Nikola Tesla

Inventor austríaco

Biografia de Nikola Tesla

Nikola Tesla (1856-1943) foi um inventor austríaco que deixou importantes contribuições para o desenvolvimento das tecnologias mais importantes dos últimos séculos, como da transmissão via rádio, da robótica, do controle remoto, do radar, da física teórica e nuclear e da ciência computacional.

Infância e Formação

Nikola Tesla nasceu na aldeia de Smiljan, durante o Império Austríaco, território da atual Croácia, no dia 10 de julho de 1856. Filho de um sacerdote ortodoxo, desde pequeno, foi treinado por seu pai para desenvolver a memória e o raciocínio. Sua mãe era descendente de família de inventores. Durante sua infância dizia que via flashes de luz que apareciam diante de seus olhos.

Em 1873 iniciou o estudo de Engenharia Elétrica, no Instituto Politécnico de Graz, na Áustria, onde estudou principalmente física e matemática.  Em 1880 formou-se na Universidade de Praga. Em 1881 entrou para a companhia telefônica de Budapeste, onde começou sua carreira de engenheiro eletricista.

Nikola Tesla e Thomas Edison

Em 1882, Tesla descobriu o campo magnético rotativo, um princípio fundamental da física e da base de todos os dispositivos que usam correntes alternadas. Nesse mesmo ano, trabalhou na Companhia Continental Edison, em Paris. Dois anos depois, foi convidado para trabalhar na firma de Thomas Edison (1847-1931) em Nova Iorque, para onde se mudou.

As divergências de opinião entre Tesla e Thomas Edison, sobre corrente contínua, foi o motivo do desentendimento entre eles. Tesla havia criado ferramentas para tornar viável o uso da corrente alternada, uma forma eficiente de transmitir energia a grandes distâncias, mas perigoso em caso de acidente. Edison, que baseava suas tecnologias na corrente contínua, era contra a “corrente assassina de Tesla”. A corrente alternada de Tesla é a que hoje corre nos fios de alta tensão do planeta.

Invenções e Patentes

As pesquisas e descobertas de Tesla têm grande importância para a eletrotécnica e a radioeletricidade. Ao todo, Nikola Tesla registrou cerca de 40 patentes nos Estados Unidos e mais de 700 no mundo todo. Suas invenções foram focadas na utilização da eletricidade e magnetismo, entre eles: a lâmpada fluorescente, o motor de indução (utilizado em indústrias e em vários eletrodomésticos), o controle remoto, a Bobina Tesla, transmissão via rádio, o sistema de ignição utilizado nas partidas dos carros, a corrente alternativa etc.

Foi por meio de novos equipamentos concebidos por Tesla que se estabeleceu o sistema de geração e aproveitamento de energia das quedas do Niágara.

Entre as estranhas invenções de Nikola Tesla está uma máquina de terremotos, seu plano era transmitir eletricidade pela crosta terrestre, de forma que em qualquer lugar do planeta se pudesse ligar uma lâmpada simplesmente enfiando-a na terra. Tesla acabou falindo, quando queimou a usina elétrica, tendo que pagar uma grande indenização.

Prêmios

Em 1894, Nikola Tesla recebeu o título Honoris Causa pela Universidade de Columbia, e a medalha Elliot Cresson, pelo Instituto Franklin. Em 1912, Tesla recusou-se a dividir o Prêmio Nobel de Física com Edison, o que acabou sendo dado a outro pesquisador. Em 1934, a cidade da Filadélfia concedeu-lhe a medalha John Scott pelo seu sistema de energia polifásico. Nikola era membro honorário da Associação Nacional de Luz Elétrica e membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

Durante muitos anos, o hotel Waldorf Astoria, em Nova Iorque foi a residência de Nikola, quando ele estava no auge do poder financeiro e intelectual. Durante os últimos dez anos de vida residiu  no New Yorker Hotel, onde faleceu. 

Nikola Tesla faleceu em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 7 de janeiro de 1943.

Frases de Nikola Tesla

  • Se você quiser descobrir os segredos do Universo, pense em termos de energia, frequência e vibração.
  • Não creio que haja uma emoção mais intensa para um inventor do que ver suas criações funcionando. Essas emoções fazem você esquecer de comer, de dormir, de tudo.
  • A compreensão mútua seria enormemente facilitada pelo uso de uma língua universal (o esperanto).
Veja também as biografias de:
  • Santos Dumont (1873-1932) foi um inventor brasileiro. "O pai da aviação". Com...
  • João Gutenberg (1396-1468) foi inventor alemão. O pai da imprensa. Foi o pri...
  • Sir Richard Arkwright (1732-1792) foi um inventor e industrial têxtil inglês...
  • Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...
  • Johannes Gutenberg (1396-1468) foi um inventor alemão, o primeiro a usar a pr...
  • Alexander Graham Bell (1847-1922) foi um cientista escocês, inventor do telef...
  • Samuel Morse (1791-1872) foi um inventor norte-americano. Criador do primeiro...
  • Nicolas-François Appert (1749-1841) foi um inventor e industrial francês. Foi...
  • Henry Ford HenryFord (1863-1947) foi um empresário norte-americano, o fundador da Ford M...
  • Gregor Mendel (1822-1884) foi biólogo austríaco, descobridor das leis da gené...

Última atualização: 21/09/2018

Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.