Nikolai Gogol

Escritor russo

Biografia de Nikolai Gogol

Nikolai Gogol (1809-1852) foi um escritor russo. Sua obra situa-se no estilo do realismo da literatura russa, apesar de alguns trabalhos apresentarem características do surrealismo. Sua principal obra foi “Almas Mortas” - considerada a primeira novela russa moderna. Destaca-se tamém "O Nariz" e o "Diário de um Louco".

Nikolai Vasilievich Gogol nasceu em Velyki Sorochyntsi, no Império Russo, na região da atual Ucrânia, no dia 20 de março de 1809. Sua nacionalidade hoje é reivindicada tanto pela Rússia quanto pela Ucrânia. Com 12 anos foi estudar na província de Nizhin. Com 19 anos mudou-se para São Petersburgo, onde encontra um modesto emprego em um escritório ministerial.

Desde jovem desejava escrever textos para o teatro. Consegue uma vaga de professor de história na Universidade de São Petersburgo, onde conhece Alexandre Púchkin, um destacado escritor russo que exerce forte influência em seus futuros trabalhos. A distância de sua cidade natal lhe inspira suas primeiras obras. Em 1831 publica “Noites na Granja ao Pé de Dikanka”.

Entre 1831 e 1835. Nikolai Gogol publicou diversas novelas. Em 1935 abandona a universidade para se dedicar exclusivamente à literatura. Em 1936 publica a peça “O Inspetor Geral”, que alcança o sucesso esperado. Neste mesmo ano publicou “Arabescos” e “Mirgorod”, um passo para o realismo clássico, que contém quatro relatos, entre eles o poema épico “Taras Bulba”.

Em 1936 publica a comédia “O Inspetor Geral”, uma sátira para o teatro onde denuncia os vício e abusos praticados nas instituições. É incompreendido, tendo sua obra censurada, o que o obrigou a abandonar temporariamente o país. Inicia uma viagem pela Europa e instala-se em Roma. Em 1937 fica profundamente abalado com a morte do amigo Púchkin.

Em 1842 escreve boa parte de sua obra mais importante “Almas Mortas”, onde fala sarcasticamente sobre a Rússia Feudal, mistura o cômico, o absurdo e o trágico, inspirado na obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Quando terminou a obra, frustrou-se porque só conseguiu criar o Inferno, sem o Purgatório e o Paraíso. Nesse mesmo ano, publica “O Capote”, obra que exerceu grande influência na literatura russa. Depois de uma curta temporada em Moscou, retornou para Roma, onde iniciou a segunda parte de “Almas Mortas”, mas abandonou a obra.

Nos últimos anos de sua vida escreveu “Fragmentos Escolhidos da Correspondência com os Amigos” (1947), onde defendeu a religião ortodoxa. Em 1848, atravessando uma grave crise espiritual faz uma peregrinação à Jerusalém. Pouco a pouco sua saúde foi se agravando, tornou-se cada vez mais místico, impelido em buscar a salvação da alma pelos sentimentos religiosos. À beira da loucura, seguindo um regime rigoroso, com a saúde física e mental debilitada, pouco antes de morrer, Nikolai Gogol queimou os manuscritos da segunda parte da obra “Almas Mortas”.

Nikolai Gogol faleceu em Moscou, Rússia, no dia 21 de fevereiro de 1852.

Frases de Nikolai Gogol

  • “Sei que o meu nome será mais feliz do que eu”
  • “Digo que quando se tem espírito demais é pior do que não ter nenhum”
  • “Existem paixões cuja escolha não depende do homem, nascem com ele e não há força bastante para as repelir”
  • “A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente, o futuro chegará sozinho, inesperadamente. É tolo quem pensa no futuro antes de pensar no presente.”
Veja também as biografias de:
  • Leon Tolstói (1828-1910) foi um escritor russo, autor de “Guerra e Paz", obra...
  • Fiódor Dostoiévski (1821-1881) foi escritor russo. Os Irmãos Karamázov e Crim...
  • Vladimir Nabokov (1899-1977) foi um escritor russo, naturalizado americano, a...
  • Wassily Kandinsky foi um pintor e professor russo, um dos primeiros pintores...
  • Dmitri Mendeleiev (1834-1907) foi químico russo. Organizou sua Tabela Periódi...
  • Tchaikovsky (1840-1893) foi um músico russo. O Lago dos Cisnes, seu primeiro...
  • Nicolau II (1868-1918) foi o último czar russo, da longa dinastia dos Romanov...
  • Lênin (1870-1924), foi um político revolucionário russo, principal líder da R...
  • Grigori Rasputin (1869-1916) foi um monge, fanático religioso e místico russo...
  • Vladimir Putin (1952) é o atual presidente da Rússia, iniciou seu terceiro ma...

Última atualização: 03/10/2017