Isaac Asimov

Escritor norte-americano

Biografia de Isaac Asimov

Isaac Asimov (1920-1992) foi um escritor norte americano, considerado um dos mais importantes escritores de ficção científica do século XX.

Isaac Asimov nasceu em Petrovisk, Rússia, no dia 2 de janeiro de 1920. Com três anos de idade, mudou-se com a família para os Estados Unidos onde foi criado no bairro do Brooklin, em Nova York. Em 1928, naturalizou-se cidadão americano. Seu interesse pela ficção científica começou ainda menino. Com 14 anos, publicou sua primeira história em um jornal do colégio.

Formação

Em 1935, Isaac Asimov iniciou o curso de Química na Universidade de Colúmbia. Em 1939, concluiu a graduação. Ainda em 1939, Isaac Asimov vendeu seu primeiro conto, “Marooned off Vesta”, para a revista Amazing Stories. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu como químico, na Estação Experimental Naval Air na Filadélfia. Em maio de 1945 publicou o primeiro conto da saga “Fundação”, na revista Astounding Scienfe Fiction.

Em 1948, Isaac Asimov conclui o doutorado em Bioquímica, pela Universidade de Columbia. No ano seguinte tornou-se professor de Bioquímica na Faculdade de Medicina da Universidade de Boston. Em 1958, Asimov deixou o cargo na universidade, para se dedicar inteiramente à sua atividade de escritor.

Livros Mais Populares

Isaac Asimov se tornou conhecido por suas histórias de ficção científica. O Robô foi o assunto favorito do escritor. Suas obras mais famosas e populares estão nas séries: Robôs, Império e Fundação. Dentro da série Robô, Asimov publicou: “Eu Robô” (1950), “As Cavernas de Aço” (1954), “O Sol Desvelado” (1957) e “Os Robôs do Amanhecer” (1983).

Série Robô

Em 1950, Isaac Asimov publicou o primeiro livro da série Robô, intitulado “Eu, Robô”, que se tornou um clássico da ficção científica, onde em uma série de nove histórias, o autor narra o desenvolvimento dos robôs, desde o seu começo no estado natural, em meados do século XX, até o estado de extrema perfeição, em que robôs governam o mundo dos homens, no seu próprio interesse.

Nessa obra, o autor introduziu as três leis fundamentais da robótica:

1 – um robô não pode causar dano a um ser humano, nem por omissão permitir que um ser humano sofra.

2 – um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, exceto quando essas ordens entrarem em conflito com a primeira lei.

3 – um robô deve proteger sua própria existência, desde que essa proteção não se choque com a primeira nem com a segunda lei da robótica.

Série Império

A “Série Império” é formada de três livros que deve seguir uma ordem cronológica de leitura, são eles: “The Stars, Like Dust” (1951), “As Correntes do Espaço” (1952) e “Pedras no Céu” (1950).

Série Fundação

A série “Fundação” de Isaac Asimov teve início com a trilogia: “Fundação” (1951), “Fundação e Império” (1952) e “Segunda Fundação” (1953). A obra foi eleita, em 1966, como a melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos. A trilogia conta a história da humanidade, em um ponto distante no futuro, no qual o visionário cientista Hari Seldon prevê a destruição total do império humano e de todo o conhecimento acumulado por milênios. Incapaz de impedir a tragédia, ele arquiteta um plano ousado, no qual é possível reconstruir a glória dos homens.

Depois de quase 30 anos, Isaac Asimov escreveu uma extensão da “Trilogia Fundação” procurando inserir cada livro na linha cronológica do “Universo”, são eles: “Limites da Fundação” (1982), “Fundação e Terra” (1986), “Prelúdio Para Fundação” (1988) e “Origens da Fundação” (1993).

Os Robôs e o Império

Em seu livro “Os Robôs e o Império”, publicado em 1985, Asimov mescla suas três populares séries – Robôs, Fundação e Império. Na obra, o autor situa sua ação 200 anos após os acontecimentos narrados em Os Robôs do Amanhecer. Seus personagens são os já conhecidos defensores das forças do mal, o doutor Kendal Amadiro e os Eapaciais, que então haviam sido derrotados por Elijah Baley, o grande herói dos três primeiros romances de Robôs.

Isaac Asimov publicou quase 460 livros, entre romances, contos e publicações de divulgação científica. Seu nome tornou-se familiar tanto para leitores de ficção científica como para cientistas. Sua linguagem simples abriu as portas das descobertas científicas para um público leigo.

Isaac Asimov faleceu em Nova York, Estados Unidos, no dia 6 de abril de 1992, vítima da AIDS, contraída através de uma transfusão de sangue.

Filmes

  • O Homem Bicentenário – é um filme baseado no livro do mesmo nome, publicado em 1976, que foi lançado nos cinemas em 1999, estrelado por Robim Williams, recebendo vários prêmios.
  • Eu Robô – é um filme baseado no livro do mesmo nome, publicado em 1950, que foi lançado nos cinemas em 2004, tendo como protagonista o ator Will Smith.

Frases de Isaac Asimov

  • A violência é o último refúgio do incompetente.
  • Na vida, ao contrário do xadrez, o jogo continua após o xeque-mate.
  • Espera mil anos e verás que será precioso até o lixo deixado atrás por uma civilização extinta.
  • Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los.
  • Suas premissas são as suas janelas para o mundo. Tente limpá-las de vez em quando, ou a luz não entrará.
Veja também as biografias de:
  • Nicholas Sparks (1965) é um escritor norte-americano, que obteve grande suces...
  • Ernest Hemingway (1899-1961) foi um escritor norte-americano. Por Quem os Sin...
  • Mark Twain (1835-1910) foi um escritor norte-americano, autor dos livros "Ave...
  • John Green (1977) é um romancista e vlogger norte-americano, autor do best-se...
  • Stephen King (1947) é um escritor norte americano, autor de best-sellers do g...
  • J.D. Salinger (1919-2010) foi um escritor norte-americano. Sua grande realiza...
  • Jack Kerouac (1922-1969) foi um escritor norte-americano...
  • Truman Capote (1924-1984) foi um escritor, roteirista e dramaturgo norte-amer...
  • Thomas Bulfinch (1796-1867) foi um escritor norte americano, que ficou famoso...
  • Henry Miller (1891-1980) foi um escritor norte-americano, autor de obras cons...

Última atualização: 22/10/2018

Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.