Vital Brazil

Médico e pesquisador brasileiro

Biografia de Vital Brazil

Vital Brazil (1865-1950) foi um médico, sanitarista e pesquisador brasileiro. Pioneiro no estudo das toxinas desenvolveu o soro antiofídico para tratamento de mordidas de animais peçonhentos (serpente, escorpião e aranha).

Vital Brazil Mineiro de Campanha nasceu em Campanha, Minas Gerais, no dia 28 de abril de 1865. Filho de José Manoel dos Santos Pereira Júnior e de Mariana Carolina Pereira de Magalhães foi o primogênito de oito irmãos. Um fato curioso é que seu pai não deu seu sobrenome aos filhos, para cada um criou um sobrenome, dependendo do local do nascimento, como: Vital Brasil Mineiro de Campanha, Maria Gabriela do Vale de Sapucaí e Eunice Peregrina de Caldas.

Formação

Vital Brasil fez seus primeiros estudos na cidade de Caldas sob a orientação de um mestre presbiteriano. Em 1880, com 15 anos, mudou-se com a família para São Paulo. Em1886, após completar seus estudos preparatórios seguiu para o Rio de Janeiro e ingressou na Faculdade de Medicina.

Em1891, logo após a formatura, foi contratado pelo Serviço de Saúde Pública do Estado de São Paulo, quando realizou diversas missões pelo interior do Estado para debelar as epidemias de febre amarela e peste bubônica. Em 1893, quando estava em Belém do Descalvado contraiu febre amarela. Em 1895, em Botucatu, na região de plantação de café, atendeu várias pessoas picadas de cobra.

Em 1897, Vital Brasil ingressou no Instituto Bacteriológico do Estado de São Paulo, dirigido por Adolfo Lutz. Trabalhou junto a Oswaldo Cruz e Emílio Ribas em pesquisas para o combate da peste bubônica, do tifo, da varíola e da febre amarela.

Instituto Butantan

Em 1899, um surto de peste bubônica que se propagava a partir do porto de Santos, levou o governo a criar um laboratório de produção de soro antipestoso. O laboratório foi instalado na fazenda Butantan, onde Vital Brasil passou a desenvolver suas pesquisas.

Em 1901, o laboratório da fazenda foi transformado em Instituto Butantan. Vital Brasil passou a morar na fazenda com toda a sua família. Após quatro meses de trabalho os primeiros tubos de soro antipestoso começaram a ser entregues para uso nos hospitais.

Em 1903, Vital Brasil conclui as pesquisas para a criação do soro antiofídico. Foram 20 anos de trabalhos dedicados à produção de soros e de vacinas contra tifo, varíola, tétano, entre outras doenças. Vital Brasil tornou-se conhecido mundialmente por seu trabalho.

Soro Antiofídico

O soro antiofídico é um medicamento para tratar da picada de animais peçonhentos (serpente, escorpião e aranha). O soro é obtido a partir do veneno da cobra que é inoculado, em pequenas doses, em um animal de grande porte, como o cavalo, que produz anticorpos que neutralizam a ação do veneno. Do sangue retirado é aproveitado o plasma que passa por vários processos até se transformar no soro.

Instituto Vital Brasil

Em 3 de julho de 1919, após deixar a direção do Instituto Butantan, Vital Brasil foi para o Rio de Janeiro onde fundou o Instituto Vital Brasil, com o apoio do Dr. Raul de Morais Veiga. O Instituto se tornou um centro de pesquisas, ensino, desenvolvimento e produção de medicamentos, soros, etc.

Família

Em 1822, Vital Brasil casa-se com sua prima em segundo grau, Maria da Conceição Philipina de Magalhães, com quem viveu por 20 anos e tiveram 12 filhos, dos quais oito sobreviveram. Em 1913 ficou viúvo. Em 1920, casa-se com Dinah Carneiro Vianna com quem teve nove filhos. Ao falecer, Vital Brazil não deixou grande patrimônio para a família - sua viúva e 18 filhos, de dois casamentos, passou por dificuldades para administrar seu legado. I Instituto Vital Brasil foi vendido para o governo do Rio de Janeiro.

Vital Brazil faleceu no Rio de Janeiro, no dia 8 de maio de 1950.

Veja também as biografias de:
  • Josué de Castro (1908-1974) foi médico, pesquisador e professor brasileiro. P...
  • Luigi Galvani (1737-1798) foi um médico e pesquisador italiano. Descobriu o p...
  • Jean Piaget (1896-1980)foi um psicólogo suíço e importante estudioso da pedag...
  • Carlos Chagas (1879-1934) foi um médico sanitarista e pesquisador brasileiro...
  • Adolfo Lutz (1855-1940) foi médico brasileiro, especialista em medicina tropi...
  • Manuel de Abreu (1894-1962) foi um médico brasileiro. Inventor da abreugrafia...
  • Emílio Ribas (1862-1925) foi um médico sanitarista brasileiro. Trabalhou no c...
  • Drauzio Varella (1943) é um médico cancerologista, pesquisador e escritor bra...
  • Zerbini (1912-1993) foi médico brasileiro. Realizou a primeira cirurgia de tr...
  • Ulisses Pernambucano (1892-1943) foi um médico brasileiro. Dedicou-se à psiqu...

Última atualização: 04/12/2018

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.