidas pelo, 1.110 exatamente.

Vida pessoal e morte

Logo no início da carreira, em 1972, Roberto conhece Jurema, viúva, seis anos mais velha e com um filho. Mesmo com críticas da família e da torcida, o jovem inicia uma relação com a moça.

Jurema viria a se tornar importante também para a vida profissional do jogador, influenciando em sua volta para o Vasco após ser transferido para o Barcelona em 1980.

Roberto teve duas filhas, Tatiana e Luciana com Jurema. Em 1984 a esposa faleceu em decorrência de problemas de saúde, causando um impacto na vida de Roberto.

Ele se casou mais tarde com Liliane, com quem teve mais dois filhos, Roberta e Rodrigo.

Em 2022 foi diagnosticado com câncer no intestino, se submetendo a quimioterapia. Um ano depois, em 8 de janeiro de 2023 Roberto falece no Rio de Janeiro, sendo sepultado em Duque de Caxias.

(Foto do card: Divulgação/CBF)

Laura Aidar
Formada em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Veja também as biografias de:
  • Richarlison é um jogador de futebol brasileiro que vem se destacando internac...
  • Erling Haaland é um jogador de futebol de nacionalidade norueguesa que joga n...
  • Vinícius Júnior é um jogador de futebol brasileiro que atua como ponta-esquer...
  • Kylian Mbappé (1998-) é um jogador de futebol francês que atualmente joga pel...
  • Pelé (1940-2022) foi um jogador brasileiro de futebol. Conhecido como o "Rei...
  • Neymar (1992-) é um futebolista brasileiro, considerado um dos maiores da his...
  • Ronaldinho Gaúcho (1980) é jogador de futebol brasileiro, considerado um dos...
  • Garrincha (1933-1983) foi um futebolista brasileiro que marcou seu nome na hi...
  • Cafu (1970) foi um importante jogador de futebol brasileiro...
  • Kaká (1982) foi um jogador de futebol brasileiro. Ele foi eleito o Melhor Jog...