Jimmy Carter

Político norte-americano
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Jimmy Carter

Jimmy Carter (1924) é um político norte-americano. Foi o 39º presidente dos Estados Unidos. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2002 por seus trabalhos humanitários.

James Earl Carter Jr. nasceu em Plains, no estado da Geórgia, Estados Unidos, no dia 1 de outubro de 1924. Filho de uma tradicional família dedicada ao cultivo de amendoim, foi o primeiro a concluir o ensino médio. Estudou na Faculdade do Sudoeste da Geórgia e o Instituto Tecnológico da Geórgia.

Em 1946, Carter formou-se pela Academia Naval dos Estados Unidos, no estado de Maryland. Nesse mesmo ano casou-se com Rosalynn Smith. O casal teve três filhos e uma filha. Em 1953, após a morte de seu pai, Jimmy Carter voltou para a Geórgia a fim de administrar a fazenda de amendoim da família.

Iniciou-se na política ingressando no Partido Democrata. Foi eleito para a Assembleia Legislativa da Geórgia em 1962 e em 1964. Em 1966 concorreu para governador do estado, mas perdeu as eleições. Em 1970 concorreu novamente e saiu-se vencedor. Durante seu governo se destacou por sua política em favor dos direitos dos negros e das mulheres.

Em julho de 1976, Carter foi o escolhido para candidato dos democratas à Presidência dos Estados Unidos, e indicou o senador Walter F. Mondale para a vice-presidência. Em novembro de 1976 venceu por pequena margem de votos o republicano Gerald Ford, graças em parte pelo descrédito dos republicanos com Richard Nixon no caso Watergate.

Durante seu mandato, Carter trabalhou em defesa da democracia e dos direitos humanos em escala internacional. Contribuiu para a queda do ditador Somoza na Nicarágua, reivindicou pela primeira vez os direitos do povo palestino diante das atrocidades israelenses, e conseguiu que o Egito e Israel assinassem o histórico acordo de paz. No dia 1 de janeiro de 1979 estabeleceu relações diplomáticas plenas entre os Estados Unidos e a China.

No dia 4 de novembro de 1979, estudantes iranianos invadiram a embaixada dos Estados Unidos no Irã quando fizeram mais de cinquenta reféns, a maioria deles só foi libertada em janeiro de 1981, fato que abalou a opinião pública norte-americana. Em 1980, Carter perdeu as eleições para o candidato republicano Ronald Reagan.

Depois que deixou a Casa Branca, Jimmy Carter e Rosalynn Carter fundaram em 1982 o Carter Center, em Atlanta, na Geórgia, uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de promover a paz e os direitos humanos. Jimmy Carter fez inúmeras viagens para ajudar a solucionar conflitos internacionais. Através da organização Habitat for Humanity ajudou a construir moradias para os pobres.

Em 2002, Jimmy Carter foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz, por seus trabalhos humanitários. Em dezembro de 2015 Jimmy Carter revelou que estava livre de um câncer no cérebro que havia sido descoberto em agosto do mesmo ano.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos da América. Dec...
  • Barack Obama (1961) é um político norte-americano. O 44º presidente dos Estad...
  • John F. Kennedy (1917-1963) foi um político norte-americano, eleito president...
  • Thomas Jefferson (1743-1826) foi o terceiro presidente dos Estados Unidos, ex...
  • Ronald Reagan (1911-2004) foi um político norte-americano. Foi governador da...
  • James Monroe (1758-1831) foi um político norte-americano. Foi o quinto presid...
  • Bill Clinton (1946) é um político norte-americano que chegou a ser presidente...
  • George Washington (1732-1799) foi o primeiro presidente norte-americano, após...
  • Mitt Romney (1947) é um político e empresário norte-americano. Foi candidato...
  • Joe Biden (1942) é o 46º presidente eleito dos Estados Unidos tendo sido venc...