Ronald Reagan

Político norte-americano
Por Dilva Frazão

Biografia de Ronald Reagan

Ronald Reagan (1911-2004) foi um político norte-americano. Foi governador da Califórnia e presidente dos Estados Unidos durante dois mandatos.

Ronald Reagan nasceu em Tampico, Illinois, Estados Unidos, no dia 6 de fevereiro de 1911. Era o filho mais novo de Nelle Wilson e John Edward Reagan. Apesar de seu pai ser católico, Reagan foi batizado como Discípulo de Cristo, em 1922, por influência de sua mãe.

Estudou na Dixon Hight School. Seu primeiro emprego foi o de salva-vidas em Rock River. Após o colegial, estudou Economia e Sociologia no Eureka College, concluindo o curso em 1932.

Rádio e cinema

Foi contratado pela Universidade de Iowa para narrar os jogos de seu time de futebol. Em seguida, foi locutor em uma estação de rádio em Davenport. Na WHO, em Des Moines, passou a narrar os jogos de beisebol do Chicago Cubs.

Em 1937 fez teste de atuação para o estúdio Warner Bros resultando em um contrato de sete anos. Após mudar-se para Hollywood atuou em alguns filmes secundários.

Seu primeiro papel principal foi em Love Is On The Air (1937). Depois de quase três décadas atuando, tornou-se uma estrela popular da geração mais jovem de Hollywood.

Serviço militar

Em 1937, Reagan alistou-se como recruta no Exército dos Estados Unidos. No mesmo ano tornou-se segundo-tenente do Corpo de Oficiais da Reserva da Cavalaria.

Em 1942, sua primeira missão foi no Porto de Embarque de São Francisco, Califórnia. Após a aprovação nas Forças Aéreas do Exército (AAF), foi designado para relações públicas do órgão.

Posteriormente foi para o First Motion Picture Unit, a 18.ª Unidade Base das Forças Aéreas. Em 1943 foi promovido a primeiro tenente e enviado para as filmagens de This Is The Army. Em 1943 foi promovido a capitão.

Em 1945, Reagan foi retirado do serviço ativo. Até o final da guerra, a First Motion Picture produziu mais de quatrocentos filmes para a AAF, entre eles a libertação de Auschwitz.

SAG e televisão

Em 1941, ainda no serviço militar, Reagan foi eleito para o Conselho de Administração da Screen Actors Guilld. Depois da Segunda Guerra, retomou as suas funções. Em 1947 foi eleito para o cargo de presidente e exerceu os mandatos entre 1947 e 1952. Posteriormente assumiu o cargo em 1959.

No final da década de 50, Ronald Reagan ingressou no meio televisivo. Foi contratado para apresentar a série “General Eletric Theater”, que se tornou popular. Apresentou também a série “Death Valley Days, entre 1964 e 1965.

Governador da Califórnia

Ronald Reagan iniciou sua carreira política como membro do Partido Democrata. Juntou-se a numerosos comitês políticos com forte orientação de esquerda.

Impulsionado pela atriz republicana Nancy Davis, sua futura esposa, começou a se aproximar da direita, mas apoiou os candidatos republicanos à presidência da república.

Em agosto de 1962, Reagan aliou-se ao Partido Republicano e declarou: “Eu não deixei o Partido Democrata, o partido foi que me abandonou ao idolatrar Karl Marx, Vladimir Lênin e Josef Stálin.

No final de 1965, Ronald Reagan anunciou sua candidatura ao governo da Califórnia, para a eleição de 1966. No dia 8 de novembro foi eleito com 57,65% dos votos válidos. No dia 2 de janeiro de 1967 foi empossado como o 33.º governador do Estado.

Em 1970, concorreu a reeleição. Um dos assuntos mais debatidos foram os gastos sociais. Prometeu reformar a previdência, cortar os gastos de bem-estar e exigir que os beneficiários procurassem empregos.

Em 3 de novembro de 1970 foi reeleito. Em 1971 sancionou a reforma do sistema de bem-estar social, que diminuiu o número de assistidos.

Apesar da legislação permitir um terceiro mandato, em 1974, Reagan não tentou a reeleição. Em 1975 foi sucedido pelo secretário de estado democrata Jerry Brown.

Presidente dos Estados Unidos

Ronald Reagan concorreu às primárias do Partido Republicano para presidente dos Estados Unidos, em 1968 e 1976, porém foi derrotado nas duas ocasiões.

No entanto, em 1980, foi mais uma vez escolhido como candidato republicano e elegeu-se presidente dos Estados Unidos após derrotar o candidato à reeleição Jimmy Carter.

Assumindo o mandato pelo Partido Republicano, em 1981, foi o presidente mais velho da história, com 69 anos. Foi reeleito em 1984, permanecendo no poder por oito anos.

ronald reagan

Logo no início de seu primeiro mandato, Reagan intensificou as sanções econômicas contra a União Soviética e a repressão aos regimes de esquerda da América Central e no Caribe. Ao mesmo tempo, retomou a corrida armamentista, implantando uma política intimidadora aos soviéticos.

Em 1983 interveio em El Salvador, Nicarágua e Granada, na América Central, afastando os governos que não atendia aos interesses de seu país na região.

Na Nicarágua, até o final da década, intensificou as pressões aos sandinistas, apoiando abertamente os guerrilheiros contra revolucionários e fazendo sucessivas ameaças de sua ação militar na região, semelhante à que empreendera em Granada.

Ronald Reagan iniciou um programa militar que ficou conhecido como Guerra nas Estrelas, sofisticado projeto bélico que visava proteger os Estados Unidos contra possíveis mísseis inimigos. Após sofrer pressões, o projeto não chegou a ser implantado.

O desenvolvimento econômico interno ocorrido durante seu primeiro governo garantiu-lhe popularidade e permitiu que se reelegesse em 1984.

Apesar de ser lembrado como um presidente que cortou impostos, ele também se viu obrigado a elevar taxas e intensificar uma política de cortes de gastos públicos.

Fez a reforma da imigração um ponto chave de seu mandato. Ele acreditava que qualquer cidadão que estivesse trabalhando e pagando impostos nos Estados Unidos tinha o direito de regularizar sua situação, caso estivesse ilegal.

Reagan foi ainda responsável por aumentar a contribuição previdenciária. Agia como exímio negociador e não hesitava em fazer concessões aos democratas em nome de um objetivo maior.

Tinha uma visão muito clara de que a União Soviética era um “império do mal” e tinha de ser derrotada. Mas, na hora de negociar com Mikhail Gorobachev, foi pragmático.

Seu talento para negociar levou à construção de tratados, em especial em 1987, que selava as bases para o fim da Guerra Fria.

O episódio que ficou conhecido como “Irã-Contras” foi um dos maiores fracassos de seu governo. Descobriu-se que oficiais dos Estados Unidos negociavam armas com o regime do aiatolá Khomeini em troca de apoio para libertar reféns americanos no Líbano.

Vida Pessoal

Em 26 de janeiro de 1940, Ronald Regan casou-se com a atriz Jane Wyman, sua companheira no filme Brother Rat. O casal teve dois filhos. Em 1949 estavam com o processo de divórcio concluído.

Ainda em 1949 Reagan conheceu Nancy Davis. No dia 4 de março de 1952 casaram-se na Little Brown Church, no Vale de São Fernando. Juntos tiveram dois filhos. 

ronald reagan

No dia 13 de julho de 1985, Reagan foi operado de câncer no intestino, muito bem sucedido.

Em agosto de 1994, aos 83 anos, foi diagnosticado com o mal de Alzheimer.

Ronald Reagan faleceu em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, no dia 5 de junho de 2004.  Nancy Reagan faleceu em 2016.

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos da América. Dec...
  • Barack Obama (1961) é um político norte-americano. O 44º presidente dos Estad...
  • John F. Kennedy (1917-1963) foi um político norte-americano, eleito president...
  • Thomas Jefferson (1743-1826) foi o terceiro presidente dos Estados Unidos, ex...
  • Joe Biden (1942) é o 46º presidente eleito dos Estados Unidos tendo sido venc...
  • Jimmy Carter (1924) é um político norte-americano. Foi o 39º presidente dos E...
  • James Monroe (1758-1831) foi um político norte-americano. Foi o quinto presid...
  • Bill Clinton (1946) é um político norte-americano que chegou a ser presidente...
  • George Washington (1732-1799) foi o primeiro presidente norte-americano, após...
  • Mitt Romney (1947) é um político e empresário norte-americano. Foi candidato...