Sócrates (jogador)

Jogador de futebol
Por Dilva Frazão

Biografia de Sócrates (jogador)

Sócrates (1954-2011) foi um dos grandes craques do futebol brasileiro. Foi atleta do Botafogo de Ribeirão Preto, do Corinthians, Fiorentina e da Seleção Brasileira. Teve passagens breves pelo Flamengo e Santos. Atuando como meio-campista, era exímio em armar jogadas e dar passes de calcanhar. Era formado em medicina e chamado de Doutor Sócrates.

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira nasceu em Belém, Pará, no dia 19 de fevereiro de 1954. Filho de um funcionário público mudou-se para Ribeirão Preto após a transferência de seu pai para São Paulo.

Estudou no Colégio Marista onde integrou a equipe de futebol. Cresceu em uma família de cinco irmãos, entre eles o futuro jogador Raí. Com 17 anos ingressou na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, concluindo o curso em 1977.

Início de carreira

Sócrates iniciou sua carreira de jogador, com 16 anos, no time juvenil do Botafogo Futebol Clube de Ribeirão Preto. Em 1973, ingressou no time profissional do Botafogo, mas em virtude do curso de medicina quase não treinava.

Em 1977, ano de sua formatura, o Botafogo conquistou a T"aça Cidade de São Paulo". No Campeonato Brasileiro do mesmo ano, jogando contra o time do Santos, na Vila Belmiro, Sócrates marcou o célebre gol de calcanhar.

Corinthians

Em 1978, Sócrates foi para o Corinthians onde permaneceu durante seis anos, fez 172 gols em 297 jogos e ganhou três títulos: o Campeonato Paulista de 1979 e o bicampeonato em 1982 e 1983.

Sócrates (jogador)

O jogador foi eleito “O Craque do Ano” da Revista Placar, e o “Melhor Jogador Sul-Americano” pelo Jornal El Mundo.

O “Doutor Sócrates” usava o calcanhar para dar passes que desconsertavam as defesas adversárias. Ele se tornou um dos maiores jogadores da História do time paulistano.

Além das belas jogadas dentro do campo, Sócrates ficou conhecido também por seu engajamento político com a participação no movimento “Diretas Já”, em 1980, que pedia eleições diretas para a Presidência da República.

Sócrates foi um dos idealizadores da “Democracia Corintiana”, onde todos, do presidente ao roupeiro, tinham o mesmo peso nas decisões tomadas pelo clube.

Fiorentina

Em 1984, Sócrates foi negociado com o Fiorentina da Itália, depois que Falcão, Zico e Toninho Cerezo já jogavam na Europa.

Jogando no Fiorentina, Sócrates participou apenas de uma temporada, jogou em 25 partidas e fez seis gols, mas o time ficou na nona colocação da série A.

Sócrates (jogador

Em 1985, Sócrates foi desligado do time e negociado com o Ponte Preta, mas a transação não se efetivou e Sócrates permaneceu na Itália sendo alvo da insatisfação dos torcedores da Fiorentina.

Flamengo

Em 1985, Sócrates foi negociado com o Flamengo onde jogou ao lado do craque Zico. Jogou apenas 20 partidas e marcou cinco gols.

Em 1986, o rubro-negro foi o “Campeão Carioca”. Porém, com problemas na coluna, não estava rendendo o esperado e foi desligado do time.

Em seguida, Sócrates teve uma breve passagem pelo Santos, de 1988 a 1989 Ainda em 1989 ele se despediu do futebol jogando no Botafogo.

Em 1992, Sócrates abriu um consultório em Ribeirão Preto e se dedicou à carreira de médico.

Seleção Brasileira

Sócrates estreou na Seleção Brasileira no amistoso contra o Paraguai, no Maracanã, quando venceu na goleada por 6 a 0. O primeiro gol de Sócrates ocorreu no amistoso contra o Uruguai.

Em 1983, Sócrates foi convocado para a equipe da Seleção Brasileira que conquistou o vice-campeonato na Copa América.

Enquanto jogava no Flamengo, Sócrates foi convocado para a Seleção Brasileira que iria disputar a Copa do Mundo de 1986, no México, mesmo sem estar em sua melhor forma física.

Sócrates (jogador)

Sob o comando de Telê Santana, a Seleção teve dificuldades em sua estreia contra a Espanha, mas no segundo tempo, o Brasil fez 1 a 0, com um gol de Sócrates.

Nas quartas-de-final, com um time repleto de craques, entre eles: Zico, Júnior, Falcão e Sócrates, a Seleção foi desclassificada ao perder da França por 4 a 3, na decisão por pênaltis.

Carreira de técnico

Logo após deixar os gramados, Sócrates tornou-se técnico do Botafogo. Em 1996 foi técnico da LDU do Equador.

Em 1999, Sócrates foi convidado por Leandro, seu companheiro da Seleção, para assumir a função de técnico da Associação Desportiva Cabofriense do Rio de Janeiro.

Família

Sócrates foi casado quatro vezes e teve seis filhos: Rodrigo, Eduardo, Marcelo, Sócrates Jr., Fidel Castro e Gustavo.

Sua última união foi com a jornalista Kátia Bagnarelli Vieira de Oliveira, mãe de Gustavo, que atua como executivo de futebol, tendo passagens pelo São Paulo e pelo Santos.

Kátia esteve ao lado de Sócrates até o momento de sua morte.

Morte

Sócrates que sofria com o uso abusivo do álcool e do cigarro, em agosto de 2011 foi internado com uma hemorragia digestiva. O quadro se complicou e acabou internado outras vezes.

Faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos em consequência de uma infecção generalizada.

Sócrates faleceu em São Paulo, no dia 4 de dezembro de 2011.

Última atualização: 28/08/2020

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Zico (1953-) foi jogador de futebol. Faz parte do rol dos melhores jogadores...
  • Zinedine Zidane (1972) é um ex-jogador de futebol, o maior ídolo do futebol f...
  • Rivaldo (1972) é um ex-jogador profissional de futebol que se destacou em div...
  • Roberto Carlos (jogador) Roberto Carlos (1973) é um ex-jogador de futebol, um dos maiores laterais da...
  • Pelé (1940) é um ex-jogador brasileiro de futebol. Conhecido como o "Rei...
  • Neymar (1992) é um futebolista brasileiro, considerado um dos maiores da hist...
  • Cristiano Ronaldo (1985) é um do maiores jogadores portugueses de todos os te...
  • Lionel Messi (1987) é um jogador de futebol argentino, atacante do time catal...
  • Ronaldinho Gaúcho (1980) é jogador de futebol brasileiro, considerado um dos...
  • Garrincha (1933-1983) foi um futebolista brasileiro que marcou seu nome na hi...