George R. R. Martin

Roteirista e escritor norte-americano

Biografia de George R. R. Martin

George R.R. Martin (1948) é autor e roteirista de filmes de ficção científica. É conhecido pela série Games of Thrones-Guerra dos Tronos, adaptada do Best seller de romances épicos A song of the Ice and Fire.

George Raymond Richard Martin nasceu em New Jersey. Filho de estivador, desde cedo, gostava de quadrinhos e de escrever contos de ficção e horror. Na infância, costumava vender suas estórias para outras crianças da vizinhança.

Nos anos 70, fez um mestrado em jornalismo no Northwersten University, em Illinois. Depois de várias tentativas, venceu dois prêmios de contos, os Hugo Award e Nebula Award.

Nos anos 80, deixou a carreira de autor em segundo plano e começou a trabalhar para a televisão escrevendo roteiros. Também atuou em outras profissões como editor de livros. Como roteirista de TV, escreveu para a série The New Twilight Zone e Beauty and the Beast. Ainda teve uma novela adaptada para o filme, Nightflyers, em 1987.

Desiludido com o trabalho para a televisão, dedicou-se à literatura e escreveu a série de fantasias épicas medievais A Song of Ice and Fire, inspirado na guerra das duas rosas. O que foi feito sem maiores pretensões, acabou virando livro em 1996.
Em novembro de 2005, A Feast for Crows, o quarto volume da série, se tornou o livro mais vendido da lista do The New York Times, alcançando a mesma posição na lista do The Wall Street Journal.

Em 2007, o canal de televisão HBO comprou os direitos de transmissão da série inteira de Martin. Em 2011, estreou a primeira temporada de Game of Thrones, o primeiro da série que alcançou grande sucesso.

George R.R. Martin é casado com Parris e continua fascinado por assuntos medievais, inspiração de boa parte do que escreveu.

Última atualização: 03/11/2011