Bill Clinton

Político norte-americano
Doutora em Estudos da Cultura

Biografia de Bill Clinton

William Jefferson Blythe III, conhecido apenas como Bill Clinton, foi o 42º presidente dos Estados Unidos da América tendo sido eleito para cumprir dois mandatos (de 1993 a 2001). 

Bill Clinton nasceu em Arkansas (nos Estados Unidos) no dia 19 de agosto de 1946.

Infância

Bill Clinton era filho de um vendedor que sofreu um acidente de carro fatal três meses antes do filho nascer. A mãe de Bill - Virginia Dell Blythe - se casou então com Roger Clinton (Bill adotou portanto o sobrenome do padrasto).

Roger Clinton e Virginia Blythe tiveram uma relação complicada permeada pelo alcoolismo e pela instabilidade afetiva (entre idas e vindas o casal se divorciou e voltou a casar). 

Carreira

Em julho de 1963, o adolescente Bill conheceu o antigo presidente John F. Kennedy. No ano a seguir, o jovem ingressou na Georgetown University, em Washington, e se graduou em 1964 no curso de Relações Internacionais. 

Durante a graduação se envolveu com a militância estudantil e começou a trabalhar como estagiário do senador J.William Fulbright.

Clinton também se formou em Direito pela Universidade de Yale, em 1973.  

Início da vida política

Em 1974 concorreu para um lugar na Câmara dos Representantes, mas não conseguiu se eleger.

Em 1978 foi eleito governador do Estado de Arkansas. Uma curiosidade: Bill Clinton foi eleito o governador mais jovem do país nos últimos 40 anos.

Depois de cumprir o seu primeiro mandato, tentou se reeleger sem sucesso. Somente em 1982 conseguiu vencer nas urnas e conquistou o cargo novamente. 

Presidência da República

Bill Clinton assumiu a presidência do seu país entre 20 de janeiro de 1993 e 20 de janeiro de 2001.

Bill Clinton
Bill Clinton

Clinton foi precedido por George H.W.Bush (1989-1993) e sucedido por George W.Bush (2001-2009).

Impeachment

Bill Clinton foi o segundo presidente dos Estados Unidos a receber um processo de Impeachment. Ele foi acusado pelos crimes de obstrução à justiça e perjúrio.  

O crime de perjúrio se deu pela acusação de que o então presidente teria feito um falso testemunho diante da justiça (no caso Monica Lewinsky). O crime de obstrução de justiça, por sua vez, aconteceu pela tentativa de impedir a investigação que corria contra a sua pessoa.

O processo de Impeachment começou em dezembro de 1998. Bill Clinton foi condenado pela Câmara dos Representantes e o processo seguiu para o Senado.

Em fevereiro de 1999, a votação feita no Senado ilibou o então presidente que voltou a ocupar a presidência da República e cumpriu o seu mandato até o final (2001).

Caso Paula Jones

O escândalo Paula Jones veio à tona durante o segundo mandato de Bill Clinton. O caso teria acontecido em 1991 (quando Clinton era governador de Arkansas) e Paula era funcionária do Estado. 

Na ocasião, Paula teria se recusado a encontrar sexualmente com o então governador, o que lhe teria custado a sua carreira.

A suposta vítima abriu processo contra o político em 1994. Três anos mais tarde, o processo foi analisado pela juíza Susan Webber Wright, que concluiu que não existiam provas suficientes para condenar o suposto agressor.

Diante da falta de evidências, o processo foi arquivado em abril de 1998.

Caso Monica Lewinsky

Monica Lewinsky foi estagiária de Bill Clinton na Casa Branca quando tinha 22 anos de idade. Ela foi uma das peças chave da investigação de Paula Jones porque foi convocada para depor em juízo no caso de assédio. 

Surgiram rumores que Monica também teria se envolvido com o presidente e iria mentir em tribunal para protegê-lo. A então estagiária, de fato alegou em juízo que desconhecia qualquer relação entre o presidente e Paula Jones.

Alguns meses mais tarde, no entanto, uma secretária amiga de Monica divulgou áudios em que a estagiária confessava que mantinha sim relações sexuais com Bill Clinton e que ele havia pedido para que ela mentisse quando fosse arguida no processo de Paula Jones.

Ficou provado que as acusações dessa vez eram verdadeiras. Bill Clinton assumiu que manteve um caso com Monica Lewinsky e a aconselhou a mentir em juízo.

Vida Pessoal

O político norte-americano é casado com ex-secretária de Estado Hillary Clinton desde 1975 e tem uma única filha (Chelsea Clinton).

Chelsea Clinton é casada com Marc Mezvinsky e tem dois filhos: Charlotte e Aidan. 

família Clinton
A família Clinton: Marc, Chelsea, Aidan, Hillary e Bill

Se é um entusiasta do universo da política aproveite também para ler os seguintes textos:

Veja também as biografias de:
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos da América. Dec...
  • Barack Obama (1961) é um político norte-americano. O 44º presidente dos Estad...
  • John Fitzgerald Kennedy (1917-1963) foi um político norte-americano, eleito p...
  • Thomas Jefferson (1743-1826) foi o terceiro presidente dos Estados Unidos, ex...
  • Ronald Reagan (1911-2004) foi um político norte-americano. Foi governador da...
  • James Monroe (1758-1831) foi um político norte-americano. Foi o quinto presid...
  • Jimmy Carter (1924) é um político norte-americano. Foi o 39º presidente dos E...
  • George Washington (1732-1799) foi o primeiro presidente norte-americano, após...
  • Mitt Romney (1947) é um político e empresário norte-americano. Foi candidato...
  • Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte americano, lutou contra...

Última atualização: 11/11/2019

Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura
Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutora em Estudos de Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).