Sebastião Salgado

Fotógrafo brasileiro

Biografia e Vida

Sebastião Salgado (1944) é um fotógrafo brasileiro considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial pelo teor social em seu trabalho.

Sebastião Ribeiro Salgado Júnior nasceu em Aimoré, Minas Gerais. Passou parte de sua juventude em Vitória, Espírito Santo. Formou-se em economia na Universidade do Espírito Santo em 1968 e doutorou-se pela Universidade de Paris. Passou a viver em Londres nos anos 60 até 1973.

A partir de suas viagens à África, usou a fotografia como hobby e posteriormente, sua profissão. De volta a Paris, trabalhou como free-lance fazendo reportagens fotográficas na agência Gamma e posteriormente, na Magnum.Em 1981, trabalhando como repórter fotográfico do jornal New York Times, foi o único profissional a registrar o atentado ao presidente norte-americano Ronald Reagan, o que lhe deu destaque internacional.

Publicou o livro “Outras Américas” (1986), que abordava assuntos sobre a vida dos camponeses latino-americanos. Em outra publicação, “Sahel: o homem em agonia” (1986) tratou sobre questões relacionadas à seca na região africana de Sahel. Já no livro “Trabalhadores” (1993), o fotógrafo mostrou fotos sobre o trabalho manual. Em “Terra”, a temática foi o problema da questão agrária no Brasil. Além disso, fez sucesso com projeto “Êxodos” com exposições em São Paulo.

Sebastião Salgado recebeu diversos prêmios, entre eles, o “Fotografia Humanitária” (EUA, 1982) e o “Unesco para Iniciativas Bem-Sucedidas” (1999).

Biografias Relacionadas

Última atualização: 30/04/2012