Ulisses Tavares

Poeta brasileiro

Biografia de Ulisses Tavares

Ulisses Tavares (1950) é um poeta, escritor de literatura infantil e jornalista brasileiro. Faz parte do cenário da chamada poesia marginal. Seu estilo poético é considerado irônico e de forte conteúdo social.

Ulisses Tavares (1950) nasceu em Sorocaba, São Paulo, no dia 08 de maio de 1950. Possui um estilo irreverente no modo de apresentar ao público seus poemas e trabalhos artísticos. Escreve desde os 13 anos, quando expôs seus poemas num varal. Nos anos 70, recitou poemas em São Paulo, que ele chamou de poético corporais, baseados nas ideias do psicanalista e comunista alemão Wilhelm Reich.

Em 1977 publicou o seu primeiro livro de poesias, “Pega Gente”. Depois lançou em outras vertentes literárias como romance infanto-juvenis, contos, letras de músicas. Em 1978, o poeta incursionou pelo ramo do jornalismo com o jornal Poesias Populares, cujo objetivo, era a divulgação de poemas desconhecidos escritos pelos chamados poetas marginais.

Nos anos 80, Ulisses Tavares trabalhou com vídeo-poemas e experimentou a eletro-poesia. Também organizou um círculo de debates sobre literatura, o “Núcleo Pindaíba Edições e Debates”.

Importante ressaltar que Ulisses Tavares é formado em Publicidade e Tecnologia da Informação.

Veja também as biografias de:

Última atualização: 20/05/2015

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.