Vladimir Nabokov
Biografia de Vladimir Nabokov
Vladimir Nabokov (1899-1977) foi um escritor russo, naturalizado americano, autor do romance Lolita, obra que gerou muita polêmica entre os leitores, mesmo sendo aclamada pelos críticos.
Vladimir Nabokov nasceu em São Petersburgo, hoje Leningrado, Rússia, no dia 23 de abril de 1899. Filho de uma família abastada teve uma professora francesa e uma governanta inglesa, tornando-se trilíngue antes mesmo de ler e escrever em russo.
Ainda na adolescência, começou a escrever suas primeiras poesias. Foi aluno da Tenishev school, em São Petersburgo, e com a ajuda do professor de literatura, ainda com 17 anos, teve seu primeiro livro publicado, Poems (1916), uma coleção com 68 poemas escritos em russos.
Dois anos após a Revolução Russa de 1918, Nabokov e sua família partiram para a Inglaterra. Nesse mesmo ano, Nabokov já havia publicado sua segunda coleção de versos, Tho Paths (1918). Na Inglaterra, ingressou no Trinity College, em Cambridge e depois de breve passagem pelo curso de zoologia, diplomou-se em literatura russa e francesa, como o primeiro da classe, em 1922.
Depois de formado, Nabokov mudou-se para Berlim, Alemanha, para onde sua família se transferiu, dois anos antes, e onde seu pai havia fundado um jornal. Em março de 1922 seu pai foi assassinado por um monarquista russo no momento em que tentava proteger o verdadeiro alvo, Palev Milyukov, um líder do Partido Constitucional Democrata, que estava exilado em Berlim.
Após a morte de seu pai, sua mãe e sua irmã se mudam para Praga. Nabokov permanece em Berlim, quando viveu os tempos mais difíceis de sua vida, mas que escreve a maior parte de sua obra. Durante os 15 anos que passou em Berlim, ele sobreviveu como professor de línguas, literatura, boxe e tênis. Dedicou-se também ao estudo de borboletas e acabaria deixando seu nome e uma delas, Lycaeides melissa samuelis Nabokov.
Em 1925 casou-se com Vera Slonim, com quem teve seu único filho, Dmitri, que nasceu em 1934. Em 1937, Nabokov deixou a Alemanha e seguiu para a França, onde reuniu sua família. Em maio de 1940, fugindo das tropas alemãs que avançavam rumo à França, e junto com a família partiu para os Estados Unidos, a bordo do SS Champlain.
Nos Estados Unidos, estabeleceram-se em Manhattan e Nabokov começou um trabalho voluntário no Museu Americano de História Natural. Em 1941 foi nomeado professor residente de literatura comparada no Wellesley College. Em 1945 tornou-se cidadão americano.
Nabokov lecionou literatura russa e europeia na Universidade de Cornell. Nessa época, escreveu sua polêmica obra Lolita (que virou sinônimo de atração sexual precoce) cuja personagem tinha 12 anos, e o quarentão Humbert Humbert, era submetido a tormentos eróticos e que, por sua vez, dela se aproveitava para liberar fantasias e neuroses. O romance foi recusado por vários editores, e finalmente publicado em Paris e só três anos mais tarde em Nova Iorque.
Lolita tirou Vladimir Nabokov do anonimato, e após o sucesso financeiro da obra, o autor retornou para a Europa, em 1961, se instalou em Montreux, Suíça e se dedicou exclusivamente à escrita. Nos últimos anos de vida, se refugiou no Montreux Palace Hotel e escreveu o romance O Original de Lana. Durante 18 meses, sofreu com uma doença infecciosa que o levou à morte, ao lado de sua mulher Vera e seu filho Dmitri.
Vladimir Nabokov faleceu em Montreux, Suíça, no dia 2 de julho de 1977.
- Fiódor Dostoiévski (1821-1881) foi escritor russo. Suas obras Os Irmãos Karam...
- Leon Tolstói (1828-1910) foi um escritor russo, autor de “Guerra e Paz", obra...
- Nikolai Gogol (1809-1852) foi um escritor russo. Sua obra situa-se no estilo...
- Wassily Kandinsky (1866-1944) foi um pintor russo, um dos maiores do século X...
- Dmitri Mendeleiev (1834-1907) foi um químico russo. Organizou sua Tabela Peri...
- Lenin (1870-1924), foi um político revolucionário russo, principal líder da R...
- Vladimir Putin (1952) é o atual presidente da Rússia desde 2012, cargo que já...
- Tchaikovsky (1840-1893) foi um músico russo. O Lago dos Cisnes, seu primeiro...
- Nicolau II (1868-1918) foi o último czar russo, da longa dinastia dos Romanov...
- Grigori Rasputin (1869-1916) foi um monge, fanático religioso e místico russo...