Ulisses Pernambucano

Médico brasileiro
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Ulisses Pernambucano

Ulisses Pernambucano (1892-1943) foi um médico brasileiro. Dedicou-se à psiquiatria, neurologia e psicologia. Foi também professor do Ginásio Pernambucano e da Faculdade de Medicina.

Ulisses foi diretor da Escola Normal, do Ginásio Pernambucano e do Hospital da Tamarineira, que em 1983 recebeu o nome de Hospital Psiquiátrico Ulisses Pernambucano.

Ulisses Pernambucano de Melo Sobrinho nasceu no Recife, no dia 6 de fevereiro de 1892. Era filho do desembargador José Antônio Gonçalves de Melo e de Maria da Conceição Melo. Fez seus estudos primários e secundários no Colégio Aires Gama.

Formação

Ulisses foi para o Rio de Janeiro ainda adolescente. Ingressou na Faculdade de Medicina, fez residência no Hospital Nacional de Alienados, na Praia Vermelha, concluindo o curso em 1912, com apenas 20 anos de idade.

Depois de formado, voltou para Pernambuco e se estabeleceu como médico clínico na cidade de Vitória de Santo Antão. Em 1914 transferiu-se para a cidade da Lapa, no interior do Paraná.

De volta ao Recife, Ulisses Pernambucano exerce, ao mesmo tempo, as funções de médico e professor concursado do Ginásio Pernambucano, ministrando disciplinas diversificadas como Psicologia, Lógica e História da Filosofia.

Em 1915 casou-se com sua prima a médica Albertina Carneiro Leão. Em 1923, no governo de Sérgio Loreto, foi nomeado diretor da Escola Normal. Na sua administração a escola passou por várias modificações tanto pedagógicas como nas instalações do prédio. Permaneceu no cargo de diretor até a 1927.

Em 1925 criou o Instituto de Psicologia, onde reuniu profissionais como a professora Anita Paes Barreto, que assumiu a direção para o biênio 1927- 1928, quando procurou desenvolver uma nova pedagogia na linha chamada "Escola Nova".

Em 1928 assumiu a direção do Ginásio Pernambucano, onde fez várias melhorias. Em 1930 deixou a direção do Ginásio nas mãos do historiador e crítico literário Olívio Montenegro.

Hospital da Tamarineira

Ainda em 1930, Ulisses Pernambucano assumiu a missão de dirigir os serviços do "Hospital da Tamarineira" (Hospital Ulisses Pernambucano) um hospital psiquiátrico, situado no Bairro do mesmo nome, no Recife.

O Hospital da Tamarineira foi o segundo hospital psiquiátrico do Brasil. Em sua administração, a instituição passou por um processo de restauração, tanto no aspecto físico como terapêutico.

Ulisses Pernambucano
Hospital Ulisses Pernambucano

Com grandes preocupações sociais, Ulisses passou a estudar a cultura negra. Em 1934 foi realizado o 1º Congresso de Estudos Afro-Brasileiros, no Recife. O Congresso foi visto com grandes reservas pelas autoridades policiais, que encaravam essas manifestações culturais como rebeliões.

Em 1935 Ulisses Pernambucano foi preso, acusado de ser comunista, passou 60 dias na Casa de Detenção do Recife.

Sindicato dos médicos

Ulisses Pernambucano foi o terceiro presidente a assumir o Sindicato dos Médicos de Pernambuco, em 1933. Na Faculdade de Medicina ocupou inicialmente a cadeira de Neuro Psiquiatria Infantil e em seguida, substituiu Gouveia de Barros na disciplina de Clínica Neurológica.

Em 1936 fundou o Sanatório do Recife e a Sociedade de Neurologia, Psiquiatria e Higiene Mental do Nordeste. Em 1938 fundou a Revista de Neurobiologia.

Sua preocupação com a psicologia social o levou a realizar estudos a respeito das condições de vida da população rural de Pernambuco, não sendo bem visto pela oligarquia usineira. Uma atmosfera de perseguição forçou sua transferência para o Rio de Janeiro.

Ulisses Pernambucano faleceu no Rio de janeiro, no dia 5 de dezembro de 1943. Na gestão do Secretário Estadual de Saúde Djalma Oliveira, de 1979 a 1983, o Hospital da Tamarineira ganhou o nome de Hospital Psiquiátrico Ulisses Pernambucano".

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Wu Lien-teh Dr.  foi um importante médico malaio que  se destacou no início do...
  • Carlos Chagas (1879-1934) foi um médico sanitarista e pesquisador brasileiro...
  • Adolfo Lutz (1855-1940) foi médico brasileiro, especialista em medicina tropi...
  • Drauzio Varella (1943) é um médico cancerologista, pesquisador e escritor bra...
  • Manuel de Abreu (1894-1962) foi um médico brasileiro. Inventor da abreugrafia...
  • Emílio Ribas (1862-1925) foi um médico sanitarista brasileiro. Trabalhou no c...
  • Zerbini (Euryclidis de Jesus ,1912-1993) foi um médico brasile...
  • Oswaldo Cruz (1872-1917) foi um médico brasileiro. Sanitarista, bacteriologis...
  • Vital Brazil (1865-1950) foi um médico, sanitarista e pesquisador brasileiro...
  • Josué de Castro (1908-1974) foi um médico, pesquisador e professor brasileiro...