Roberto Carlos (jogador)

Ex-jogador de futebol
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Roberto Carlos (jogador)

Roberto Carlos (1973) é um ex-jogador de futebol, um dos maiores laterais da história do futebol mundial e um grande cobrador de faltas. Tornou-se ídolo do Real Madri e vestiu a camisa da seleção brasileira em 126 partidas. Jogou nas Copas de 1992, 2002 (quando a equipe foi pentacampeã) e 2006.

Roberto Carlos da Silva Rocha nasceu em Garça, interior de São Paulo, no dia 10 de abril de 1973. Em 1981 mudou-se com a família para a cidade de Cordeirópolis. Nessa época, participou dos Jogos Abertos do interior.

Início de carreira

Roberto Carlos iniciou sua carreira profissional de futebolista, com 16 anos, no time da “União São João” da cidade de Araras, São Paulo. Em 1991, foi convocado para a “Seleção Brasileira Sub 20” que perdeu para Portugal na final do torneio.

Em 1992, Roberto Carlos foi convidado para integrar o time do Atlético Mineiro que iria realizar amistosos pela Europa na preparação para a Copa Conmebol.

Palmeiras

Em 1993, Roberto Carlos foi contratado pelo Palmeiras. No mesmo ano, o time conquistou o “Campeonato Paulista”, o “Torneio Rio-São Paulo” e o “Campeonato Brasileiro”.

roberto carlos

Em 1994, o Palmeiras conquistou, mais uma vez, o “Campeonato Paulista” e o “Campeonato Brasileiro”.

Internazionale

Em 1995, já famoso por suas perigosas subidas ao ataque e seu potente chute de perna esquerda, Roberto Carlos foi contratado pelo Inter de Milão.

No primeiro jogo, Roberto Carlos marcou o gol da vitória sobre o Vicenza por 1 a 0. Atuou em 34 jogos e marcou sete gols.

Roberto Carlos que atuava como lateral esquerdo foi escalado para atuar como ponta esquerda, o que desagradou o jogador, refletindo no seu rendimento.

Real Madrid

Em 1996, Roberto Carlos foi negociado com o Real Madrid onde permaneceu durante onze anos e se tornou ídolo da torcida. Atuou em 584 partidas e marcou 71 gols.

roberto carlos

Nesse período, o Real Madrid conquistou diversos títulos:

  • A Copa Intercontinental em 1998 e 2002
  • A Liga dos Campeões da UEFA em 1998, 2000 e 2002
  • A Supercopa Europa em 2002
  • A La Liga em 1997, 2001, 2003 e 2007
  • Supercopa da Espanha em 1997, 2001 e 2003

Fenerbahce

Em julho de 2007, Roberto Carlos foi negociado com o Fenerbahce da Turquia por um período de dois anos. Em sua primeira partida no time, venceu o Besktas, um dos grandes rivais do clube.

Seu primeiro gol foi marcado contra o Sivasspor, em agosto do mesmo ano. Esse foi o terceiro gol de cabeça de sua carreira.

Em dezembro de 2009, jogou sua última partida pelo clube, quando se encerrou o seu contrato.

Corinthians

Em novembro de 2009, Roberto Carlos foi anunciado pelo Corinthians como reforço do time que se preparava para participar da “Copa Libertadores da América de 2010”. Em janeiro, assinou o contrato com o time.

Ainda em janeiro, na partida contra o Bragantino, pelo Campeonato Paulista, o Corinthians venceu por 2 a 1. Em janeiro de 2011, na estreia do Corinthians pelo “Campeonato Paulista”, Roberto Carlos marcou um gol olímpico contra a Portuguesa.

Após a eliminação do Corinthians na primeira fase da “Copa Libertadores da América de 2011”, Roberto Carlos anunciou sua saída do clube, alegando ter recebido ameaça dos torcedores.

Anzhi Makhachkala

Em fevereiro de 2011, Roberto Carlos foi contratado para um período de dois anos pelo Anzhi Makhachkala, da Rússia. Logo no primeiro jogo, recebeu a faixa de capitão.

No Anzhi, Roberto Carlos foi alvo de cenas de racismo. Antes de um dos primeiros jogos, durante o aquecimento dos jogadores, um torcedor adversário mostrou uma banana ao jogador.

O episódio se repetiu quando na vitória do time contra o Krylya Sovetov, um torcedor adversário jogou uma banana no gramado próximo do jogador. Roberto Carlos pegou abanana, mostrou ao juiz e abandonou o campo.

Em março de 2012, Roberto Carlos passou a atuar como assistente do técnico holandês Guus Hiddink. Com a saída do treinador, ele assumiu interinamente o lugar do treinador.

No dia 1 de agosto de 2012, anunciou sua aposentadoria e assumiu o cargo de diretor de futebol do time Russo.

Seleção Brasileira

Na Seleção Brasileira, Roberto Carlos disputou três Copas do Mundo. Atuou em 126 jogos, venceu 80 partidas, empatou 30 e perdeu 16.

roberto carlos

Pela Seleção, conquistou diversas medalhas:

  • Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta de 1996
  • Medalha de ouro na Copa das Confederações em 1997
  • O bicampeonato da Copa América em 1977 e 1999
  • Vice-campeonato na Copa do Mundo de 1998
  • Penta campeão na Copa do Mundo de 2002

Carreira de técnico de futebol

Em 2013, depois da primeira experiência como técnico interino do Anzhi, da Rússia, Roberto Carlos acertou com o Sivasspor, da Turquia, para atuar como técnico do clube.

O Sivasspor disputou a Super Liga e o time conquistou o quinto lugar no Campeonato Nacional. Em 2014, Roberto Carlos foi eleito o Melhor Técnico da Turquia.

Após uma péssima atuação da equipe na temporada 2015 do Campeonato Turco, Roberto Carlos deixou o clube.

Em 2015, Roberto Carlos assumiu o Delhi Dynamos da Índia, onde permaneceu durante um ano.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Roberto Dinamite (1954-2023) foi um jogador de futebol brasileiro que se dest...
  • Richarlison é um jogador de futebol brasileiro que vem se destacando internac...
  • Erling Haaland é um jogador de futebol de nacionalidade norueguesa que joga n...
  • Kylian Mbappé (1998-) é um jogador de futebol francês que atualmente joga pel...
  • Vinícius Júnior é um jogador de futebol brasileiro que atua como ponta-esquer...
  • Zico (1953-) foi jogador de futebol. Faz parte do rol dos melhores jogadores...
  • Zinedine Zidane (1972) é um ex-jogador de futebol, o maior ídolo do futebol f...
  • Sócrates (jogador) Sócrates (1954-2011) foi um dos grandes craques do futebol brasileiro. Foi at...
  • Rivaldo (1972) é um ex-jogador profissional de futebol que se destacou em div...
  • Pelé (1940-2022) foi um jogador brasileiro de futebol. Conhecido como o "Rei...