George H. W. Bush

Ex-presidente norte-americano

Biografia de George H. W. Bush

George H. W. Bush (1924-2018) foi um político norte-americano, o 41.º presidente dos Estados Unidos. Filiado ao Partido Republicano exerceu o mandato ente 20 de janeiro de 1989 a 20 de janeiro de 1993.

George Herbert Walker Bush nasceu em Milton, Massachusetts, no dia 12 de junho de 1924. Filho do político republicano Prescott Bush e de Dorothy Walker viveu seus primeiros anos em Greenwich, Connecticut, onde seu pai era senador.

Carreira Militar

George H. W. Bush ingressou na Phillips Academy Andover, Massachusetts, onde permaneceu entre 1936 e 1942. Durante a Segunda Guerra Mundial foi piloto da Marinha. Nessa época, foi condecorado com algumas medalhas.

Terminada a guerra, Bush foi estudar na Universidade de Yale, onde formou-se em economia. Em seguida, transferiu-se para Houston, no Texas onde se dedicou aos negócios petrolíferos da família, a G. H. Walker & Co.

Carreira Política

A partir de 1964, George H. W. Bush se candidatou sem êxito ao senado. Em seguida, foi eleito Deputado pelo partido Republicano em 1966 e 1968. Durante a presidência de Richard Nixon, de 1969 a 1974, desenvolveu intensa atividade política. Em 1970 foi nomeado embaixador dos Estados Unidos junto às Nações Unidas. Em 1972 foi Presidente do Comitê Nacional Republicano. Após esse período, assumiu a direção da Central Inteligence Agency (CIA), cargo que abandonou no ano seguinte para retornar à carreira política.

Apesar de sua oposição inicial ao programa do candidato à presidência dos Estados Unidos, Ronald Reagan, Bush obteve na convenção do partido, em 1980, a designação para o cargo de vice-presidente. Foi eleito vice-presidente em 1981 e reeleito em 1984.

Na vice-presidência dos Estados Unidos, George H. W. Bush mostrou-se um leal defensor das medidas conservadoras do governo Reagan. Na política interna, conquistou a recuperação da economia, a redução da inflação e do déficit orçamentário e a criação de novos empregos. Na política externa, sua enorme experiência em assuntos internacionais proporcionou-lhe a aprovação da maioria dos eleitores norte-americanos.

Presidência dos Estados Unidos

Nas eleições de 8 de novembro de 1988 para presidente dos Estados Unidos, George H. W. Bush foi o candidato do Partido Republicano, derrotando por ampla margem o candidato democrata Michel S. Dukakis. Sua promessa de continuar o programa conservador iniciado por Reagan o levou à vitória.

Durante seu mandato de 41º presidente dos Estados Unidos (20 de janeiro de 1989 a 20 de janeiro de 1993), George H. W. Bush se destacou por ter decidido pela intervenção das forças norte-americanas no Iraque na Guerra do Golfo, depois que as forças de Saddam Hussein invadiram o Kuwait.

George H. W. Bush viu sua popularidade cair no fim do mandato com a recessão econômica que atingiu o país. Em novembro de 1992 tentou a reeleição, mas não teve sucesso, foi derrotado por Bill Clinton, candidato do Partido Democrata.

Após perder a eleição para um segundo mandato à presidência dos Estados Unidos, George H. W. Bush se aposentou da vida pública. Em 2000, seu filho George W. Bush foi eleito presidente dos Estados Unidos. Após a eleição do filho, era chamado popularmente de “Bush pai”.  Em 2018, George H. W. Bush completou 94 anos, tornando-se o primeiro ex-presidente mais longevo da história do país.

Família

George H. W. Bush foi casado com Barbara Bush entre 1945 até abril de 2018, quando Barbara faleceu. O casal teve seis filhos: George W. Bush, Jeb Bush, Robin Bush, Doroty Bush, Niel Bush e Marvin Bush.

Morte

George H. W. Bush faleceu em Houston, Texas, Estados Unidos, no dia 30 de novembro de 2018 em consequência de problemas decorrentes do mal de Parkinson.

Veja também as biografias de:

Última atualização: 01/12/2018

Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.